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Diferenças entre Texto Dissertativo-Argumentativo e Artigo de Opinião

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Apresentação em tema: "Diferenças entre Texto Dissertativo-Argumentativo e Artigo de Opinião"— Transcrição da apresentação:

1 Diferenças entre Texto Dissertativo-Argumentativo e Artigo de Opinião

2 Geralmente um texto dissertativo é dirigido a  um interlocutor genérico universal, sendo que o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de um conhecimento. O Artigo de Opinião pressupõe um interlocutor específico, que deve ser persuadido, ou seja, convencido do ponto de vista de quem escreve, ou demovido do ponto de vista por ele defendido.

3 A produção de um Artigo de Opinião implica existência de uma situação social de comunicação, é estabelecido sobre um suporte, que pode ser um jornal (editorial, por exemplo), uma revista, onde há o editor, articulista e o público alvo, isto é, os leitores. Não se faz nem Artigo de Opinião, nem Dissertação, sem leitura, informação, conhecimento e reflexão sobre um tema, ou assunto a ser desenvolvido. Os dois gêneros são estruturados em introdução, desenvolvimento e conclusão.

4 Resumindo, é preciso ter em  conta o  que se escreve, para quem se escreve e o que se quer transmitir. É necessário fazer isso com simplicidade, clareza e fundamentação de ideias.

5 Um exemplo prático de emprego do Artigo de Opinião pode ser apresentado neste exemplo: Você é um defensor fervoroso da legalização do aborto, portanto sua estratégia será diferente para cada interlocutor, incluindo também os seus argumentos.  Uma carta endereçada ao Papa a fim de que a Igreja católica reveja a matéria, apresentará argumentos diferentes de uma carta para que o cantor Roberto Carlos inclua este assunto em seu repertório; assim como será bem diferente uma carta a um senador para que ele coloque em pauta a votação de um projeto pela legalização do aborto.

6 O texto dissertativo é mais objetivo e impessoal enquanto o artigo de opinião é subjetivo e pessoal, podendo empregar termos articuladores: na minha opinião, eu penso, conforme suponho. O dissertativo-argumentativo é restrito, em geral, a 20 ou 30 linhas, enquanto o artigo pode ser mais extenso ou não.

7 Vamos usar como exemplo uma redação sobre o seguinte tema:
MOBILIDADE URBANA

8 Comece fazendo perguntas: 
O que é mobilidade urbana?  Quando se pensa em mobilidade urbana no Brasil, quais problemas podem ser apontados? Quais as causas desses problemas?  Como fazer para resolver esses problemas? Como essa solução resolveria os problemas? É nesse momento que se faz o “brainstorming”

9 O que é mobilidade urbana?
Vou colocar alguns tópicos que ajudarão a formar a ideia completa: Infraestrutura das cidades  Meios de transporte Transporte coletivo Deslocamento de pessoas Quando se pensa em mobilidade urbana no Brasil, quais problemas podem ser apontados? A questão da mobilidade urbana no Brasil é um problema. Por quê? Em tópicos: Excesso de veículos Congestionamentos Transporte coletivo precário Atrasos Estresse Poluição Acidentes

10 Quais as causas desse problema?
Novamente vou colocar alguns tópicos: Falta de planejamento urbano Pouco espaço/incentivo para transporte alternativo, como bicicletas. Pouco investimento em transporte coletivo eficaz. Como fazer para resolver esse problema? Vou listar algumas possibilidades: Investimento em infraestrutura: reestruturação das vias públicas, construção/ampliação de ciclovias. Incentivo ao transporte alternativo, como bicicletas. Investimento em transporte coletivo mais eficaz. Como essa solução resolveria o problema? Transporte coletivo eficaz faz com que o indivíduo possa deixar o carro em casa para se deslocar pela cidade. Se houver condições estruturais e segurança para o uso de bicicletas, por exemplo, o incentivo a esse meio de transporte alternativo poderá surtir algum efeito. 

11 OBSERVAÇÃO: Quanto mais criativa a solução, maiores as chances de a redação ser bem avaliada. Dessa forma, é importante pensar em uma proposta inovadora, que não seja óbvia demais. Esse é o desafio!

