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Administração de Sistemas de Informação II
Aula 1 – Projeto e Implantação de Sistemas de Informação
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TI- Gasto ou Investimento ?
Despesas Gastos recorrentes, e os benefícios advindo são imediatos e de vida curta. Investimentos Gastos menos freqüentes, cujos benefícios estão usualmente associados a estratégia da empresa e não ocorrem tão rapidamente. Decisão normalmente mais complicada: Altos valores envolvidos Impacto no desempenho da empresa
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TI- Gasto ou Investimento ?
Más decisões em despesas: Facilmente detectadas; Problemas fáceis de corrigir; Más decisões em investimentos: Dificuldades em diagnosticar em curto prazo; Danos provocados podem ameaçar o sucesso da empresa, no longo prazo. A descoberta de um erro de investimento pode ser tardia as pretensões da empresa.
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TI- Gasto ou Investimento ?
Empresas que focam TI como despesa: Custo é mais importante do que a necessidade e benefícios pretendidos. Prioridade em curto prazo. Despreza projetos que não apresentam resultados mensuráveis e imediatos. Não enxergam o potencial estratégico. Avaliam apenas os ganhos operacionais com a TI.
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TI- Gasto ou Investimento ?
Como identificar tais empresas: Gerente de TI tem dificuldade de acesso aos homens de decisão na empresa. Projetos são sempre discutidos com base nos custos envolvidos e as decisões de financiamento estendem-se por longo tempo. Orçamento de TI está sempre sujeito a cortes e paralisações. TI é tratada como recurso operacional e não como ativo estratégico.
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TI- Gasto ou Investimento ?
Empresas que focam TI como investimento: Utilizam a tecnologia para implantar processos que vinculem as atividade de Ti aos objetivos do negócio e às metas estratégicas da empresa. A alta administração consegue comunicar a missão e a visão estratégica da empresa. O CIO tem mais facilidade de escolher ferramentas apropriadas
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Processo de Implantação de SI
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O Processo de Implantação de SI
Complexo, complicado e arriscado Analogia: substituição das turbinas de um avião em pleno vôo. A introdução de um (novo) SI deve acontecer em paralelo ao funcionamento da empresa. A empresa não pode parar para a implantação do SI
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Etapas – Levantamento das Necessidades
Verificar de que o usuário necessita, como as rotinas devem ser realizadas, o que deve permanecer. Pesquisa de mercado, estimativa das vendas, preço final do produto.
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Etapas – Elaboração e testes
Se aprovado o sistema, selecionar o equipamento mais adequado e os softwares necessários, tendo em vista a vida útil de x anos. Fazer teste para verificar as funcionalidades. Elaborar manuais de operação e do usuário.
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Etapas - Treinamento Ensinar como o usuário deverá usar o novo sistema. Preparação dos manuais de operação (vendido junto com o produto) Preparação dos manuais de manutenção
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Etapas – Implantação Substituição das rotinas antigas pelas novas. Instalação de novos procedimentos. Colocar o produto em produção. Desativar os produtos antigos.
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Etapas - Manutenção Assistência ao usuário (help desk); Alterações no sistema durante a vida útil (bugs, novas funcionalidades)
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Exercícios 4 Artigos Modelo de Planejamento estratégico de sistemas de informações: a visão do processo decisório e o papel da aprendizagem organizacional. O papel da TI na estratégia das organizações Integração entre o planejamento estratégico organizacional e o planejamento estratégico da TI. Planejamento Estratégico da TI alinhado ao Planejamento Estratégico de Empresas.
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Exercícios Separar a sala em grupos Elaborar um resumo (Maximo 30 linhas) com as idéias principais do artigo. Definir os principais tópicos para serem apresentados por cada grupo na próxima aula.
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