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Gestão do Conhecimento

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Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO Gestão do Conhecimento 3 FAMINAS – BH - Administração – 8º P. Disciplina: Seminários Avançados em Administração Profª Adriana Gonçalves Menezes-

2 Gestão do Conhecimento
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO: Gestão do Conhecimento CONHECIMENTO “Conhecimento é uma mistura fluida de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Ele tem origem e é aplicado na mente dos conhecedores. Nas organizações, ele costuma estar embutido não só em documentos ou repositórios, mas também em rotinas, processos, práticas e normas organizacionais.” (Davenport & Prusak, 1998, p. 6)

3 Gestão do Conhecimento
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO: Gestão do Conhecimento Sendo o conhecimento uma mistura entre dados, informações e o próprio conhecimento, Davenport e Prusak (1998) afirmam que é de fundamental importância compreender que dado, informação e conhecimento não são sinônimos e que o sucesso ou o fracasso organizacional muitas vezes pode depender do conhecimento sobre a diferenciação, a distinção e a correlação entre estes elementos.

4 Gestão do Conhecimento
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO: Gestão do Conhecimento GESTÃO DO CONHECIMENTO Segundo os autores, a Gestão do Conhecimento é uma estratégia organizacional que busca a combinação sinérgica do dos dados e informações e, principalmente, a capacidade criativa e inovadora dos seres humanos em benefício das organizações.

5 Gestão do Conhecimento
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO: Gestão do Conhecimento DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO DADOS são sucessões de fatos brutos que representam eventos que acontecem em organizações ou no ambiente físico antes de serem organizados e arrumados de uma forma que as pessoas podem entender e usar (Laudon & Laudon, 2001, p.4) INFORMAÇÃO significa que os dados foram moldados de uma forma que é significativa e útil para os seres humanos. (Laudon & Laudon, 2001, p.4) São os dados analisados e dispostos de forma coerente, que permite ao executivo tomar uma decisão. O CONHECIMENTO deriva da informação da mesma forma que a informação devida de dados (Davenport e Prusak, 1998, p. 6)

6 Gestão do Conhecimento
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO: Gestão do Conhecimento Figura 01 – Combinação entre dado, informação, conhecimento, ação e decisão Decisão Gestão do Conhecimento Ação Informação Dado Conhecimento Fonte: Notas de aula

7 Gestão do Conhecimento
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO: Gestão do Conhecimento Exemplo de dado: 4,2,25,2005. Cláudia, rosa, sapato, blusa, calça, setembro, outubro, novembro, prazo. Exemplo de informação: Cláudia de 25 anos é cliente da empresa, desde setembro/2005. Em outubro comprou um sapato rosa e 4 blusas para combinar, em novembro comprou 2 calças jeans. Fez todos os pagamentos a prazo. A Gestão do Conhecimento fornece aos tomadores de decisão da organização, um feedback de tudo o que acontece na empresa, para que estes obtenham o conhecimento necessário sobre os pontos pertinentes de cada área, obtendo assim, meios para uma decisão segura.

8 Gestão do Conhecimento
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO: Gestão do Conhecimento Utilidade do Conhecimento no exemplo: No exemplo o conhecimento gerado subsidiará o processo de relacionamento do cliente, antecipando suas necessidades por intermédio do conhecimento sobre seus gostos, estilos, preferências, etc.. Neste sentido, cita-se a estratégia de Customer Relationship Management (CRM): também conhecido como “Gestão de Relacionamento com Cliente”, que são as técnicas e metodologias utilizadas para melhor atender o cliente, dando maior satisfação, garantindo o retorno e a qualidade do atendimento.

9 Gestão do Conhecimento
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO: Gestão do Conhecimento Figura 02 – A Gestão do Conhecimento enquanto uma Estratégia Empresarial Organizações Missão, Visão, Valores Objetivos Estratégicos Estratégias de Gestão Planej. Estrat. Qualid.Tot. Gestão Conhecimento Etc. Conhecimento Dados e Informação Insumos Processos Resultados Fonte: Notas de aula

10 Gestão do Conhecimento
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO: Gestão do Conhecimento CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL Nonaka e Takeuchi (1997), afirmam que a criação do conhecimento organizacional representa a capacidade que uma empresa tem de criar conhecimento, disseminá-lo na organização e incorporá-lo aos seus produtos, serviços e sistemas e que o componente mais básico e universal da organização é o conhecimento humano. o conhecimento humano é considerado como unidade básica de análise para explicar o conhecimento da empresa e este, por sua vez é classificado como conhecimento explícito e tácito.

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SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO: Gestão do Conhecimento CONVERSÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL Quadro 02 – Quatro modos de conversão e conteúdo do conhecimento Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito EM SOCIALIZAÇÃO: Compartilhamento de experiências EXTERNALIZAÇÃO: Conversão do conhecimento tácito em explícito Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito DO INTERNALIZAÇÃO: Incorporação do conhecimento explícito em tácito COMBINAÇÃO: Sistematização de conceitos Fonte: extraído e adaptado de Nonaka e Takeuchi (1997, p. 69,80,81.)

