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6 Tipos de Conhecimento – Conteúdo Introdução Piaget e o conhecimento

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Apresentação em tema: "6 Tipos de Conhecimento – Conteúdo Introdução Piaget e o conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 6 Tipos de Conhecimento – Conteúdo Introdução Piaget e o conhecimento
Conhecimento motor ou procedural Conhecimento social Conhecimento lógico Conhecimento físico Uma não existe sem a outra Exercício Resposta Conclusão Posteriormente trasnformados em links, que remeterão às telas seguintes. Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 2

2 Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010
6 Tipos de Conhecimento – Conteúdo Introdução Como vimos nas unidades anteriores, as linhas teóricas do campo da Psicologia da Educação buscam pesquisar, explicar processos de ensino-aprendizagem e descrever como se dá o conhecimento. Reconhecer que existem diferentes tipos de conhecimento – não importa em qual disciplina - é fundamental para todo o professor, pois conforme o conhecimento envolvido muda a função do professor. Para tal, a teoria de Piaget e as descobertas da neurologia são essenciais, ainda que muitas vezes sejam mal compreendidas ou mal aplicadas em sala de aula. De Piaget (1967), mantém-se a distinção que ele faz entre três tipos de conhecimento: lógico, social e físico. A estes acrescentaremos, com base na Teoria Cognitiva e na Neurologia, o conhecimento motor ou procedural. Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 3

3 Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010
6 Tipos de Conhecimento – Conteúdo Piaget e o conhecimento Para Piaget conhecer é estruturar, organizar e explicar pela experiência. Segundo Piaget, a construção do conhecimento inicia-se a partir da interação do sujeito com o objeto e, nesse processo, determinadas estruturas cognitivas são construídas e reconstruídas, à medida que o conhecimento vai sendo elaborado. “(...) o conhecimento repousa em todos os níveis sobre a interação entre o sujeito e os objetos, (...) mesmo quando o conhecimento toma o sujeito como objeto, há construções de interações entre o sujeito que conhece e o sujeito-conhecido.” (Piaget, 1967b: 590). Portanto, para o autor, o conhecimento não está no sujeito-organismo, tampouco no objeto-meio, mas é decorrente das contínuas interações entre os dois. Para ele, a inteligência é relacionada à aquisição de conhecimento, pois sua função é estruturar as interações sujeito-objeto. O conhecimento não se constitui numa coisa, mercadoria, mas na relação criada pela ação humana. Isso significa que o conhecimento não é unicamente acumulativo. O que é estável num determinado momento deve se desestabilizar, para que um novo arranjo seja feito. E essa ação se dá através dos mecanismos assimilação e a acomodação Podemos inferir que Piaget vê a criança como um ser investigativo, que busca através do conhecimento físico, motor e social do mundo e das relações que estabelece através de suas estruturas lógicas dar sentido a realidade. Por isso, mesmo quando a criança comete um erro é importante buscar qual foi lógica que ela utilizou para obter tal resultado. Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 4

4 Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010
6 Tipos de Conhecimento – Conteúdo Conhecimento motor ou procedural Este tipo de conhecimento é muito importante, pois está relacionado à melhoria motora que ocorre quando é feito um exercício. Ao aprender a marcar o pulso, andando e batendo palma no tempo de apoio mais forte de uma determinada estrutura rítmica, o aluno inexperiente processa as informações necessárias para realizar a tarefa da seguinte maneira: levar o pé direito à frente dar o primeiro passo; flexionar a perna direita; elevar o pé, movimentado-o à frente;levar o pé esquerdo para frente;fazer mesmo movimento com a perna direita. À medida que essa sequência motora é repetida, o tempo de reação é encurtado, aumentando a precisão dos movimentos. Quando isso acontece, a parte do cérebro que estava executando essa função fica liberada para, por exemplo, verificar outras propriedades do som que existe no exato momento de bater palma. Esse tipo de conhecimento só acontece através do exercício motor. Quanto mais o realizamos, mais automatizado ele fica. Ele está relacionado a memória cinestésica. Portanto, podemos afirmar que as demandas por conhecimento do tipo motor encontram-se na performance: cantar, tocar instrumentos, realizar coreografias. A função do professor é a de propor situações motoras que tenham significado e interesse para o aluno, incentivá-lo, mostrar onde já apresentou melhoria, de tal forma que o aluno possa executar muitas vezes, com prazer renovado, pois sente que está melhorando sua performance e que isto está sendo notado pelo professor. Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 5

5 Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010
6 Tipos de Conhecimento – Conteúdo Conhecimento social É aquele que não tem nenhuma lógica. Trata-se de uma convenção de um grupo social e varia de povo para povo, de grupo para grupo. Por exemplo: MESA – esse objeto é chamado “mesa” em português, “table” em francês e a mesma escrita, com outra pronúncia, se transforma em “mesa” em inglês. Não existe nenhuma razão ou lógica para que um objeto com essa forma se chame mesa, ou table. Houve um consenso de um grupo. Esse tipo de conhecimento é muito necessário e a única forma de ser adquirido é recebendo a informação diretamente de alguém que a tenha. Se não soubermos como se diz “mesa” em japonês, não adianta querer pensar, estabelecer alguma relação. A única forma de descobrir é falando com alguém que tenha essa informação e lhe perguntando diretamente ou procurando um dicionário português-japonês. Para Borges (2004), em música o conhecimento social está presente sobretudo no domínio dos códigos e signos, e também nos estudos de história e estética (estilos, gêneros) da música. A função do professor, no que ser refere a esse tipo de conhecimento é servir de modelo, fornecer o máximo possível de informações. Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 6

