A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Adriana Braz Moreira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Adriana Braz Moreira"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Adriana Braz Moreira
INTRODUÇÃO À ECOLOGIA Profª Adriana Braz Moreira

2 INTRODUÇÃO À ECOLOGIA ECOLOGIA Termo criado pelo filósofo e naturalista alemão, Ernst Heinrich Haeckel, em 1866, do grego oikos, casa, e logos, ciência, “estudo”.

3 CONCEITO DE ECOLOGIA É a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente onde vivem. CONCEITUAÇÃO MODERNA “Ecologia é o estudo da estrutura e da função da natureza, entendendo-se que o homem dela faz parte” (ODUM, 1972).

4 CONCEITOS BÁSICOS ESPÉCIE: É a unidade básica de classificação dos seres vivos. Designa a população (ou populações) de seres semelhantes, que em condições normais reproduzem-se de forma a gerar descendentes férteis.

5 NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

6 POPULAÇÃO: É um grupo de organismos da mesma espécie que vive numa mesma área, em um determinado tempo.

7 COMUNIDADE BIOLÓGICA ou BIOCENOSE: É o conjunto de várias populações de espécies diferentes que convivem em determinada região. Na comunidade as diferentes populações interagem umas com as outras.

8 HABITAT É o lugar que um organismo ocupa no ecossistema.

9 NICHO ECOLÓGICO Num mesmo hábitat, vivem várias espécies diferentes. Cada espécie tem seu modo de ser. Essas atividades chama-se nicho ecológico. Na natureza, o nicho ecológico de qualquer espécie é a posição que esta ocupa na comunidade - o seu tipo de alimentação, o local onde se alimenta, os predadores que a ameaçam, a área onde se reproduz e está em atividade.

10 A Terra está coberta de coisas vivas e não-vivas que interagem formando sistemas, também chamados ECOSSISTEMAS (sistemas ecológicos). Um típico ecossistema contém coisas vivas ( componentes bióticos), como por exemplo fungos, árvores e animais, e coisas não-vivas (componentes abióticos) como ar e água.

11 ECÓTONO: Área de transição entre dois ecossistemas diferentes.

12 BIOMA: Grande região ecológica e todos os seres vivos contidos nela.
Um bioma pode conter vários ecossistemas, como é o caso da Amazônia, que contém diferentes tipos de florestas e até campos, em Roraima.

13 BIOMAS BRASILEIROS

14 A área da superfície da Terra, onde há a presença de seres vivos, é chamada BIOSFERA (região do planeta que inclui todos os organismos vivos e ambientes sobre a crosta da Terra). Pode conter ecossistemas muitos pequenos como, por exemplo, matas, pastos, lagos e um tronco de árvore.

15 BIOSFERA

16 BIODIVERSIDADE OU DIVERSIDADE BIOLÓGICA: Representa a totalidade dos genes, espécies e ecossistemas de uma região. Estima-se que na Terra existam entre 10 e 30 milhões de espécies de seres vivos.

17 HIPÓTESE GAIA A Terra como ser vivo é uma idéia defendida pelo cientista inglês James Lovelock. Ele usou o nome de Gaia, nome grego da deusa da Terra, para descrever nosso planeta como um ser personificado, uma “entidade” complexa abrangendo a biosfera, a atmosfera, a hidrosfera e a crosta terrestre.

18 HIPÓTESE GAIA Segundo Lovelock,“a Terra precisa ser entendida e estudada como um sistema fisiológico fechado, da mesma forma que o médico estuda a interdependência das funções orgânicas do corpo humano”.

19 Bibliografia LOVELOCK, James. As Eras de Gaia: uma biografia do nosso planeta vivo. Portugal: Publicações Europa América Ltda, 1989. ODUM, EUGENE P. Ecologia. Rio de Janeiro:Guanabara, 1988.


Carregar ppt "Profª Adriana Braz Moreira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google