12 Gestão do Conhecimento
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO: Gestão do Conhecimento Socialização: é o compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, imitação ou prática. É a conversão do conhecimento tácito para tácito. Internalização: consiste na conversão do conhecimento explícito em conhecimento tácito, estando diretamente relacionada ao aprendizado pela prática. Externalização: consiste na conversão do conhecimento tácito em explícito e sua comunicação ao grupo. Combinação: é a padronização do conhecimento, ou seja, um processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimentos. É o processo de transformação do conhecimento explícito em explícito.

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SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO: Gestão do Conhecimento A Gestão do Conhecimento é considerada como uma estratégia organizacional, composta por um conjunto de processos corporativos que dão apoio à administração, criação, disseminação e utilização do conhecimento, para consecução dos objetivos da organização. Os principais processos corporativos que são considerados como os pilares da Gestão do Conhecimento organizacional têm as seguintes denominações: Capital Intelectual, Aprendizagem Organizacional e Inteligência Empresarial, sendo a última, também considerada como Inteligência Competitiva.

14 SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO:
Capital Intelectual CAPITAL é um termo utilizado de maneiras diferentes na economia, sociologia e na contabilidade. CAPITAL é um fator de produção que representa o potencial de produção, ou seja, o poder ou a capacidade de algo ser transformado em um bem ou serviço. Na economia clássica, "CAPITAL" é um dos fatores de produção, junto com terra e trabalho.

15 TRABALHO CONHECIMENTO CAPITAL TERRA
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO: Capital Intelectual TRABALHO CONHECIMENTO CAPITAL TERRA

16 SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO:
Capital Intelectual Capital humano Capital Intelectual Capital estrutural Capital de cliente Soma de tudo aquilo que cada um dentro da empresa conhece, e que confere à mesma vantagem competitiva.

17 SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO:
Capital Intelectual Capital Intelectual É a diferença entre o valor de mercado da empresa e o seu valor contábil. O capital intelectual constitui a matéria intelectual: conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência – que pode ser utilizada para gerar riqueza.

18 Capital de Relacionamento.
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO: Capital Intelectual Consenso entre os autores no que se refere aos componentes do capital intelectual, com algumas diferenças na nomenclatura adotada. Em suma, pode-se entender que o capital intelectual é formado pela sinergia entre: Capital humano Capital estrutural e Capital de Relacionamento.

19 Capital de Relacionamento
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO: Capital Intelectual Capital Humano Criatividade Competências Conhecimento Inovação Sistemas e processos Marca, Imagem e reputação Propriedade Intelectual Clientes Alianças Fornecedores Sociedade Capital de Relacionamento Capital Estrutural

20 SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO:
Capital Intelectual Capital Humano Inclui toda a capacidade, conhecimento, habilidade e experiência individual dos empregados e gerentes, bem como a capacidade de captar a dinâmica de uma organização inteligente em um ambiente competitivo em mudança, incluindo a criatividade e a inovação organizacional. Edvinsson e Malone (1998) ressaltam o fato de que o capital humano não pode ser propriedade da companhia, ao contrário do capital estrutural, que pode ser possuído e, por conseqüência, negociado. Por exemplo, complementando esse raciocínio, destaca-se que a qualquer momento, um executivo pode desligar-se da companhia deixando como legado o conhecimento individual (conhecimento tácito), que é convertido em conhecimento organizacional (conhecimento explícito). Este se mantém na empresa sob a forma de capital estrutural, permitindo perpetuar a contribuição do capital humano para a empresa na cultura organizacional, também reconhecida como um ativo estrutural.

21 Capital de Relacionamento
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO: Capital Intelectual Capital de Relacionamento Abrange as relações com o ambiente externo, especialmente clientes e fornecedores. Os autores afirmam que é no relacionamento com os clientes que o fluxo de caixa se inicia, o que permite complementar que esse relacionamento é um fator determinante para a formação do resultado e para a continuidade do negócio.

22 SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO:
Capital Intelectual Capital Estrutural É como o arcabouço, o empowerment e a infra-estrutura que apóiam o capital humano. Inclui fatores como a qualidade e o alcance dos sistemas informatizados, a imagem da empresa, os bancos de dados exatos, os conceitos organizacionais e a documentação, além de itens tradicionais como as marcas, patentes, marcas registradas e direitos autorais. É a capacidade organizacional em transmitir e armazenar o conhecimento. A infra-estrutura organizacional é o intangível que mais conta e sobre o qual menos conhecemos: o motor que cria valor entre os demais ativos”. Pode-se concordar com essa afirmação, por entender-se que realmente uma organização atingirá suas metas se tiver um suporte adequado para suprir e incentivar o capital humano a produzir com qualidade e motivação.


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