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Planejamento de Campanhas Publicitárias

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Apresentação em tema: "Planejamento de Campanhas Publicitárias"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento de Campanhas Publicitárias
Públio, Marcelo Abílio, Como planejar e executar uma campanha publicitária. São Paulo: Atlas, 2013. BONA, Nivea Canalli – Publicidade e Propaganda – Da agência à campanha – Curitiba: IBPEX, 2007. Silva, Carlos Norberto Freire, Manual de Planejamento de Campanhas Publicitárias. Manaus: IESA, 2012. ----- Meeting Notes (25/02/13 18:48) ----- Carlos Freire 2014

2 Planejamento de Campanhas Publicitárias
Entrevistas- Blog Alex Periscinoto Ercílio Tranjan Ícaro Dória 3 grupos Apresentar : 24/02/2014 Carlos Freire 2014

3 Planejamento de Campanhas Publicitárias
O que é planejamento? Carlos Freire 2014

4 Planejamento de Campanhas Publicitárias
Enfim, planejamento é: . Planejamento é um conjunto de decisões e ações implementadas com o intuito de atingir objetivos pré- estabelecidos, nas mais diversas áreas. Carlos Freire 2014

5 Planejamento de Campanhas Publicitárias
Por que planejar? Carlos Freire 2014

6 Planejamento de Campanhas Publicitárias
Por que planejar? Reduzir riscos; Reduzir Incertezas; Melhores resultados; Menores custos; E ainda: Integrar as áreas envolvidas; Facilitar tomada de decisão; Fornecer parâmetros para controle. Carlos Freire 2014

7 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Abrangência do Planejamento . Assunto abordado (pesquisa, recursos humanos, comercialização, campanhas publicitárias...); . Elementos do planejamento (estratégias, políticas, orçamentos,...); . Tempo do planejamento (curto, médio e longo prazo); . Espaço organizacional onde o planejamento é elaborado (entidade, município,...); . Características do planejamento (nível de complexidade, de publicização, de formalização). Carlos Freire 2014

8 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Elementos do Planejamento O que? Recursos? Como? Planejamento Processo Decisório Quando? Quanto? Para quê? Onde? Para quem? Carlos Freire 2014

9 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Sistemática do Planejamento . O Planejamento não é uma atividade estanque ou imutável; . O Planejamento deve mudar no mesmo ritmo das mudanças no cenário; . As empresas devem estruturar-se de forma a ter agilidade e flexibilidade para promover essas mudanças no Planejamento; . O exercício permanente da atividade de planejar tende a reduzir o grau de incerteza inerente ao processo; Carlos Freire 2014

10 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Níveis de Planejamento . Planejamento Estratégico Define objetivos estratégicos, onde a empresa se encontra e onde pretende chegar em um determinado espaço de tempo. Alta Direção Carlos Freire 2014

11 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Níveis de Planejamento . Planejamento Tático Decisões de objetivos de curto e médio prazo. São focados em ações específicas. Desdobra os objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no Planejamento Estratégico. Gerência. Carlos Freire 2014

12 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Níveis de Planejamento . Planejamento Operacional É o “arregaçar as mangas”. Envolve decisões sobre o como fazer a partir do que foi estabelecido nos planos estratégico e tático. Supervisão. Carlos Freire 2014

13 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Tipos de Planejamento - Horizontes . Planejamento de curto, médio e longo prazo. Caracteriza-se por ser composto por ações sistemáticas no sentido de estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, a programação e a elaboração de orçamentos de curto, médio e longo prazo, tendo como base o histórico passado da atividade; . Planejamento Estratégico. Caracteriza-se por ser um procedimento permanente de uma gestão empreendedora, baseando a estratégia futura da companhia no exame de tendências, cenários e novas alternativas. Carlos Freire 2014

14 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Considere uma campanha publicitária. Que tipo de planejamento é? Carlos Freire 2014

15 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Considere uma campanha publicitária. Que tipo de planejamento é? Tático? Por que? Carlos Freire 2014

16 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Considere uma campanha publicitária. Que tipo de planejamento é? Tático? Por que? Operacional? Por que? Carlos Freire 2014

17 Planejamento de Campanhas Publicitárias
Diversos Planos Específicos na Organização Plano Estratégico PCP Plano de Produção Plano de Compras Plano de Financeiro Plano de Marketing Plano de Distribuição Produto Praça Preço Comunicação Planejamento de Campanha Carlos Freire 2014

18 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. O que é Publicidade? O que é Propaganda? Carlos Freire 2014

