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Disciplina: Aspectos da Cultura Brasileira

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Apresentação em tema: "Disciplina: Aspectos da Cultura Brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Aspectos da Cultura Brasileira
A representação da religiosidade popular no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna Prof. Antonio Menezes Departamento de Letras Orientais FFLCH-USP 10/04/2015

2 Ariano Suassuna Escritor, poeta e dramaturgo natural de João Pessoa (Paraíba). Foi o idealizador do Movimento Armorial cujo objetivo era criar uma arte erudita utilizando elementos da cultura popular nordestina. Crítico da globalização e da cultura de massa. Em 1990 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (Cadeira 32). Principais obras: O Auto da Compadecida (1955) O Santo e a Porca (1957) A Pedra do Reino (1971) Videos: Entrevista Roda Viva (05/05/2002) Aula-Espetáculo (DF, 01/08/2013) Ariano Suassuna ( )

3 O Auto da Compadecida (1955)
A peça de caráter circense narra as peripécias dos amigos João Grilo e Chicó, dois personagens pobres em sua luta pela sobrevivência no sertão nordestino. Alguns episódios recolocam temas do escritor Leandro Gomes de Barros ( ), pioneiro da Literatura de Cordel, enquanto que a cena do julgamento remete ao “Auto da Barca do Inferno” (1516) de Gil Vicente (c c.1536). Links: Resumo do "Auto da Compadecida" (Guia do Estudante)

4 A geografia do Sertão Sertão Nordestino:
1. Meio-Norte 2. Sertão 3. Agreste 4. Zona da Mata Sertão Nordestino: Clima semiárido dominado pelo bioma da caatinga. Criação de gado e agricultura de subsistência. Altos índices de pobreza e analfabetismo.

5 A religiosidade brasileira
Quadro das Religiões no Brasil (Censo IBGE 2010) Católicos 64,6% Protestantes e Evangélicos 22,2% Espíritas 2,0% Testemunhas de Jeová 0,7% Religiões Afro-brasileiras (Candomblé, Umbanda) 0,3% Outras religiões 1,6% Sem Religião (ateus, agnósticos, deístas) 8,0% No Brasil, os missionários católicos estiveram presentes desde o período colonial influenciando profundamente a cultura popular e o sistema educacional até o advento da República (1890) de inspiração positivista. Links: Novo Mapa das Religiões (FGV-CPS) Panorama das Religiões no Brasil - Prof. Flavio Pierucci (USP)

6 A Tradição dos Autos – Gil Vicente
Definição Auto: “3 Teatro popular, cuja ribalta é a rua ou praça pública. 4 Composição dramática medieval com argumento em geral bíblico ou alegórico.” Dicionário Michaelis Principais alegorias: o bem x o mal; a virtude x o vício (conforme a moral cristã e a doutrina da salvação, que dá sentido à existência humana). Principal trilogia de Gil Vicente: Auto da Barca do Inferno (1516) Auto da Barca do Purgatório (1518) Auto da Barca da Glória (1519) Em Gil Vicente, também há uma forte influência das Cantigas de Santa Maria (séc. XIII) no Auto da Alma (1508). Gil Vicente (c c.1536), dramaturgo e poeta português

7 A Tradição dos Autos – José de Anchieta
José de Anchieta também escreveu vários Autos visando a catequese dos índios e colonos, exemplos: Na Festa de São Lourenço (1587) Auto de São Sebastião (1584) Auto de São Maurício (1595) Visitação de Santa Isabel (1597) O pe. Anchieta foi um dos fundadores da cidade de São Paulo em 25/01/1554 Links: Vida e obra de José de Anchieta - Prof. Eduardo Navarro (USP) Anchieta, José do Brasil (1977) Canonização (03/04/2014) S. José de Anchieta ( ) missionário jesuíta no Brasil Pateo do Colégio local de fundação de São Paulo