12 SEGUNDO PASSO: vamos construir a redação:  INTRODUÇÃO: (primeiro parágrafo da redação)
A introdução deve ter o seguinte: Apresentação do tema O problema A tese (é o que se pretende defender no texto)  Vejamos o exemplo: O tema é mobilidade urbana: vou colocar uma definição e explicar por que se trata de um problema. (veja que já pensei sobre isso quando estava “entendendo o tema”)

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14 Atenção:   Não vou abordar a proposta de intervenção no primeiro parágrafo do texto, mas vou apontá-la como tese, como objetivo da redação. No final do texto vou desenvolver essa proposta e estabelecer uma ligação clara da conclusão com a introdução. A ideia é a seguinte: O tema da redação é um problema e meu objetivo é resolvê-lo (objetivo da redação = tese = solução para o problema).  Eu proponho uma solução, desenvolvo o texto explicando por que esse problema precisa ser solucionado e, no final, desenvolvo essa proposta e mostro como ela resolveria o problema.

15 Voltando à redação sobre mobilidade urbana:
TESE  E preciso criar condições de o brasileiro deixar o carro em casa para se locomover pela cidade. Vejamos, então, o primeiro parágrafo inteiro: Observe que o parágrafo de introdução contém a apresentação do assunto, o problema e a tese.

16 DESENVOLVIMENTO: (no mínimo dois parágrafos)
É importante planejar o desenvolvimento do texto.  Pense na relação entre os argumentos:  A ideia será somar os argumentos? A ideia será contrapor argumentos: aspectos negativos e positivos, por exemplo?  Os argumentos serão as causas e as consequências do problema? A relação entre os argumentos dependerá do tema. Há aqueles que permitem contraposição de ideias, outros não.

17 Vamos aplicar isso ao exemplo:
A relação entre os argumentos dependerá do tema. Há aqueles que permitem contraposição de ideias, outros não. Vamos aplicar isso ao exemplo: Em relação ao tema “mobilidade urbana”, escolhi somar ideias que defendem minha tese: TESE  É preciso criar condições de o brasileiro, deixar o carro em casa, para se locomover pela cidade. Para selecionar os argumentos, é possível fazer o seguinte raciocínio: Eu pretendo defender a tese tal por causa disso (1) e por causa disso (2). Disso (1) = argumento 1 Disso (2) = argumento 2 Faço, então, o seguinte: Pretendo defender a ideia de que é preciso criar condições de o brasileiro deixar o carro em casa para se locomover pela cidade por causa DISSO (1) e por causa DISSO (2). DISSO (1) = falta de infraestrutura + excesso de veículos = congestionamentos – atrasos – poluição – problemas de saúde.(argumento 1) DISSO (2) = falta de transporte coletivo eficaz. (argumento 2)

18 ARGUMENTO 1 = falta de infraestrutura + excesso de veículos = congestionamentos – atrasos – poluição – problemas de saúde. Vou fazer um tópico frasal, isto é, uma frase que sintetiza meu argumento:

19 Veja que o foco principal do meu argumento é o excesso de veículos. 
Agora, vou desenvolver o tópico frasal e transformar as ideias em um texto coerente e coeso:

20 Para fechar o parágrafo, vou relacioná-lo à tese, ao que estou defendendo em meu texto:
Observação: você pode optar por expressões como "dessa forma", "nesse sentido", "assim", "portanto" etc., para iniciar a frase que irá relacionar a tese ao argumento.

21 Agora vamos desenvolver o argumento 2: ARGUMENTO 2
Alta de transporte coletivo eficaz. Novamente vou fazer um tópico frasal, isto é, uma frase que sintetiza meu argumento: Veja que o foco principal desse meu argumento é a ineficiência do transporte coletivo.

22 Agora, vou desenvolver o tópico frasal e transformar as ideias em um texto coerente e coeso:

23 Para fechar o parágrafo, vamos relacioná-lo à tese, ao que estou defendendo em meu texto:
Observação: veja que a expressão "portanto" foi usada no início da frase que relaciona a tese a esse segundo argumento.