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. O que é Publicidade? O que é Propaganda? Existem inúmeras conceituações para diferenciar publicidade e propaganda. Nenhuma baseada em aspectos científicos, todas oriundas do empirismo. A mais comum diz que a propaganda é paga (anúncios em jornal) e a publicidade não é paga ( assessoria de imprensa). Vamos considerar como não havendo diferença entre publicidade e propaganda, baseados no objetivo de ambas.  Carlos Freire 2014

20 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. A Propaganda “ Tem o pressuposto de informar o consumidor dos benefícios dos produtos e de seus atributos positivos e ainda motivá-lo a ir ao encontro do produto.” (Pinheiro e Gullo) . Pode ser institucional ou promocional. . É a maneira mais barata de divulgar produtos e/ou serviços. . É a maneira mais utilizada pelo marketing para comunicar-se com os mercados-alvo. . Faz parte do processo de vendas, sem ser responsável direta por estas. Carlos Freire 2014

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. Propaganda Institucional Tem como objetivo reforçar a Imagem Institucional e a Marca da empresa; Fala da empresa por intermédio da divulgação de aspectos ligados à personalidade e cultura da empresa, expõe seus valores, levanta bandeiras, estabelece laços com iniciativas específicas e busca criar uma percepção positiva do mercado consumidor. É imprescindível para o sucesso dos negócios. Carlos Freire 2014

22 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Propaganda Institucional Em 2008 cuidava da conta da Unimed Manaus 05/06 – Dia Internacional do Meio Ambiente Meio ambiente – Saúde – Unimed – Oportunidade de ação institucional. Objetivo Estratégico – União da marca Unimed com preservação ambiental. Tática – Levantar bandeiras de preservação para fomentar a discussão dos temas por intermédio de campanha institucional. Carlos Freire 2014

23 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Propaganda Institucional Mídias – Jornal e TV Mídia Jornal – Anúncios de 4 x 26 cm de segunda a sexta apresentando diversos temas. Domingo anúncio de 6x52 cm apresentando fechamento da campanha. Mídia TV – Veiculação de VT 15” durante a semana toda em horários nobres. Carlos Freire 2014

24 Planejamento de Campanhas Publicitárias
Ficha Técnica Mídia Impressa – Jornal Campanha Semana do Meio Ambiente Saga Publicidade Cliente: Unimed Manaus Diretor de Criação: Reginaldo Lima Redator: Gelson Leite Designer: Alessandro Deidre Gestor de Conta: Carlos Freire Carlos Freire 2014

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Ficha Técnica Mídia Impressa – Jornal Campanha Semana do Meio Ambiente Saga Publicidade Cliente: Unimed Manaus Diretor de Criação: Reginaldo Lima Redator: Gelson Leite Designer: Alessandro Deidre Gestor de Conta: Carlos Freire Carlos Freire 2014

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Ficha Técnica Mídia Impressa – Jornal Campanha Semana do Meio Ambiente Saga Publicidade Cliente: Unimed Manaus Diretor de Criação: Reginaldo Lima Redator: Gelson Leite Designer: Alessandro Deidre Gestor de Conta: Carlos Freire Carlos Freire 2014

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Ficha Técnica Mídia Impressa – Jornal Campanha Semana do Meio Ambiente Saga Publicidade Cliente: Unimed Manaus Diretor de Criação: Reginaldo Lima Redator: Gelson Leite Designer: Alessandro Deidre Gestor de Conta: Carlos Freire Carlos Freire 2014

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Ficha Técnica Mídia Impressa – Jornal Campanha Semana do Meio Ambiente Saga Publicidade Cliente: Unimed Manaus Diretor de Criação: Reginaldo Lima Redator: Gelson Leite Designer: Alessandro Deidre Gestor de Conta: Carlos Freire Carlos Freire 2014

29 Planejamento de Campanhas Publicitárias
Ficha Técnica Mídia Impressa – Jornal Campanha Semana do Meio Ambiente Saga Publicidade Cliente: Unimed Manaus Diretor de Criação: Reginaldo Lima Redator: Gelson Leite Designer: Alessandro Deidre Gestor de Conta: Carlos Freire Carlos Freire 2014

30 Planejamento de Campanhas Publicitárias
Ficha Técnica Mídia Impressa – Jornal Campanha Semana do Meio Ambiente Saga Publicidade Cliente: Unimed Manaus Diretor de Criação: Reginaldo Lima Redator: Gelson Leite Designer: Alessandro Deidre Gestor de Conta: Carlos Freire Carlos Freire 2014

31 Planejamento de Campanhas Publicitárias
Ficha Técnica Mídia Impressa – Jornal Campanha Semana do Meio Ambiente Saga Publicidade Cliente: Unimed Manaus Diretor de Criação: Reginaldo Lima Redator: Gelson Leite Designer: Alessandro Deidre Gestor de Conta: Carlos Freire Carlos Freire 2014

