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A pesquisa na área política
Pesquisa de intenção de voto
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PESQUISA É um instrumento que fornece ao candidato informações valiosas para que ele possa traçar suas estratégias de campanha. A não realização de uma pesquisa durante a campanha implica na aceitação da intuição, levando a um risco considerável na elaboração.
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PESQUISA QUALITATIVA Funcionam para ajudar a equipe de marketing do candidato a conhecer as razões ou formular as hipóteses que justifiquem a preferência, rejeição de determinados candidatos e suas propostas. Fatores positivos: menos cara; maior profundidade Fatores negativos: tem 50% de chance de estar correta; amostra pequena
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Outros benefícios das pesquisas qualitativas
Dados intangíveis Sensações Opiniões Única
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GRUPOS FOCAIS
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GRUPOS FOCAIS O objetivo principal de um grupo focal é revelar as percepções dos participantes sobre os tópicos em discussão. O grupo deve ser composto de 7 a 12 pessoas. As pessoas são convidadas para participar da discussão sobre determinado assunto. Normalmente, os participantes possuem alguma característica em comum.
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PESQUISA QUANTITATIVA
Precisas Trabalham com amostras significativas e proporcionais a população Pesquisas de séries históricas
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Questionários eleitorais
Dados demográficos dos eleitores Sexo, faixa etária, renda, ocupação, nível de instrução, bairro Perguntas introdutórias O problema mais grave, o que acha do atual governo Decisão do voto já foi tomada? Se sim, quem?
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Questionários eleitorais
Intenção de voto Você reelegeria o atual candidato a governador? Você pretende votar no candidato da oposição ao governo? Se as eleições fossem hoje, você votaria em quem? Caso o seu candidato desista de votar em qual outro você votaria?
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Questionários eleitorais
Medindo a rejeição Em qual destes candidatos você não votaria de jeito nenhum? ( ) A ( ) B ( ) C ( ) D
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Você conhece o candidato?
SIMPATIZA SIMPATIZA MAIS QUE ANTIPATIZA NÃO TEM OPINIÃO FORMADA ANTIPATIZA A X X X X B
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INFLUÊNCIA NO VOTO Se fulano lhe pedisse para votar no candidato A para governador do Ceará, você: ( ) certamente atenderia ao seu pedido ( ) provavelmente atendesse ( ) talvez, não sabe. ( ) seu pedido não influencia a sua decisão. ( ) nunca votaria em candidato apoiado por Fulano.
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Tipos de coleta Pesquisa domiciliar Público-alvo: aposentados, inativos, trabalhadores noturnos e donas de casa Vantagem: pode usar questionários mais longos Pontos de fluxo populacional Público-alvo: ativos, estudantes, trabalhadores diurnos Vantagem: rápida aplicação; menor enviezamento.
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Universo e amostra População é o conjunto de todos os elementos ou resultados sob investigação. Este conceito se contrapõe ao de amostra, que é uma parte (subconjunto) da população1 . Outra definição possível: Em Estatística chama-se população ao conjunto de todos os valores que descrevem o fenómeno que interessa ao investigador.2 amostra é uma pequena parte de uma população que pode ser muito grande dificultando a pesquisa.1 Segundo Marconi e Lakatos “a amostra é uma parcela conveniente selecionada do universo (população); é um subconjunto do universo”
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Amostra deve ser proporcional
Mesmo número de mulheres e homens Mesmo número de idosos e jovens
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A pesquisa 8.842.791 habitante no ceará (IBGE, 2014)
População estimada em Fortaleza para o ano de
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