24 É importante relacionar meus argumentos
É importante relacionar meus argumentos. Veja que eu estou somando ideias, por isso devo inserir uma expressão que explicite essa soma. No segundo parágrafo, posso iniciar o argumento com uma expressão como “além disso”:

25 CONCLUSÃO: (último parágrafo)
Volte ao tema/problema.  Apresente uma solução para o problema (proposta de intervenção). Reafirme a tese apresentada na introdução. Vejamos o exemplo: No último parágrafo eu volto ao problema da mobilidade urbana:

26 Desenvolvimento da solução para o problema (proposta de intervenção) 

27 Reafirmação da tese:

28 Vejamos, agora, a redação completa:

29 Vamos usar como exemplo um artigo de opinião redação sobre o seguinte tema: BIBLIOTECA UMA PARTE ESSENCIAL DA SUA COMUNIDADE

30 Os artigos de opinião permitem aos leitores expressarem seus pensamentos sobre assuntos. Para escrever um artigo de opinião, precisa- se de uma boa noção dos prós e contras do seu assunto, assim como algumas dicas úteis sobre como escrever.

31 1 - Escolha um assunto para o artigo de opinião
1 - Escolha um assunto para o artigo de opinião. Seu artigo deve discorrer sobre um assunto que se relacione a eventos, modas ou opiniões alheias atuais. Por exemplo, se sua biblioteca local está prevista para ser fechada na semana que vem, você poderia escrever sobre os méritos da biblioteca e por que é uma parte absolutamente essencial da sua comunidade.

32 2 - Defina seu argumento. Como o nome sugere, seu artigo precisa conter uma opinião muito forte. Quando se decidir sobre alguma coisa que você tem uma opinião sobre, transmita seu argumento da forma mais simples de todas – você tem que deixar um argumento claro em apenas uma ou duas frases. Vamos continuar com o exemplo da biblioteca. Seu argumento poderia ser: “A biblioteca é histórica e presentemente, um centro de aprendizagem e comunidade. Não deve ser fechada para que um restaurante fast-food possa ser construído no lugar”.

33 3 - Pesquise. Para ser persuasivo, você terá de saber do que está falando. Para realmente saber sobre o que você está discutindo, é preciso fazer alguma pesquisa. Artigos que são cheios de pontos válidos e factuais que apoiam seu argumento, são muito mais fortes do que aqueles que apenas expõem seu ponto de vista. Faça pesquisas na internet, procure em arquivos, fale com pessoas diretamente envolvidas e organize sua informação de primeira-mão. Por que a biblioteca está fechando? Qual é a história dela? Quantas pessoas pegam livros emprestados da biblioteca por dia? Que eventos comunitários são realizados nela?

34 4 - Crie um esboço para o seu artigo
4 - Crie um esboço para o seu artigo. Você precisa criar uma ordem para que o artigo se preste ao seu objetivo. Sempre comece com o seu argumento – ao contrário de ensaios, artigos colocam o argumento já nas primeiras linhas. A partir daí, você organiza os pontos a se discutir, faz o leitor se importar com a sua causa, e resume o que você acha que deveria ser feito sobre o assunto. Para o artigo da biblioteca, seu esboço pode ser algo como: ”A biblioteca é um farol de aprendizagem e união na cidade que carece de um centro comunitário e tem apenas uma escola pequena.” Um parágrafo sobre o valor/uso da biblioteca ao longo da história da cidade. Um parágrafo cobrindo uma história, pessoa que também traz eventos e atividades presentes que acontecem na biblioteca. Um parágrafo sobre as alternativas de fechar a biblioteca, como a comunidade pode manter ela aberta, sugestões para o governo da cidade. Uma declaração bem efetiva para finalizar.

35 Escrevendo seu artigo 1 - Desenvolva uma frase inicial forte e escreva o argumento logo em seguida. No mundo dos artigos de opinião, você precisa prender seus leitores logo no começo. Comece com uma linha de abertura que resume essencialmente o objetivo que vai pontuar durante o artigo. Exemplo: Infelizmente, no mês que vem a biblioteca está prevista para ter o mesmo destino de nossos outros prédios históricos. Para mim, esta é a gota d’água.”

