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Professora: Flávia Balbino da Costa. RRevisão (estruturas de decisão e repetição, procedimentos e funções ) TTrabalhando com a Linguagem C EEstrutura.

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1 Professora: Flávia Balbino da Costa

2 RRevisão (estruturas de decisão e repetição, procedimentos e funções ) TTrabalhando com a Linguagem C EEstrutura de dados homogêneas I - vetores EEstrutura de dados homogêneas II - matrizes EEstrutura de dados heterogêneas - registros RRecursividade PPonteiros, alocação dinâmica, listas

3  Os comandos de seleção devem ser utilizados de acordo com alguma situação verificada, através de valores de variáveis.  A linguagem C possui dois comandos de seleção: o comando if e o comando switch.

4  O comando if é o comando de seleção mais geral, ou seja, ele pode ser utilizado em qualquer situação em que o uso de um comando de seleção se faz necessário. A sua sintaxe é a seguinte: if (expressão) { Comando1;... ComandoN; } else { Comando1;... ComandoM; }

5 #include void main() { char nome[80]; float nota1, nota2, media; printf(“Informe o nome do aluno: ”); gets(nome); printf(“Informe as duas notas do aluno: ”); scanf(“%f%f”, &nota1, &nota2); media = (nota1+nota2)/2; printf(“O aluno %s ficou com a média %.2f\n”, nome, media); if (media>=7) printf(“O aluno está aprovado!\n”); else { if (media <5) printf(“O aluno está reprovado!\n”); else printf(“O aluno está em prova final!\n”); }

6  O comando switch é um outro comando de seleção, como o if, porém de uso mais restrito.  Vejamos primeiramente a sua sintaxe para especificarmos como o comando funciona e em que situações nós poderemos utilizá-lo.

7 switch (variável) { case valor1: Comandos; break; case valor2: Comandos; break;... case valorn: Comandos; break; default: Comandos; }

8  O comando switch funciona do seguinte modo: é verificado inicialmente se a variável especificada entre parênteses é igual ao valor1, executando os comandos correspondentes em caso afirmativo; caso o valor da variável seja diferente do valor1, o teste de igualdade passa a ser feito com o valor2, repetindo-se o mesmo tipo de análise.  Caso o valor da variável não seja igual a nenhum dos valores especificados (de valor1 até valorn), os comandos correspondentes à opção default são executados. A utilização do default é opcional, mas se utilizado, deve ser colocado sempre no final.

9 Vamos então as restrições deste comando:  O comando switch só utiliza para teste uma única variável que deve ser do tipo inteiro ou caráter, levando-se em consideração apenas os tipos básicos da linguagem;  O comando switch só faz teste de igualdade desta variável em relação a um conjunto de valores, ou seja, não se faz testes do tipo maior e menor, por exemplo, e muito menos se testa a relação entre uma variável e outra.

10 #include void main() { int n1, n2; char op; printf(“Informe dois números inteiros: ”); scanf(“%d%d”, &n1, &n2); getchar(); /* tirar o ENTER do buffer do teclado */ op = getchar(); switch(op) { case ‘+’: printf(“%d + %d = %d\n”, n1, n2, n1+n2); break;

11 case ‘-’: printf(“%d - %d = %d\n”, n1, n2, n1-n2); break; case ‘*’: printf(“%d * %d = %d\n”, n1, n2, n1*n2); break; case ‘/’: printf(“%d / %d = %d\n”, n1, n2, n1/n2); break; case ‘%’: printf(“%d % %d = %d\n”, n1, n2, n1%n2); break; default: printf(“Operação Inválida\n”); }

12  A utilização do comando break também não é obrigatória. Devemos entender tal comando, neste caso, como “saia fora do switch”.  Quando desejamos que os mesmos comandos sejam realizados em situações distintas, juntamos os “cases” destas situações, colocando o comando break somente no final.

13 1) Faça um programa que leia um número e imprima uma mensagem dizendo se é par ou impar. 2) Faça um programa que leia 3 números e imprima o menor deles. 3) Faça um programa que leia 3 números e imprima uma das seguintes mensagens: a) todos os números são iguais; b) todos os números são diferentes; ou c) apenas dois números são iguais.

14 4) Faça um programa que leia um horário no sistema de 24 horas e imprima este horário no sistema de 12 horas (Comando Switch). Exemplo:22:32  10:32 pm Obs.:0:00  12:00 am6:00  6:00 am 12:00  12:00 pm

15 5) Faça um programa que calcule a área de determinadas figuras geométricas. O programa deverá apresentar um menu com as seguintes opções: quadrado ( ) retângulo (comprimento * largura) círculo (3,14 * raio2 ) trapézio ((base maior + base menor) * altura / 2) De acordo com a opção, o programa deverá pedir os valores necessários para realizar o cálculo (Comando Switch).


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