Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria Prada Palmeira Alterado mais de 8 anos atrás
2
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
1 - MATRIZ DE REFERÊNCIA 2 - EXERCÍCIOS PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 3 - ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DOS EXERCÍCIOS
3
4 - ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO MAPA DE RESULTADOS
Continuação 4 - ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO MAPA DE RESULTADOS 5 - MAPA DE RESULTADOS *O diagnóstico da turma deverá ser elaborado a partir do mapa de resultados da avaliação diagnóstica, da observação sistemática do professor e de outros instrumentos necessários.
4
II- MATERIAL DO PROFESSOR
1- GUIA DO PROFESSOR: 1.1 - AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1.2 - ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS (13 SEMANAS) CARTAZES COM O TEXTO DE SUPORTE “O SONHO DE RENATO”
5
1.6.1- TEXTOS INFORMATIVOS SOBRE:
Continuação 1.4 - FICHAS: ALFABETO 1.5 - MATERIAL DO ALUNO 1.6 - ANEXOS: TEXTOS INFORMATIVOS SOBRE: AUTORES DAS TELAS TRABALHADAS ALMENARA E RIO JEQUITINHONHA POESIAS DO VALE DO JEQUITINHONHA
6
III- MATERIAL DO ALUNO 1 - BLOCO DE EXERCÍCIOS 2 - FICHAS:
2.1- FRASES DOS CARTAZES 2.2- PALAVRAS 2.3- SÍLABAS 2.4- ALFABETO ENCADERNADO
7
METODOLOGIA A METODOLOGIA DEVE CONSIDERAR ASPECTOS IMPORTANTES EM RELAÇÃO AO:
I- ALUNO - OS ALUNOS JÁ TRAZEM UMA EXPERIÊNCIA ESCOLAR E UM CONHECIMENTO CONSTRUÍDO AO LONGO DE SUA VIDA.
8
II- DIAGNÓSTICO - O DIAGNÓSTICO POSSIBILITARÁ AO PROFESSOR UM CONHECIMENTO INICIAL DA TURMA E DE CADA ALUNO EM PARTICULAR.
9
III- O MATERIAL - O MATERIAL DEVE SER TRABALHADO DE FORMA DINÂMICA, POSSIBILITANDO AO ALUNO VIVÊNCIAR A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA COMO SUJEITO QUE COMPREENDE, REIVENTA E DÁ NOVOS SENTIDOS AO QUE LHE É OFERECIDO.
10
IV- PLANEJAMENTO - O TEXTO DE SUPORTE ESTÁ DIVIDIDO EM 14
CARTAZES QUE SERÃO TRABALHADOS EM 13 SEMANAS. - CADA CARTAZ CONTÉM PALAVRAS CHAVES QUE DEVEM SER DESTACADAS NO TEXTO. - ESSAS PALAVRAS SERÃO TRABALHADAS DE FORMA A POSSIBILITAR AO ALUNO A COMPREENSÃO DA NATUREZA ALFABÉTICA DO SISTEMA DE ESCRITA, O DOMÍNIO DAS RELAÇÕES ENTRE GRAFEMA E FONEMA E DAS CAPACIDADES RELATIVAS AO CÓDIGO ESCRITO, NECESSÁRIAS À LEITURA.
11
V- O GUIA DO PROFESSOR - O GUIA PRETENDE ORIENTAR O PROFESSOR EM RELAÇÃO AOS TIPOS DE ATIVIDADES QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. - O PROFESSOR DEVE FAZER UM PLANEJAMENTO SEMANAL E, A PARTIR DESTE, UM PLANEJAMENTO DIÁRIO, SUBSIDIADO PELAS ORIENTAÇÕES DO GUIA.
12
Continuação - AS ATIVIDADES SUGERIDAS NO GUIA E NO MATERIAL DO ALUNO NÃO PRECISAM, NECESSARIAMENTE, SEREM TRABALHADAS DE FORMA LINEAR O PROJETO QUE SE ESTENDER PARA ALÉM DA SEMANA DEVE SER DESENVOLVIDO PARALELAMENTE ÀS ATIVIDADES DA SEMANA SUBSEQÜENTE.
13
VI- O TRABALHO COM AS FICHAS
- O TRABALHO COM AS FICHAS DE FRASES, PALAVRAS, SÍLABAS E O ALFABETO NÃO DEVE SER DESENVOLVIDO DE FORMA LINEAR (DECORANDO UM PARA DEPOIS PASSAR PARA O OUTRO). - DEVE SER UM TRABALHO DINÂMICO QUE PRETENDE POSSIBILITAR AO ALUNO PERCEBER COMO A ESCRITA SE ORGANIZA, O DOMÍNIO DAS CONVENÇÕES GRÁFICAS, A CATEGORIZAÇÃO GRÁFICA E FUNCIONAL DAS LETRAS, ETC.
14
VII- PARA CASA - AS ATIVIDADES DE CASA DEVEM SER DIFERENCIADAS DE ACORDO COM O DESEMPENHO DE CADA ALUNO DURANTE A AULA. - ESSES EXERCÍCIOS POSSIBILITARÃO A CADA ALUNO A SUPERARAÇÃO DE SUAS DIFICULDADES E A CONSOLIDAÇÃO DO QUE FOI TRABALHADO, DE FORMA AUTÔNOMA. * O PROFESSOR DEVERÁ ELABORAR UM BANCO DE ATIVIDADES. .
15
VII- AVALIAÇÃO A AVALIAÇÃO DEVE SER DIÁRIA, UTILIZANDO OS SEGUINTES INSTRUMENTOS: - DIÁRIO DE BORDO - PORTIFÓLIO - EXERCÍCIOS *A FICHA DE ACOMPANHAMENTO DEVE SER PREENCHIDA DE ACORDO COM OS INSTRUMENTOS ACIMA.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.