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Palestrante: Isamir Machado de Carvalho

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Apresentação em tema: "Palestrante: Isamir Machado de Carvalho"— Transcrição da apresentação:

1 Condições para a Criação de Conhecimento numa Organização de Alta Tecnologia Agosto de 2005
Palestrante: Isamir Machado de Carvalho Mestre em Administração pela Universidade de Brasília - UnB

2 Sumário Introdução Fundamentação Teórica Metodologia
Resultados e Discussão Conclusões e Recomendações

3 Introdução Estudo: exploratório e descritivo.
Foco: condições que contribuem à criação de conhecimento organizacional numa organização de alta tecnologia. Relevância: necessidade das organizações desenvolverem e preservarem o conhecimento para criar e manter sua competitividade.

4 Introdução Objetivos: Investigação: Importância:
Identificar quais são as práticas mais utilizadas na organização para a criação do conhecimento ? Quais as condições que a organização propicia para o processo de criação de conhecimento ? Investigação: Serpro, empresa pública, vinculada ao Ministério da Fazenda, Sunat – Superintendência de Negócios Administração Tributária Importância: Tema muitas vezes negligenciado ou compreensão equivocada Não tratado com detalhes

5 Fundamentação Teórica
CONHECIMENTO, DADO E INFORMAÇÃO ( Davenport, 1998) “É uma mistura fluída de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações.” GESTÃO DO CONHECIMENTO (Drucker,1998) (Terra,2000) Relacionado a capacidade de utilizar e combinar várias fontes e tipos de conhecimento para desenvolvimento de competências e inovação CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO (Nonaka,1997) Relacionado ao desenvolvimento de condições propícias APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL (Garvin,1998) (Nonaka,1997) (Senge,1997) Relacionado a capacidade de criar, adquirir e transferir conhecimentos e em modificar seus comportamentos para refletir os novos conhecimentos. CONHECIMENTO E NOVAS FORMAS DE ORGANIZAR ( Quinn,2001) Movimento de formas baseadas no comando e controle para embasadas no conhecimento.

6 Metodologia VALIDADE: Fontes múltiplas de evidências (Yin,2001).
CONFIABILIDADE: Fonte fidedigna, documentação, banco de dados, sigilo, assinatura digital. População: gerência de nível médio. Instrumentos: roteiros de entrevistas e análise de documentos. Coleta de dados: Local e por telefone para não residentes. Análise dos dados: codificação dos dados para classificação, sumário e tabelas. Limitações do estudo: estudo de caso único; limitado aos conceitos de Nonaka (1997); não mensuração; algumas entrevistas por telefone; não consideradas as percepções dos empregados.

7 Metodologia Definições: conceitos sobre condições propícias a criação de conhecimento (Nonaka,1997) Intenção: a aspiração de uma organização às suas metas; Autonomia: a forma como todos os membros de uma organização agem de acordo com as circunstâncias para introduzir oportunidades inesperadas e motivação para a criação de conhecimento; Flutuação e Caos: a interação entre a organização e o ambiente externo e envolve rotinas, hábitos ou estruturas cognitivas; Redundância: a superposição intencional de informações sobre as atividades da empresa; Variedade de Requisitos: a diversidade interna de informações de uma organização que corresponde à variedade e à complexidade do ambiente.

8 Resultados e Discussão
Quais são as práticas mais utilizadas na organização para a criação do conhecimento

9 Resultados e Discussão
Quais são as condições que a organização propicia para a criação do conhecimento ?

10 Conclusões A condição Intenção foi mais evidenciada.
A condição Redundância foi menos evidenciada. Questionamento de práticas não constatadas: rodízio estratégico de pessoal e equipes de produtos em grupos concorrentes.Talvez sejam as diferenças da abordagem ocidental da japonesa. Os conhecimentos são suportados pela rede de informações computadorizada: plataformas, sistemas e integração. As características da empresa facilitam o funcionamento dos processos de aprendizado e criação do conhecimento organizacional.

11 Recomendações Disseminação mais ampla da visão na sede e regionais.
Estabelecimento de mecanismos para questionar rotinas. Explicitação das estratégias quanto a mudanças na estrutura. Garantia da combinação de informações e acesso rápido. Troca de conhecimentos para melhores resultados. Tratamento dos fatores de clima organizacional para produtividade. Estabelecimento de mecanismos para tratar idéias para garantir inovação nos produtos e serviços. Rodízio estratégico para expansão da capacidade de criação. Adoção de equipes concorrentes. Apoio para redes informais para diversificação de idéias. Fomento de utilização de local para armazenamento de informações para promover a gestão e criação do conhecimento organizacional.

12 Serviço Federal de Processamento de Dados SERPRO
Pela atenção, obrigado ! Coordenação da Gestão do Conhecimento Organizacional Superintendência de Gestão Empresarial Pessoas Serviço Federal de Processamento de Dados SERPRO


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