A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estabilização Mecânica de Solo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estabilização Mecânica de Solo"— Transcrição da apresentação:

1 Estabilização Mecânica de Solo
Júlio César Braguini Fernandes – Luis Fernando Rosa de Andrade

2 Definição ESTABILIDADE : meio da correção da sua granulométrica, da plasticidade ou por meio de adição de substâncias que darão a massa uma maior coesão proveniente da cimentação ou aglutinação dos grãos entre si. ESTABILIZAÇÃO: são procedimentos visando à melhoria e estabilidade de propriedades dos solos (resistência, deformidade, permeabilidade,...).

3 Definição Em pavimentação, ESTABILIZAR UM SOLO é torná- lo capaz de suportar esforços – oriundos das cargas dos veículos – sem sofrer deformações ou deslocamentos verticais – recalque – sob quaisquer condições atmosféricas.

4 Conceito de estabilização para rodovias
Estabilizar um solo significa conferir-lhe a capacidade de resistir e suportar as cargas e os esforços induzidos pelo tráfego normalmente aplicados sobre o pavimento e também às ações erosivas de agentes naturais sob as condições mais adversas de solicitação consideradas no projeto.

5 Objetivo Compreende todos os processos naturais e artificiais aplicados aos solos, objetivando melhorar suas características de resistência mecânica, bem como garantir a constância destas melhorias no tempo de vida útil das obras de engenharia.

6 Importância O domínio das técnicas de estabilização pode conduzir a sensíveis reduções nos tempos de execução das obras, viabilizando a industrialização do processo construtivo, propiciando uma economia substancial para o empreendimento.

7 Estudos e análises Essencialmente, a estabilização de um solo consiste de um estudo da resistência do solo e da suplementação necessária desta resistência. Baseado neste estudo é escolhido um método qualquer para a suplementação da resistência, e isto é feito segundo análises econômicas e técnicas do problema em questão.

8 Maneiras de estabilizar um solo

9 Estabilização granulométrica
Mistura de dois ou mais solos visando obter um material com distribuição granulométrica desejada tal que mantenha-se volumetricamente estável e que apresente ganho de resistência. Estabilidade de um solo - > função da distribuição em granulométrica

10 Tipos de solos – relação entre as frações granulométricas
Solos com poucos finos: Estabilidade a partir do contato grão a grão; Baixa densidade, permeabilidade elevada; Trabalhabilidade difícil.

11 Tipos de solos – relação entre as frações granulométricas
Solos com finos suficientes para preencher os vazios: Estabilidade a partir do contato grão a grão; Densidade alta, permeabilidade baixa; Moderada dificuldade de compactação; Resistência ao cisalhamento relativamente alta.

12 Tipos de solos – relação entre as frações granulométricas
Solos com grande quantidade de finos (sem contato grão a grão): Densidade baixa; Praticamente impermeável; Estabilidade grandemente afetada pelas condições hídricas; Material com boa trabalhabilidade.

13 Métodos de mistura de solo
Método Analítico Método das Tentativas Métodos Gráficos: Método do Triângulo Eqüilátero Método de Ruthfuchs Método das Composições Sucessivas

14 Métodos de mistura de solo

15 Objetivos da estabilização granulométrica de um solo
Resistência mecânica inicial satisfatória. Vida útil do pavimento. De uma forma geral, na estabilização de um solo é costume denominar: agregado do solo à fração retida na peneira n°.200, que corresponde à areia e pedregulho; fração fina à fração passa na peneira nº.200, que corresponde ao silte e à argila; é a fração responsável pelo atrito interno do solo. ligante de solo à fração que passa na peneira nº. 40; essa fração é a utilizada nos ensaios de consistência, como o Limite de Liquidez e o Limite de Plasticidade.

16 Compactação de solo É um processo mecânico - pela aplicação de pressão, impacto ou vibração - usada para diminuir o volume de vazios do solo. O solo vai tornando-se impermeável. Não há percolação d’água. Aumenta a capacidade de suportar cargas porque ele deforma menos. Diminui o recalque.

17 Técnica básica de compactação
Lançamento de material de empréstimo (oriundo de jazida) ou do próprio local (reenchimentos); Passagem de equipamentos que transmitam ao solo a energia de compactação carga móvel (amassamento, impacto ou vibração) ou estática.

18 Exemplos de compactadores

19 Bibliografia BAPTISTA, Cyro Nogueira (1976) – Pavimentação. Tomo II, 2º edição. Editora Globo, Porto Alegre p SENÇO, Wlastermiler de – Pavimentação. 1º edição. Grêmio Politécnico, São Paulo. p Pavimentação. Estabilização de solos para fins de pavimentação. Disponível em: FURG. Estabilização de Solo. Disponível em: FURG. Estabilização de solos e reforço de sub-leito. Disponível em:


Carregar ppt "Estabilização Mecânica de Solo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google