32 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Propaganda Promocional Tem como objetivo específico aumentar as vendas de determinados itens; Fala dos produtos ou serviços, realçando suas qualidades e atributos e condições de aquisição. O segmento que mais utiliza este tipo de comunicação é o de varejo. Carlos Freire 2014

33 Planejamento de Campanhas Publicitárias
Ficha Técnica Mídia Impressa – Jornal Campanha Natal Saga Publicidade Cliente: Artek Diretor de Criação: Reginaldo Lima Diretor de Arte: Sidrome Redatora: Beatriz Beraldo Gestor de Conta: Helen Correa Carlos Freire 2014

34 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Campanha Publicitária Definição: conjunto de peças criadas para divulgar um produto, serviço ou ideia, dentro de um mesmo objetivo de comunicação; Peças: São os diversos materiais de uma mesma linha criativa que compõe uma campanha. Anúncio de jornal, spot, outdoor, VT. Carlos Freire 2014

35 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Campanha Publicitária Tipos de Peças Peças de Mídia: criadas para os meios de comunicação de massa. Revista, jornal, spot, VT, outdoor, mobiliário; Peças de Não Mídia: peças que utilizam outros meios de comunicação. Display de PDV, mala-direta. Carlos Freire 2014

36 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Objetivo da Campanha Publicitária “ A propaganda tem como função principal informar benefícios, características e atributos. É utilizada invariavelmente no lançamento de produtos/serviços e na divulgação de eventos, tornando a marca conhecida e sugerindo a ação de compra por parte do consumidor. É também usada para sustentar as vendas de um produto, mantendo sua imagem em evidência. É estatíca, impessoal e não interage com o consumidor. Recomenda-se que a propaganda seja contínua para a fixação da marca.” (Lupetti, 2007) Carlos Freire 2014

37 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Objetivo da Campanha Publicitária Toda Campanha Publicitária tem como objetivo dar publicidade a algo. Seja um produto, seja um serviço, seja uma ideia, portanto é uma atividade intrinsicamente ligada à Comunicação. Carlos Freire 2014

38 Planejamento de Campanhas Publicitárias
Etapas da Campanha Anunciante Agência Criação e Mídia Mercado Posicionamento de Marketing Briefing Posicionamento de Comunicação Tática de Criação, Peças e Mídia Percepção Consumidor Atendimento Planejamento Criação E Mídia Mídia Carlos Freire 2014

39 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Campanha Publicitária Toda Campanha Publicitária deve estar inserida em um contexto maior que é o Plano de Marketing. “Se não sabemos para onde vamos, todos os caminhos são bons.” O Plano de Marketing dá a direção da campanha. Carlos Freire 2014

40 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Marketing De uma forma bem genérica, podemos dizer que o marketing está representado na Teoria dos 4 Ps. Ou não? Carlos Freire 2013

41 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Marketing De uma forma bem genérica, podemos dizer que o marketing está representado na Teoria dos 4 Ps. Ou não? P - Produto Carlos Freire 2013

42 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Marketing De uma forma bem genérica, podemos dizer que o marketing está representado na Teoria dos 4 Ps. Ou não? P – Produto P - Preço Carlos Freire 2013

43 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Marketing De uma forma bem genérica, podemos dizer que o marketing está representado na Teoria dos 4 Ps. Ou não? P – Produto P - Preço P – Promoção Propaganda, Força de Vendas, Promoção de Vendas Carlos Freire 2013

44 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Marketing De uma forma bem genérica, podemos dizer que o marketing está representado na Teoria dos 4 Ps. Ou não? P – Produto P - Preço P – Promoção Propaganda, Força de Vendas, Promoção de Vendas P – Ponto de Venda Carlos Freire 2013

45 Planejamento de Campanhas Publicitárias
. Marketing Ainda que de extrema importância, nem sempre se encontra pronto nas empresas o Planejamento de Marketing. Mesmo em se tratando de uma simples campanha isolada, fora de um contexto de planejamento de comunicação, é necessário que se estabeleçam os parâmetros de marketing. Para isso, o profissional de Atendimento juntamente com o cliente elabora tais parâmetros que serão a base do plano de campanha. Carlos Freire 2013

46 Planejamento de Campanhas Publicitárias
Texto Blog: BTL e ATL Discussão na aula: 11/02/2014 Carlos Freire 2013

47 Planejamento de Campanhas Publicitárias
Como vamos trabalhar? Último semestre fizemos o planejamento estratégico das empresas: Parquinho, Pousada, Caldo Maggi e Miolo Com os mesmos grupos agora iremos fazer o Planejamento de Campanha Publicitária de cada uma delas, seguindo passo a passo. Resgatar os trabalhos do semestre passado e enviar por para: Carlos Freire 2013


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