A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO"— Transcrição da apresentação:

1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
2ª PARTE PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ

2 5 – Ilustrar com exemplos:
Tem a finalidade de facilitar a compreensão dos princípios e conceitos fundamentais, que necessitam ser aprendidos. Exemplo tem aqui o significado de amostra, isto é, uma parte do todo que apresenta o caráter e a qualidade do todo. O enriquecimento do ensino, através de exemplos, pode ser considerado sob dois enfoques: Enfoque dedutivo ● tem como ponto de partida o estabelecimento ou formulação de princípios ou conceitos ● seleção e uso de exemplos que esclareça, estes princípios ● retorno ao princípio, relacionando-o com o exemplo (conexão clara)

3 Enfoque indutivo ● tem como ponto de partida a apresentação do exemplo ● realização de inferências ou conclusões com base nos exemplos, chegando ao conceito. O enfoque indutivo solicita mais a participação do aluno, porém pode-se obter resultados iguais com a utilização do enfoque dedutivo, dependendo de como o professor encaminha o exemplo

4 Comportamentos facilitadores
● iniciar com exemplos simples, aumentando gradativamente sua complexidade até o alcance do objetivo ● utilizar exemplos compatíveis com o conceito a ser explorado e selecionar os de maior relevância ● tornar sempre bastante clara e evidente a conexão entre exemplo/idéia ● solicitar que os alunos exemplifiquem idéias e/ou retirem idéias dos exemplos apresentados

5 Processamento dos dados
6 – Propiciar “feedback” (retro alimentação) Sistema ou processo Ë a forma de utilizar as informações recolhidas após a realização de um experiência de aprendizagem, para manutenção ou correção daquela experiência. Processamento dos dados Entrada dos dados Produto final

6 Comportamentos facilitadores
● determinação de objetivos relevantes ● etapas curtas de ensino-aprendizagem, orientadas pelos objetivos comportamentais ● avaliação dos objetivos após cada etapa de ensino-aprendizagem com a análise do desempenho dos alunos (avaliação formativa) ● informação aos alunos sobre o alcance dos objetivos ● novas etapas de ensino-aprendizagem, quando os objetivos não forem alcançados.

7 DIAGRAMA DO PROCESSO DE FEEDBACK
1ª verificação do alcance dos objetivos Resposta correta NÃO O aluno realiza outra experiência de aprendizagem Foi bem sucedido na experiência SIM Uso de nova alternativa NÃO Foi bem sucedido na experiência Reforço SIM Próxima verificação do alcance dos objetivos

8 7 – Empregar reforço: Consiste em assegurar a permanência de comportamentos bem sucedidos, isto é, aqueles que demonstram o alcance de objetivos educacionais relevantes. O reforço é eficaz por que: ● é dirigido a uma mudança sensível de comportamento ● a pessoa que recebe o reforço percebe claramente a conexão entre os dois eventos – comportamento e conseqüência ● o reforço ocorre imediatamente a realização do ato ● o comportamento reforçado relaciona-se com as necessidades mais urgentes do indivíduo (afetivas)

9 Comportamentos facilitadores
Tipos de reforço: POSITIVO NEGATIVO ●Comportamentos verbais ● Gestos ● Procedimentos ● Elogios – muito bem, está certo... ● Sorriso, olhar,... ● Utilizar a execução de um movimento de um aluno, como exemplo ● Questionamentos – será que é isso mesmo? ● Reprovação com a cabeça ou com as mãos ● Fazer silêncio de modo a tornar a situação mais ou menos desagradável. Comportamentos facilitadores ● atentar cuidadosamente para a natureza do procedimento, selecionando as mais relevantes para reforçar ● evitar o desencorajamento dos alunos, utilizando expressões pejorativas, humilhantes ou irônicas ● mostrar entusiasmo com as respostas dos alunos ● não usar em excesso o reforço, para não banalizá-lo ● reforçar o comportamento dos alunos que mais necessitem de sucesso e não só dos bons alunos

10 8 – Favorecer experiências integradas de aprendizagem
Organizar as condições do processo ensino-aprendizagem, de modo a tornar as vivências significativas para os alunos. Alguns tipos de organização interna integrativa: 1 – envolve atividades de aprendizagem centradas em objetivos principais 2 – enfatiza conteúdos, integrando-os: horizontalmente – envolve mais de uma disciplina (interdisciplinadade) exemplo: pesquisar na comunidade as condições de higiene e saúde, relacionando-as com a prática de atividades físicas e lazer. verticalmente – requerem conhecimentos anteriores para apreender novos conhecimentos, no mesmo campo de saber. 3 – módulos ou blocos de trabalho centrados em solução de problemas (projetos)

11 O professor poderá prever e implementar situações:
● em que o aluno assimile um esquema ou padrão completamente desenvolvido e também suas possíveis aplicações ● em que o aluno chegue, com alguma ajuda, a um padrão selecionado pelo professor ● em que o aluno crie e desenvolva seu próprio esquema ou padrão de relacionamento ● em que auxilie o aluno a perceber-se como organizador de sua própria experiência ● em que reforce, por meio de feedback, os sucessos que o aluno alcançar nesta organização

12 Comportamentos facilitadores
● fortalecer ou reforçar as experiências anteriores do aluno de modo que ele as compreenda bem, antes de tentar a integração ● orientar a atenção dos alunos para os pontos comuns que formam a base de uma estrutura interativa ● assegurar-se que a estrutura integrativa esteja no nível de capacidade do aluno ● criar uma clima propício à experiência, minimizando as influências externas ● levar em conta as experiências anteriores do aluno, sobre aquele objetivo

13 9 – Facilitar a comunicação
O processo de ensino é basicamente, um processo de comunicação. Por este motivo o professor deve ter cuidados especiais, para que a mensagem por ele transmitida, seja da maneira mais clara possível, apreendida pelo aluno. Comportamentos facilitadores ● identificar o foco de interesse e necessidade do aluno, adequando os objetivos e os conteúdos ● adequar a estrutura da mensagem às características psicolingüísticas dos alunos ● organizar a mensagem, de modo que ela contenha elementos novos (originalidade) e elementos já conhecidos (redundância) ● estabelecer uma seqüência pedagógica, para permitir o avanço progressivo dos alunos ● desenvolver uma linguagem orgânica de modo que a mensagem seja clara, consistente e coerente, expressando idéias bem conectadas.


Carregar ppt "ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google