36 2 - Use detalhes e exemplos pitorescos para manter o leitor atento
2 - Use detalhes e exemplos pitorescos para manter o leitor atento. Os leitores tendem a se lembrar de detalhes interessantes ao invés dos fatos duros. Embora o seu artigo não deva desconsiderar os fatos sólidos, use detalhes fascinantes e animados para garantir que o seu artigo fique na memória do leitor. Dê exemplos reais para fazer ele ver que este é um assunto que vale a pena ler sobre e se lembrar. O artigo de opinião da biblioteca pode usar detalhes como: o fato dela ter sido fundada por um presidente porque ele sentiu que a cidade precisava de um lugar para se ler e discutir; um bibliotecário que tenha trabalhado lá por 60 anos e leu cada livro de ficção, etc.

37 3 - Mostre aos leitores porque eles deveriam se importar
3 - Mostre aos leitores porque eles deveriam se importar. Se os leitores sentirem que o assunto, sobre o qual você está escrevendo não os afeta na verdade, ficarão menos inclinados a ler seu artigo. Torne-o pessoal para eles. Explique por que o seu assunto e as recomendações que você sugere sobre, vão afetar a vida dos leitores. Por exemplo: ”O fechamento da biblioteca vai retirar livros e filmes, forçando os cidadãos da cidade a viajarem 64 km até a biblioteca, livraria ou locadora mais próxima. Os filhos dos leitores terão acesso apenas a metade do número de livros, já que a escola sempre manda as crianças até a biblioteca alugar os livros para o próximo ano, etc.”

38 4 - Seu artigo está chamando os leitores para ficarem informados sobre o assunto e fazer algo sobre, não pedindo a eles que considerem tentar pensar sobre isto. Use voz ativa quando estiver certo. Tenha em mente que não quer assustar os leitores com jargões técnicos que poderiam soar pretensiosos ou simplesmente confusos. Exemplo de voz passiva: “Se espera que o governo local reconsidere seus planos para fechar a biblioteca”. Exemplo de voz ativa: “Eu espero que o governo local veja o que esta biblioteca maravilhosa significa para a comunidade, e reconsidere sua horrível decisão de fechar este centro de aprendizagem e prédio comunitário.”

39 5 - Reconheça os argumentos opostos
5 - Reconheça os argumentos opostos. É importante reconhecer aqueles que argumentam contra a sua opinião. Admita as formas em que sua oposição está correta. Por exemplo: ”Realmente, aqueles que querem a biblioteca fechada estão corretos em pensar que a nossa economia está em dificuldades. Os negócios estão fechando a torto e a direito porque as pessoas não estão comprando suas mercadorias. Mas pensar que fechar a biblioteca vai resolver o problema da nossa economia é certamente uma noção equivocada.”

40 7 - Dê algumas recomendações que poderiam solucionar o assunto sobre o qual você está escrevendo(ou pelo um passo em direção à solução). Discute as melhoras e outros passos, que as partes envolvidas podem tomar para alcançar o que você acredita ser o melhor resultado. Por exemplo: “Se nos juntarmos como uma comunidade, há uma grande chance de que possamos salvar nossa biblioteca. Através de arrecadação e petição, acho que ficará claro para o governo local que eles precisam reconsiderar o fechamento desta histórica e vibrante biblioteca. Se ao invés disso, o governo alocasse alguns dos fundos que eles planejam colocar no novo mega shopping center para a manutenção da biblioteca, este lindo marco não seria fechado.

41 7 - Termine seu artigo de opinião com um final arrasador
7 - Termine seu artigo de opinião com um final arrasador. Para acabar seu artigo, você vai precisar de um parágrafo final sólido para reiterar seu argumento e trazer a seu artigo uma boa conclusão. Por exemplo: ”Nossa biblioteca não é apenas uma casa para as obras brilhantes de autores do mundo todo, é também um lugar onde a comunidade pode se juntar para aprender, discutir, apreciar e inspirar. Se a biblioteca fechar como o planejado, nossa comunidade perderá uma linda testemunha da história da nossa cidade e um centro para as mentes curiosas de nossos jovens e da terceira idade também.“


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