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Os desafios da evolução para a prática educativa

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Apresentação em tema: "Os desafios da evolução para a prática educativa"— Transcrição da apresentação:

1 Os desafios da evolução para a prática educativa
Rodrigo Lemes Martins - FAESA

2 Resistência dos professores ao tema
Espaço dedicado ao tema Tratamento do assunto pelos veículos de comunicação Dificuldade de entendimento de conceitos Conceitos abstratos

3 Ernst Mayr (1994 – 2005)

4 BIOLOGIA EM 40 ANOS – Ernst Mayr
Karl Ernst von Baer organizou a embriologia Theodor Schwann e Matthias Jakob Schleiden, mostraram que animais e plantas são compostos dos mesmos elementos, as células Claude Bernard, Johannes Peter Müller e outros desenvolveram o campo da fisiologia Charles Darwin e Alfred Russel Wallace e a biologia evolutiva - biopopulação – desenvolvimento da genética.

5 Platão

6 A) Fixismo - o número de espécies é constante - espécies foram criadas por Deus - gradação de formas não vivas para formas vivas espirituais - escala do inferior (sem ordem) ao superior (ordenado) - ordem e superioridade colocaram o homem em destaque - organização permanente e imutável - posição de acordo com o plano Divino Idéias fixistas – posições e superioridade são decisões divinas, mantêm o “status quo”.  Maupertuis, Diderot e Goethe ( final do século XVIII) -Novas formas de vida poderiam se originar por geração espontânea a partir da matéria inanimada ou pelo desdobramento das potencialidades das espécies existentes - modificação de essências latentes.

7 Galileu Galilei

8 Condenado em 1611, absolvido em 1999
Foi obrigado a assinar um decreto pelo “Tribunal da Inquisição”, declarando que o sistema heliocêntrico era “apenas uma hipótese”

9 Galileu escreveu a um discípulo: “As Escrituras são infalíveis, mas seus intérpretes e comentaristas cometem muitas falhas. E uma delas, muito grave e bastante freqüente, é que eles sempre se atêm a uma interpretação ao pé da letra do texto.” Galileu foi mais além. Afirmou que dois livros — a Bíblia e o livro da natureza — foram escritos pelo mesmo Autor e que portanto não podiam se contradizer. Acrescentou, porém, que não se poderia dizer “com certeza que todos os intérpretes falem sob inspiração divina”.

10 Lamarck - 1 de agosto de 1744, Paris a 28 de dezembro de 1829

11 Charles Darwin

12 Carolus Linnaeus – 23 de maio de 1707, Uppsala a 10 de janeiro de 1778

13 Adam Smith - 5 de junho de 1723, Edimburgo a 17 de Julho de 1790

14 Lamarckismo - Jean Baptiste de Lamarck (1744 –1829)
Philosophie Zoologique (1809) - formas de vida inferiores surgem continuamente por geração espontânea - formas geradas progridem inevitavelmente em direção a maior complexidade e perfeição – “Poderes conferidos pelo supremo autor de todas as coisas.” - o caminho particular da progressão é guiado pelo ambiente - “ambiente em mudança altera as necessidades do organismo, ao que o organismo responde mudando seu comportamento e, conseqüentemente, usando alguns órgãos mais que outros.” - uso e desuso alteram a morfologia, que é transmitida para gerações subseqüentes

15 Thomas Malthus – Essay on the principle of population - 14 de Fevereiro de 1766, Bath a 23 de Dezembro de 1834

16 Charles Lyell – Principles of Geology - 14 de Novembro, 1797 a 22 de Fevereiro, 1875

17 12 de fevereiro de 1809, Shrewsburry a 19 de abril de 1882
Charles Robert Darwin 12 de fevereiro de 1809, Shrewsburry a 19 de abril de 1882

18 Alfred Russel Wallace - 8 de janeiro de 1823, Usk a 7 de novembro de 1913

19 Dez – Out. 1836

20 1859

21

22 Cinco teorias pontuadas por Darwin:
1 - Evolução propriamente dita 1) Base para todas as teorias subseqüentes que explicam o processo 2) Bem aceita na época - Charles Lyell 2 - Descendência comum (ramificação) 1) Novidade contrária a Lamarck – contra geração espontânea e descendência linear – a favor de aumento da complexidade das espécies com eventuais divisões 2) Bem aceita Explicava a organização de Lineu Explicava os arquétipos de Richard Owen Nova linha de pesquisa de estudo da descendência Origem única da vida

23 3 - Gradualismo 1) adotou o Gradualismo sem reservas (contra os paleontólogos) para se livrar do espectro do criacionismo 4 - Multiplicação das espécies 1) variação geográfica gera especialização e especiação confusão recente sobre provas da especiação alopátrica e simpátrica (isolamento – preferência de nicho e de parceiro) 5 – Seleção Natural 1) Pouco aceita na época 2) Melhoria difusa é mais aceita atualmente provas de adaptação especialização etc. Principais Falhas: Não explica a origem das variações Define competição como único fator que gerava pressão enfatizando esse como a principal força de seleção.

24 Biologia A biologia tem exatamente as mesmas bases das ciências físicas, compostas de leis naturais. Nível de complexidade torna o fator acaso muito presente. Em biologia não há leis naturais que correspondam às das ciências físicas. Em biologia, as teorias não se baseiam em leis, mas em conceitos, como o de seleção natural e competição. Narrativas históricas

25 Conceito de biopopulação
Conhecimento teórico (evolução) explicativa para a biodiversidade fisiologia anatomia explicativa para o comportamento

26 “Nada em biologia faz sentido se não for à luz da evolução” (T
“Nada em biologia faz sentido se não for à luz da evolução” (T. Dobhzansky)

27 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; o dia que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis 2’ 17”)


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