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 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.

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2  São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão e para dar condições para que as funções de planejamento, controle e operacionais da organização sejam executadas eficazmente.  É a integração de dados, do passado e do presente, das mais diversas áreas da empresa: operacionais (vendas, contas, depósitos, fluxos de matéria-prima...) e funcionais (MKT, finanças, contabilidade, RH...) que geram informações que auxiliam a tomada de decisões sobre o futuro da empresa.  Então eles têm o papel de suporte funcional, recolhendo, registrando e armazenando dados, para futuramente darem suporte à decisões de negócio e suporte estratégico aos gestores da empresa.

3  Agrupam e sintetizar dados das operações das organizações para a obtenção das informações desejadas de forma rápida e segura, sobre o passado, o presente e até projeções do futuro da empresa, evitando assim riscos e tomadas de decisões equivocadas;  A melhoria de produtividade, tanto setorial quanto global;  A redução de custos operacionais;  A melhoria nos serviços prestadores e oferecidos aos clientes;  A melhor interação com seus fornecedores e distribuidores;  A melhoria na estrutura organizacional, facilitando o fluxo de informações;  A melhoria na adaptação da empresa para enfrentar acontecimentos não previstos, a partir das constantes mudanças nos fatores ambientais.

4  Envolvimento da alta e média administração com o SIG: eles devem comprar e vender a idéia para os seus subordinados;  Competência por parte das pessoas envolvidas no SIG;  Boa divulgação do SIG: pessoas são resistentes à mudanças, temem a não adaptação e a perda do emprego. Deve-se ter a aceitação por parte dos funcionários, e a sua capacitação para utilização do SIG;

5  A empresa deve ter um plano-mestre, objetivos a curto, médio e longo prazo. As análises servem para mostrar se ela está indo no caminho correto ou deve mudar o seu rumo, devido à mudanças no mercado;  Habilidade dos executivos para tomarem as decisões com base em informações;  Adequada relação custo x benefício: qual SIG se enquadra na minha empresa? As empresas estão investindo grandes quantias em SIGs, e muitas vezes subutilizando-os.

6  Hardware: consiste na tecnologia para processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados. Inclui grandes mainframes, servidores, computadores, computadores de médio porte, computadores pessoais e laptops, assistentes digitais pessoais (PDAs) de mão e dispositivos móveis que dão acesso a dados corporativos e à Internet.

7  Planejamento de capacidade é o processo de prever quando um sistema de hardware de computador ficará saturado. Deve ser considerado o número máximo de usuários que o sistema pode atender ao mesmo tempo, o impacto causado pelas aplicações de software existentes ou futuras e medições de desempenho como o tempo mínimo de resposta para o processamento de transações empresariais.

8  Os administradores devem determinar níveis aceitáveis de tempo de resposta e disponibilidade para que os sistemas de missão crítica da empresa mantenham o nível de desempenho empresarial esperado.  Novas aplicações, fusões e aquisições e alterações no volume de negócios causarão impacto sobre a carga de trabalho do computador e devem ser consideradas no planejamento da capacidade do hardware.

9  Software: abrange softwares de sistema (administram os recursos e atividades do computador) e softwares aplicativos (aplicam o computador a uma tarefa específica solicitada pelo usuário).  Hoje, a maioria não é mais programada pelo cliente, mas adquirida de fornecedores externos.

10  Java: é uma linguagem de programação orientada a objeto e que não está vinculada a um processador ou sistema operacional específico. É, hoje, o principal ambiente de programação interativo para a Web. Permite que os PCs manipulem os dados em sistemas em rede usando navegadores Web, reduzindo a necessidade de escrever software especializado.

11  Foi criada em 1992, mas não se popularizou até que a WWW e a Internet começassem a ser usadas por grande parcela da população.  Hoje, praticamente todos os softwares de navegador Web têm uma plataforma Java embutida. Migrou para celulares, automóveis, players de música videogames e sistemas interativos de tv a cabo (pay-per-view).

12  HTML (Hypertext Markup Language): é uma linguagem de descrição de página que especifica como texto, recursos gráficos, vídeo e som serão organizados em uma página Web. Serve também para criar links dinâmicos com outras páginas Web e objetos.

13  Serviços Web e arquitetura orientada a serviços: a tecnologia básica para os serviços Web é a XML (eXtensible Markup Language), desenvolvida em 1996 pelo W3C, órgão internacional que supervisiona o desenvolvimento da Web. A XML determina descreve o que significam os dados apresentados nesses documentos, de modo que eles possam ser utilizados em programas de computador.

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