A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM"— Transcrição da apresentação:

1 RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
Autores: Rudyard Alves de Oliveira Isis Gabriella Quinteiro Josinalva Estacio Menezes

2 Introdução O PIBID realiza as ações entre Universidades e Escola Pública de forma a contribuir para otimizar e dinamizar o trabalho já desenvolvido pela comunidade escolar, visando obtenção de resultados relevantes para a aprendizagem dos alunos, bem como contribuir com os trabalhos de caráter formativo para os professores e a gestão escolar.

3 Introdução Visa promover a execução de miniprojetos onde os alunos desenvolverão seus conhecimentos matemáticos a partir de diversas ferramentas, como softwares educativos de geometria dinâmica, oficina de arte com construções geométricas, gincanas matemáticas como questões que exijam a interdisciplinaridade entre as ciências e jogos.

4 Material e métodos Para desenvolver este trabalho, foi realizado reuniões periódicas (no mínimo quinzenais) nas escolas selecionadas, com os alunos e o professor supervisor com o objetivo de discutir as questões levantadas na escola de modo a construir soluções para a problemática apresentada, conhecer a realidade da escola, levantar as dificuldades dos professores da escola relativamente à sua prática pedagógica e à aprendizagem dos alunos.

5 Metodologia e métodos Um dos objetivos é ofertar oficinas no horário regular de aula, e decididas em comum acordo com o professor da disciplina da escola, além de atividades/ oficinas extras aos alunos das escolas tais como: resolução de questões explorando a interdisciplinaridade da Matemática com outras ciências e a utilização de jogos matemáticos, por exemplo o STOP MATEMÁTICO, na abordagem do conteúdo “Quadriláteros e Polígonos” dados em sala.

6 JOGO DO STOP MATEMÁTICO
Objetivo do jogo: desenvolver raciocínio lógico e visual; conceitos da geometria plana; Números de jogadores: indeterminado; Como jogar: construir uma tabela em papel sem pauta, colocar o tema a ser jogado, desenvolver itens correspondentes à geometria plana. Regras: Estabelecendo-se uma ordem para o sorteio das fichas.

7 JOGO DO STOP MATEMÁTICO
A questão sorteada deve ser lida em voz alta para todos. O jogador que terminar primeiro o preenchimento da coluna deve dizer em voz alta “STOP”. Assim os demais devem parar de escrever, independente de terem acabado ou não. Cada acerto equivale a 1 (um) ponto para a equipe que falou STOP, cada erro é 1(um) ponto para outras equipes. A somatória das colunas deve ser colocada na coluna total de acertos.

8 Resultados O jogo despertou grande interesse por parte dos alunos e, durante ele, os mesmos tiveram interesse, atenção e muita agilidade em responder as questões. Neste jogo puderam lembrar quase todos os conteúdos abordados em sala para ser aplicada pelo professor após o término do jogo e do questionário.

9 Resultados A grande maioria gostou do jogo STOP MATEMÁTICO, e suas justificativas forma marcantes como: “além de ajudar a relembrar detalhes para a prova, foi uma forma legal de aprender e ao mesmo tempo se divertir”. Outros disseram que o jogo adicionou ao conhecimento já existente, a maior parte do restante mostra que se tornou todo conhecimento, uma vez que não tinham estudado o assunto para a prova.

10 Resultados Nas reuniões quinzenais foram expostas as dificuldades enfrentadas durante a execução as atividades planejadas pelos bolsistas. Também acontece nele: troca de experiência e exposição de idéias para atividades do próximo ciclo.

11 Discussão Das dificuldades encontradas, as que mais penalizaram este trabalho são as subidas de aula feitas pelos professores da escola, devido à falta de alguns professores em dias de aula. Por outro lado, estas são oportunidades para serem executadas as atividades planejadas pelos bolsistas; uma vez que o professor tem um conteúdo anual a cumprir, e com isto, o tempo é curto para a aplicação da atividade planejada por eles.

12 Discussão Também os bolsistas enfatizarão as atividades deles planejadas em dinâmicas e jogos matemáticos, para assim os alunos terem um maior aprendizado na matemática, uma vez sugerido pelos mesmos.


Carregar ppt "RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google