6 Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010
6 Tipos de Conhecimento – Conteúdo Conhecimento lógico É aquele decorrente de um estabelecimento de relações e geralmente precisa de conhecimentos físicos e sociais para ocorrer. Por exemplo: pegar um cubo de madeira e um de vidro e verificar qual é mais frio. Olhar dois cubos e decidir qual é o maior. Portanto, o conhecimento lógico é uma construção interna, decorrente de exercícios de conhecimentos físicos, motor e sociais. Conforme Borges (2007) o conhecimento lógico em música se dá a partir da compreensão de como uma melodia pode ser sintetizada em uma escala, ou, no caminho inverso, como pode-se chegar a uma composição melódica a partir de uma escala; a compreensão matemática das relações de proporção dos valores rítmicos e a exploração das possibilidades harmônicas de encadeamento de acordes. A função do professor é de propiciar muitas experiências, com materiais variados, e questionar os alunos. O processo de aprendizagem de conhecimentos lógicos é favorecido pela apresentação de questionamentos e provocações aos alunos.É importante destacar que não ensina-se conhecimento lógico para ninguém, pois ele é uma construção interna e individual. Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 7

7 Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010
6 Tipos de Conhecimento – Conteúdo Conhecimento físico É aquele que se pode obter pela manipulação direta dos objetos, como por exemplo, pegar na mão um cubo de madeira e sentir sua textura, seu peso, enfim, suas propriedades. Atirar diferentes objetos para cima e ver o que acontece. Para obter conhecimento físico precisamos tocar, sentir os objetos. Em música este conhecimento é obtido através do contato com os instrumentos, partituras, ao se tocar as cordas de um violão, ou as teclas de um piano e perceber seus sons. Segundo Borges (2007), há muito de conhecimento físico – principalmente auditivo, ao “manipular” os sons – permeando todos os demais tipos de conhecimento, uma vez que o som é a matéria prima de toda a compreensão musical; as informações musicais quando desvinculadas da referência sonora – externa ou interna – acabam por perder seu sentido e tornam-se meras informações abstratas. A função do professor em relação a um conhecimento físico é trazer material para a sala de aula e incentivar os alunos a sentirem, tocarem, explorarem o material. No máximo, fazer perguntas do tipo: O que acontece se eu tocar duas teclas do piano ao mesmo tempo...? Cabe aos alunos experimentarem e responderem. Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 8

8 Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010
6 Tipos de Conhecimento – Conteúdo Uma não existe sem a outra O conceito de abstração tem na teoria do conhecimento de Piaget um papel central. Para ele, a abstração da cor dos objetos é muito diferente da abstração de número, por exemplo, porque a abstração de propriedades de objetos é empírica, enquanto que a abstração do número é reflexiva. Na abstração empírica, a criança concentra-se numa certa propriedade do objeto e ignora as outras. Quando ela abstrai a cor de um objeto, ignora todas as outras propriedades, como por exemplo, o peso. Na abstração reflexiva, já existe uma relação entre objetos. Após fazer a distinção entre abstração empírica e reflexiva, Piaget afirma que na realidade psicológica da criança, uma não existe sem a outra. Por exemplo, a criança não consegue construir a relação diferente, se não observar propriedades diferentes nos objetos. Ou seja, a criança não poderia construir a idéia de diferença, se todos os objetos do mundo fossem idênticos. Para a criança interiorizar uma certa cor, ela precisa de um esquema classificatório para distinguir essa cor das restantes. Logo a estrutura lógica, construída pela abstração reflexiva, é necessária para a abstração empírica, caso contrário não conseguiria relacionar a realidade externa ao conhecimento já construído, ou seja, uma não existe sem a outra. Portanto, para Piaget o conhecimento segue uma trajetória ascendente em espiral. Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 9

9 6 Tipos de Conhecimento – Conteúdo Exercício Vamos fazer um exercício.
Vamos fazer de conta que estamos num país onde não existem números. Eles foram substituídos por letras, de tal forma que A=1, B=2, C=3 .... Quanto dá a adição abaixo? H+J = Não passe ao slide seguinte sem responder à pergunta! Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 10

10 Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010
6 Tipos de Conhecimento – Conteúdo Resposta Se você respondeu 18 está errado. Não existem números, lembra? Tente outra vez. Veja tudo o que foi preciso fazer para somar 8+10. Tudo isso ocorreu por falta de conhecimento social, pois sua lógica já está bem desenvolvida para a adição, para substituir as letras por números. Faltou apenas o exercício nesse tipo de sistema que não é usado no cotidiano. Faltou conhecimento social, e esta falta dificultou o conhecimento lógico, e fez você apelar para o conhecimento motor (você “contou” o alfabeto nos dedos). Você se utiliza do conhecimento motor quando não lembra da grafia correta de uma palavra; recorre a sua memória motora ao escrever está palavra em um pedaço de papel ou mesmo no ar. Muitas pessoas só lembram de um número de telefone ou de uma senha quando estão diante de um teclado numérico. Um músico pode lembrar de uma partitura em frente a uma teclado, por exemplo. Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 11

11 Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010
6 Tipos de Conhecimento – Conteúdo Conclusão Na prática musical, os conceitos e as informações se integram, nos vários tipos de conhecimentos descritos. É importante perceber o deslocamento de foco aqui apresentado. Não importa somente saber como se ensina, mas a esta questão agrega-se outra, tão importante quanto: como se aprende. O processo de ensino-aprendizagem deve levar em conta o aluno, suas vivências e suas experiências individuais. Cabe ao professor prestar atenção a cada tipo de informação a ser ensinada e aprendida pelo aluno, avaliando o momento e as reações de cada um. É preciso lembrar que cada tipo de conteúdo deve ser apresentado ao alunos devidamente relacionado ao tipo de conhecimento que melhor está adequado a ele. Isso requer observação atenta e constante, por parte do professor. Psicologia da Educação Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2010 12


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