Carregar apresentação
PublicouMadalena Carvalhal Rico Alterado mais de 9 anos atrás
1
3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição
Direta : quando o fabricante vende direto ao consumidor. Loja de fabrica Indireta : quando o fabricante se utiliza de intermediários (atacadistas/dist.) para colocar o produto ao alcance do público. Pão de açúcar
2
3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição Distribuição exclusiva
Franquias: o fabricante procura um canal exclusivo para comercializar seus produtos Distribuição seletiva Venda de produtos segmentados, sem a necessidade de exclusividade Distribuição intensa Distribuição para maiores pontos de venda possível
3
3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição 1.1- Canais verticais
Trata-se da distribuição da industria para o atacadista/distribuição, esse distribui ao varejista que por sua vez faz chegar ao consumidor final. Entendemos que nesse canal não há contato do consumidor final com o fabricante.
4
3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição 1.2- Canais Híbridos
O fabricante negocia diretamente com o consumidor final, porém após fechar a negociação, quem faz o processo de distribuição física é o parceiro. O fabricante entende que esse processo garante a qualidade e aperfeiçoamento de seus produtos, através desse contato direto
5
3 - DISTRIBUIÇÃO 2- Distribuição física
A distribuição de produtos, desde as fábricas até os centros atacadistas ou varejistas, pode ser realizada através de modalidades de transportes diversos: rodoviário, ferroviário, transporte aquaviário, aéreo e dutos para casos especiais.
6
3 - DISTRIBUIÇÃO 2- Distribuição física 2.1- Transporte rodoviário
Carga fracionada Coleta no fabricante, até a transportadora para ser destinado; Descarregamento, verificação, rotulagem e tiragem da mercadoria segundo os diversos destinos;
7
3 - DISTRIBUIÇÃO 2- Distribuição física 2.1- Transporte rodoviário
Carga fracionada Transferência da mercadoria até a cidade de destino; Descarregamento, verificação e triagem da mercadoria, segundo os destinos finais; Distribuição local com entrega da mercadoria ao cliente final.
8
3 - DISTRIBUIÇÃO 2- Distribuição física 2.1- Transporte rodoviário
Carga fechada Completar a carga e entregar
9
3 - DISTRIBUIÇÃO 2- Distribuição física 2.2- Transporte ferroviário
Custo fixo Vantagem em viagens longas Transporte graneleiro
10
3 - DISTRIBUIÇÃO 2- Distribuição física 2.3- Transporte aquaviário
Transporte marítimo - viagem a longa distancia, águas internacionais Navegação por cabotagem – viagem na costa brasileira Navegação de grande cabotagem – engloba os portos brasileiros mais os portos da Argentina e do Uruguai
11
3 - DISTRIBUIÇÃO 2- Distribuição física 2.4- Transporte aéreo
Considerado um dos transportes mais seguros da atualidade, porém com custos alto de tarifação; Após a globalização a busca por esse transporte aumentou, devido ao transporte de produtos perecíveis, eletrônicos, flores e aparelhos de precisão, assim a tendência é que esse custo diminua.
12
3 - DISTRIBUIÇÃO 2- Distribuição física
2.5- Transporte especiais, dutos Uso especial de transporte de gases e combustível liquido Duto de gás Brasil x Bolívia
13
3 - DISTRIBUIÇÃO 3- Logística 3.1- Os processos logísticos
A logística moderna está baseada na gestão eficaz e eficiente das informações referentes aos dois pontos básicos da cadeia de negócios, demanda e oferta; Os processos logísticos devem estar sempre dimensionados para permitir que a corporação possa criar valor para o cliente e construir um relacionamento duradouro, visto que o cliente está cada vez mais sensível ao serviço agregado ao produto.
14
3 - DISTRIBUIÇÃO 3- Logística 3.1- Os processos logísticos
Gestão de estoque Esta gestão é muito importante no momento de uma grande negociação; Por outro lado, o estoque pode ser mal visto como capital investido
15
3 - DISTRIBUIÇÃO 3- Logística 3.1- Os processos logísticos
Gestão de estoque Várias questões surgem: como necessidade de atendimento a clientes mais exigentes, ciclo de vida de produto cada vez menores e a forma de produzir em escala.
16
3 - DISTRIBUIÇÃO 3- Logística 3.1- Os processos logísticos
Gestão de estoque Questões a serem avaliadas: 1 – Os produtos permitem algum tipo de postergação em seu processo produtivo? Em que nível (configuração final, montagem)?
17
3 - DISTRIBUIÇÃO 3- Logística 3.1- Os processos logísticos
Gestão de estoque Questões a serem avaliadas: 2 – Como devemos medir a demanda: Localmente? Quando temos operações globais ou regionais?
18
3 - DISTRIBUIÇÃO 3- Logística 3.2- Armazenagem
As instalações de armazenagem desempenham papel primordial no processo logístico de uma empresa. Seu planejamento e formatação terão impacto importante no desempenho de distribuição dos produtos, por esse motivo, a armazenagem requer um gerenciamento moderno;
19
3 - DISTRIBUIÇÃO 3- Logística 3.2- Armazenagem
A armazenagem compreende quatro atividades básicas: Recebimento Estocagem Administração de pedidos Expedição
20
3 - DISTRIBUIÇÃO 4- Avaliação de canais de distribuição
1- volume vendido e a vender no período 2- participação de mercado 3- margem do canal 4- participação no espaço das lojas
21
3 - DISTRIBUIÇÃO 4- Avaliação de canais de distribuição
5- estrutura de vendas no canal 6- condições de armazenamento dos estoques 7- qualidade aos serviços prestados ao consumidor 8- atividades gerenciais do canal
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.