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Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.

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1 Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE

2 A  morfossintaxe nada mais é do que a análise morfológica e sintática, realizada simultaneamente. Mas para que sua compreensão seja efetivada de forma plausível, faz-se necessário entender, antes de tudo, que a análise morfológica diz respeito às dez classes gramaticais; e a análise sintática faz referência às funções desempenhadas por uma dada palavra, estando ela inserida num contexto oracional.

3 Analisemos o exemplo em questão, levando em consideração ambas as análises:
Os alunos foram vencedores. Morfologicamente, temos: Os – artigo definido (plural) alunos – substantivo foram – verbo ser (flexionado no pretérito perfeito do modo indicativo) vencedores – neste contexto representa um adjetivo, mas pode também atuar como substantivo. Sintaticamente, concluímos que: Os alunos – sujeito simples foram vencedores – predicado

4 É preciso, pois, estabelecer a diferença entre classe e função para entender como se processa a morfossintaxe, pois uma palavra pode transitar entre uma posição e outra.

5 Sujeito e predicado As orações normalmente apresentam dois elementos ou dois termos essenciais, o sujeito e o predicado, que, em geral, concordam entre si. Ex: Um anjo distraído tropeça na nuvem. sujeito predicado Um anjo e seu amigo tropeçam nas nuvens.

6 Sujeito é o termo da oração:
que informa de quem ou de que se fala; Com o qual o verbo geralmente concorda. Predicado é o termo da oração que: Geralmente apresenta um verbo; Está em concordância com o sujeito; Contém uma informação a respeito do sujeito.

7 Estudo do sujeito Posição do sujeito na oração
Dependendo da posição de seus termos, a oração pode estar: na ordem direta: sujeito antes do predicado: Os alunos desenhavam despreocupados. Sujeito predicado na ordem inversa: Sujeito depois do predicado: Desenhavam despreocupados os alunos. Predicado sujeito

8 Sujeito no meio do predicado: Despreocupados, os alunos desenhavam.
predicado sujeito predicado NÚCLEO DO SUJEITO Núcleo é a palavra base do sujeito. É a palavra principal porque é a respeito dela que o predicado diz algo. núcleo do sujeito Um bando de pássaros sobrevoava a cidade. sujeito predicado

9 Outros exemplos O gato de pelo branco dormiu no telhado.
núcleo do sujeito sujeito predicado Os meus dois irmãos são morenos. núcleo do sujeito sujeito predicado

10 Tipos de sujeito Determinado: quando é possível determinar que elemento da oração funciona como sujeito. Renato aprendeu as notas musicais. Alguém bateu à porta. Aprendi os exercícios em sala.

11 Simples: quando possui apenas um núcleo. O dia vai escurecer depressa.
Sujeito simples predicado Composto: quando possui dois ou mais núcleos. O pai e o filho eram muito amigos. Sujeito composto predicado

12 Implícito: quando não está expresso na oração, mas é reconhecido pela desinência verbal.
Concordamos com suas ideias. (Nós) predicado núcleo do sujeito Não entendi a questão. (Eu) predicado núcleo do sujeito

13 Indeterminado: quando não está expresso na oração, e nenhum outro termo fornece elementos para o seu reconhecimento. Pegaram meu lápis, professor. Vive-se bem no campo. Nessas orações, onde só o predicado está expresso, não se pode determinar sobre quem recai a informação. Pode-se construir o sujeito indeterminado de duas maneiras:

14 Colocando-se o verbo na 3ª pessoa do plural:
Mandaram os feridos para o hospital. Colocando-se o verbo na 3ª pessoa do singular acompanhado do pronome se: Precisa-se de carpinteiros.

15 Oração sem sujeito Apesar de o sujeito ser um termo essencial, há orações constituídas apenas de predicado. São orações formadas com os seguintes verbos: Haver, significando existir, acontecer, realizar-se e fazer. Há muitos livros na estante. Houve algum problema com você? Houve uma grande festa de casamento. Há muitos anos que eu não te vejo.

16 Fazer, ser e estar, quando indicam tempo transcorrido ou tempo relativo a fenômenos da natureza.
Faz dias que o carteiro não aparece. Era cedo quando ele chegou. Estava um dia chuvoso. Verbos que exprimem fenômeno da natureza como: nevar, chover, ventar etc. Choveu muito ontem. Anoiteceu devagar. Geou no Paraná.


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