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Arquitetura de Computadores Processadores 2 Waldemiro Arruda.

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Apresentação em tema: "Arquitetura de Computadores Processadores 2 Waldemiro Arruda."— Transcrição da apresentação:

1 Arquitetura de Computadores Processadores 2 Waldemiro Arruda

2 Gestão da Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Processadores 3 - Funções e componentes 3.2- Controle Clock Gerador de pulsos Um pulso = ciclo de instrução Medido em Ghz 3330 Mhz = 3,33 Ghz = 3,33 bilhões de operações por segundo. Determina a velocidade de leitura e escrita dos dados

3 Gestão da Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Processadores 3 - Funções e componentes 3.2- Controle Clock Interno Frequência interna do processador Clock Externo Frequência de comunicação entre o processador e a memória principal

4 Gestão da Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Processadores 3 - Funções e componentes 3.2- Controle Clock Os primeiros processadores processavam apenas uma instrução por ciclo; Os atuais possuem métodos para aumentar a velocidade de processamento

5 Gestão da Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Processadores 3 - Funções e componentes 3.2- Controle Clock - Pipeline A partir do 486, as instruções são divididas em fases Transforma o processamento em uma linha de produção Assim é possível executar várias instruções ao mesmo tempo; No final, o número de instruções executadas é maior que sem pipeline;

6 Gestão da Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Processadores 3 - Funções e componentes 3.2- Controle Pipeline Em cada estágio há um processamento; A cada ciclo, a instrução passa para o próximo estágio; Também é chamado de paralelismo em nível de instrução

7 Gestão da Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Processadores

8 Gestão da Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Processadores 3 - Funções e componentes 3.2- Controle Clock - Paralelismo Nível de Processador Vários núcleos ou processadores no mesmo problema Nível de Instrução Pipeline

9 Gestão da Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Processadores 3 - Funções 3.2- Controle Execução superescalar Vários pipelines Exemplo: X + Y + Z + K + W + Y Usando um pipeline X + Y (X+Y) + Z (X + Y + Z) + K (X + Y + Z + K) + W (X + Y + Z + K + W) + Y

10 Gestão da Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Processadores 3 - Funções 3.2- Controle Execução superescalar Exemplo: X + Y + Z + K + W + Y Usando três pipelines X + Y, Z + K, W + Y (X+Y) + (Z+K) (X + Y + Z + K) + (W+Y)

11 Gestão da Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Processadores 3 - Funções 3.2- Controle Hyper-Threading Simula dois processadores lógicos O sistema operacional os trata como dois processadores físicos Processador de 48 núcleos pode ter 96 processadores lógicos

12 Gestão da Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Processadores Modo de funcionamento Funcionário sempre em aprendizado Pergunta o que precisa fazer Compreende o que precisa fazer Procura o material para fazer Faz Mostra o resultado do que fez

13 Gestão da Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Processadores Processador Pergunta o que precisa fazer Leitura da instrução Compreende o que precisa fazer Interpretação

14 Gestão da Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Processadores Processador Procura o material para fazer Leitura dos dados Faz Processamento Mostra o resultado do que fez Escrita

15 Gestão da Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Processadores Modo de funcionamento Leitura (busca) da instrução Interpretação da instrução Leitura (busca) dos dados Processamento Escrita dos dados resultantes


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