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Processo e Qualidade.

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Apresentação em tema: "Processo e Qualidade."— Transcrição da apresentação:

1 Processo e Qualidade

2 Temas Introdução sobre Usabilidade e Design
Integração com a Engenharia de Software Importância do Design e Usabilidade

3 condições especificadas”.
Usabilidade ISO 9126: Qualidade de Produtos de Software Fornece um modelo de propósito geral que define seis características: 1.Funcionalidade, 2.Confiabilidade, 3.Usabilidade, 4. Eficiência, 5.Manutenibilidade e 6.Portabilidade. “Capacidade do produto de software de ser compreendido, aprendido, operado e atraente ao usuário, quando usado sob condições especificadas”.

4 Usabilidade ISO 9126: Qualidade de Produtos de Software
Inteligibilidade: é fácil entender os conceitos utilizados? Apreensibilidade: é fácil aprender a usar? Operacionabilidade: é fácil de operar? Atratividade: é atraente para o usuário?

5 Características que devem estar presentes no produto:
Usabilidade ISO 12119: Avaliação de Produtos de Software Características que devem estar presentes no produto: Diferenciar os tipos de mensagem: confirmação, sucesso, advertência e erro; Mensagens de erro propondo soluções; Capacidade de reverter funções de efeito drástico; Alertas sobre as conseqüências de uma ação; Identificar que função está sendo executada em cada momento.

6 Usabilidade ISO 9241-11: Orientações sobre Usabilidade
Especifica como obter medir a usabilidade de um software. “A capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso.”

7 Usabilidade ISO 9241-11: Orientações sobre Usabilidade
Contexto de Uso: usuários, tarefas, equipamentos (hardware, software e materiais), ambiente físico e social em que o produto é usado; Eficácia: os usuários atingem seus objetivos, acessando a informação correta e/ou recebendo os resultados esperados; Eficiência: os usuários atingem seus objetivos, gastando poucos recursos (tempo, número de cliques, quantidade de telas etc); Satisfação: conforto e aceitabilidade do produto, medidos por meio de métodos subjetivos e/ou objetivos.

8 Usabilidade ISO : Processo de Usabilidade

9 Design x Desenvolvimento
“Denomina-se Design qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.” Fonte: Pressman

10 Design x Desenvolvimento
Fazendo um paralelo... O desenvolvimento de software é processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.

11 Design x Desenvolvimento
Então, qual a diferença? ARTEFATO Sistemas de Informação Implementação do produto em si ARTEFATO Usabilidade / Design Relação do produto com os atores externos

12 Usabilidade e Design Como é a abordagem da Usabilidade e do Design?
Entender os objetivos as tarefas dos usuários Conhecer o usuário e o contexto de uso Projetar interfaces que facilitem a compreensão, o aprendizado e a execução de tarefas e que sejam agradáveis de usar.

13 Integração com a Engenharia de Software
Seleção de objetivos e tarefas representativas; 1 Criação do protótipo estático da interface; 2 Avaliação e ajustes do Protótipo Inicial (Equipe – Cliente); 3 Criação do protótipo navegável e interativo; 4 Avaliação e ajustes do Protótipo Final (Equipe – Cliente); 5 Fim Desenv. 6 Desenvolvimento 6 Caso de Uso ou Explanação do problema Início 1 Protótipo Estático Análise dos Objetivos e Tarefas Avaliação de Usabilidade 2 Protótipo Navegável e interativo Análise dos Objetivos e Tarefas Avaliação de Usabilidade 4 Avaliação 3 Avaliação 5

14 Vantagens da Usabilidade / Design
Economia de custo e tempo de desenvolvimento, manutenção e suporte; Redução dos custos de redesign / retrabalho; Aumento da taxa de sucesso / redução dos erros do usuário; Aumento da eficiência e produtividade (redução do tempo para completar as tarefas);

15 Aumento da satisfação do usuário, facilidade de uso e aprendizagem;
Redução dos custos de treinamento e documentação; Redução dos custos para encontrar a informação / realizar uma tarefa;

16 Questões para pensar... Usuários só toleram um produto insatisfatório se não existirem alternativas; Os usuários avaliam o desenvolvedor / fabricante a partir do produto; A tecnologia é um meio para se atingir objetivos, não um fim em si mesma; O valor da tecnologia reside no que ela oferece aos usuários.


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