Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Centralização e Descentralização
Prof.MSc. Cláudio Cabral
2
Centralização x Descentralização
Ambos conceitos tem a ver com a tomada de decisão numa empresa. Centralização- a tomada de decisão está mais próxima ao topo da empresa. Descentralização- é o reflexo da delegação de tomada de decisão para os demais níveis da empresa.
3
Nível de centralização- Fatores
Poder na organização- o nível de polarização das decisões na cúpula da empresa revela a concentração da autoridade. Já a descentralização, a dispersão de autoridade nos outros níveis da empresa. Processo decisório- pode corresponder ao organograma da empresa,seguir meios funcionais ou delegação de autoridade.
4
Nível de Centralização-fatores
Formalização – trata da documentação/registro das normas. Quanto mais formal, mais centralizado tende a ser o poder na empresa. Ambiente organizacional- quanto mais complexo é o ambiente, mais descentralizado tende a ser o poder. Quanto menos complexo, mais centralizado. Estratégia- quanto mais ameaças e problemas, mais o poder tende a ser centralizado
5
Nível de Centralização-fatores
Tecnologia- quanto mais recursos tecnológicos, menos centralizado tende a ser o poder devido à facilidade de acesso às informações. Tamanho – quanto maior a empresa, mais complexa a operação, que tende à levar à descentralização.
6
Tendência à Descentralização
Devido à alta competitividade e necessidade de redução de custos nas empresa, há uma tendência à descentralização, com aumento do uso da tecnologia e fluidez nas decisões pelo maior acesso às informações em níveis mais baixos da hierarquia.
7
Descentralização-Benefícios
Aproveitamento do conhecimento- níveis mais baixos do organograma possuem conhecimento de necessidades dos clientes. A descentralização minimiza custo de transferir esses conhecimentos nos demais níveis da hierarquia. Economia de tempo da direção- descentralizar decisões operacionais deixa mais tempo livre para a direção tomar mais decisões estratégicas. Retenção de talentos- profissionais talentosos gostam de autonomia para tomar decisões e isso os motiva.
8
Vantagens e Desvantagens -Centralização
Procedimentos homogêneos Alta dependência da cúpula Facilidade de controle Menor competição entre unidades Eficiência na comunicação vertical Maior dificuldade em avaliar gerentes Melhor acesso à informação Desestimulo a criatividade Menos redundância de tarefas Possível Ineficiência no uso de recursos
9
Vantagens e Desvantagens- Descentralização
Maior autonomia para os gerentes Maior heterogeneidade das operações Facilidade de avaliar os gerentes Tendência ao desperdício e duplicação Competição positiva entre unidades Comunicação menos eficiente Criatividade na busca de soluções Dificuldade de localizar responsáveis Agilidade na tomada de decisões Dificuldade de controle e avaliação
10
Conclusão Apesar da tendência à descentralização, cada empresa deve avaliar o grau adequado conforme seu mercado, negócio, cultura e necessidades. Investimentos em tecnologia deve ter avaliação em termos de custo x benefícios para maior fluidez das informações e facilidade na tomada de decisões.
11
Exercícios Descreva, no contexto de sua empresa:
Como é o processo de centralização; Cite 3 vantagens e desvantagens da centralização; Como é o processo de Descentralização; Cite 3 vantagens e desvantagens da Descentralização. O que você mudaria na sua empresa com relação à centralização e descentralização? Justifique sua resposta.
12
Obrigado Até a próxima aula
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.