8 Festas e Devoções - A Compadecida
Do verbo compadecer = “ter compaixão de”. Compadecida é aquela que demonstra compaixão e intercede a Deus pelos necessitados. Na obra de Ariano Suassuna, a Compadecida é a Virgem Maria ou Nossa Senhora, aquela que intercede acima de todos os santos. No Brasil as principais devoções marianas são a de Nossa Senhora Aparecida (1717) e a do Círio de Nazaré (1793), Patrimônio Cultural da Humanidade (UNESCO, 2013): Santuário Nacional de Aparecida (SP) Festa do Círio de Nazaré (Belém, PA)

9 Festas e Devoções - As Festas Juninas
Festas da tradição portuguesa em homenagem aos Santos populares: Santo Antonio (13/06), São João Batista (24/06), São Pedro (29/06). As festas ocorrem nos “arraiais” organizados em forma de feira com roupas, comidas, fogueiras, músicas e danças típicas. Video: Dança da Quadrilha em Escola (Sudeste) Video: Forro em Campina Grande (PB)

10 O Tema do Juízo e da Misericórdia
O clímax da peça teatral de Ariano Suassuna ocorre na cena do julgamento das almas diante do tribunal de Deus, no qual será decidido o seu destino eterno. O autor retoma aqui um tema muito comum dos autos medievais: o Juízo. É nesse momento dramático que Nossa Senhora, a Compadecida, intercede pelas almas, personificando alegoricamente o tema da Misericórdia. Vejamos toda essa sequência na adaptação para o cinema feita por Guel Arraes em 2000. “O Juízo Final” afresco de Michelangelo ( ) pintado na Capela Sistina (Vaticano)

11 Adaptações para o Cinema
A Compadecida (1969) Os Trapalhões no Auto da Compadecida (1987) O Auto da Compadecida (2000) Dir. Guel Arraes, 2000

12 Conclusão A linguagem incorpora a oralidade, o humor e o fantástico da literatura popular de cordel, ao mesmo tempo em que faz a crítica dos desmandos e abusos do poder civil e religioso. O desfecho retoma a escatologia católica dos autos medievais, dando uma solução e sentido para os conflitos e a finitude humana. Desse “Sertão Medieval” emerge uma metafísica de fundo cristão que será trabalhada pelo romancista Guimarães Rosa, pelo cineasta Glauber Rocha e pelo cartunista Henfil. Links: Romance “Grande Sertão: Veredas” – prof. Willi Bolle (USP) O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969) Obra de Ligia Vassalo “O Sertão Medieval: Origens européias do teatro de Ariano Suassuna” (1993)

13 Bibliografia Básica SUASSUNA, Ariano. O Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1975. VASSALO, Ligia. O Sertão Medieval: Origens européias do teatro de Ariano Suassuna. Rio de Janeiro: Francisco Alves, BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994. FAUSTO, Boris. Historia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1995. GIL VICENTE. Auto da Barca do Inferno (1516) e Auto da Alma (1508). Porto Editora, s.d., Biblioteca Digital. GAARDER, Jostein. O Livro das Religiões. São Paulo: Companhia das Letras, Revisão técnica e apêndice “As religiões no Brasil” de Antônio Flavio Pierucci. BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, “Cap. 6 - O Brasil Sertanejo”. Documentário (2000). UNIVESP. Cultura Brasileira (2014). Ver “Aula 6 - Uma Cultura de Fé”. Iluminogravura de Ariano Suassuna ( iluminura + gravura + poema )

14 Orientação sobre o Trabalho
Temas sugeridos: 01. Análise do “Auto da Compadecida” 02. Vida e obra de Ariano Suassuna 03. Comparação das adaptações para o cinema do “Auto da Compadecida” 04. A Literatura de Cordel 05. Festas e tradições religiosas do Norte e Nordeste 06. A Música Folclórica Nordestina 07. A poesia de Patativa do Assaré 08. A poesia de Cego Aderaldo 09. O trabalho de Antonio Nobrega 10. A música de Egberto Gismonti 11. O cinema de Glauber Rocha 12. O trabalho do cartunista Henfil (Graúna) Observações: Tamanho: 5 a 8 páginas Fonte: Times New Roman Tamanho: 12 Espaçamento: 1,5 Iluminogravura de Ariano Suassuna ( iluminura + gravura + poema )

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