A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES

2 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Fundamentos teórico-metodológicos da inclusão escolar centralizam-se numa concepção de educação de qualidade para todos, no respeito à diversidade dos educandos. Sucesso da autuação do professor em classes inclusivas – implementação de amplas mudanças nas nas práticas pedagógicas: Adoção de novos conceitos e estratégias; Adaptação ou (re)construção de currículos; Uso de novas técnicas e recursos específicos para esta clientela; Estabelecimento de novas formas de avaliação; Estímulo à participação de pais e da comunidade nessa nova realidade social e educacional; Atitudes positivas frente à inclusão de crianças com necessidades especiais no ensino regular.

3 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Educação inclusiva implica um ensino adaptado às diferenças e às necessidades individuais – educadores precisam estar habilitados para atuar de forma competente junto aos alunos inseridos, nos vários níveis de ensino. Dificuldades na implantação da educação inclusiva: Falta de formação dos professores para atender às necessidades educativas especiais; Infra-estrutura e condições materiais inadequadas para o trabalho pedagógico. Universidade deve envolver-se em pesquisas sobre o ensino aos portadores de necessidades especiais, desenvolvendo instrumentos e recursos que facilitem-lhe a vida. (Gotti, 1998)

4 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Formação docente não pode restringir-se à participação em cursos eventuais – precisa abranger programas de capacitação, supervisão e avaliação que sejam realizados de forma integrada e permanente – professor precisa ser ajudado a refletir sobre a sua prática. É necessário o envolvimento de todos os membros da equipe escolar no planejamento de ações e programas voltados à temática da inclusão educacional.

5 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Providências de caráter administrativo correspondentes e essenciais para efetivação da construção do projeto de inclusão: Reuniões pedagógicas; Desenvolvimento de ações voltadas aos temas relativos à acessibilidade universal; Adaptações curriculares; Convocação de profissionais para dar suporte aos docentes e às atividades programadas.

6 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
O administrador deve ter uma liderança ativa, incentivar o desenvolvimento profissional docente e favorecer a relação entre escola e comunidade. Sua atuação pode ser de grande valia na tarefa de construir uma escola pronta a atender todos os indivíduos, sem discriminação. Prática muitas vezes dificultada por exigência de atividades burocráticas e administrativas.

7 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Castro (1997): Descrição do processo de implantação de uma proposta de educação inclusiva na rede pública de uma capital da região nordeste do Brasil. Entrevista com 30 pessoas (professores, diretores, supervisores e técnicos); Entre as dificuldades encontradas, estão as mesmas existentes em qualquer escola pública brasileira: Formação insuficiente de professores; Baixos salários; Falta de apoio pedagógico; Infra-estrutura e condições de trabalho precárias.

8 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Estudo buscou investigar como professores e diretores entendem a inclusão escolar e necessidades apontadas pelos profissionais no contexto da inserção da criança com deficiência no ensino comum. Participantes: 10 professores; 06 Gestores (3 diretores e 3 vice-diretores). Vínculo com 03 instituições educacionais abertas à inclusão.

9 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Material: Questionário de identificação para docentes e diretores; Roteiro de questões orientadoras para entrevista semi-estruturada: Concepção sobre educação inclusiva; Desenvolvimento do processo de inclusão; Condições necessárias à efetivação da educação inclusiva. Gravador portátil e fitas para o registro de entrevistas.

10 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Resultados e Discussão:

11 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES

12 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Considerações finais: Educação inclusiva foi vista sobre diferentes enfoques; Maioria dos participantes possui uma posição favorável à inclusão ; Docentes e diretores parecem crer que a educação inclusiva é uma proposta viável, mas necessita de profundas transformações na política e no sistema de ensino vigentes; Professores estão cientes de não estarem preparados para a inclusão; Participantes reconhecem a importância de uma educação democrática, que atende à totalidade dos educandos.

13 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Considerações finais: As necessidades mencionadas pelos entrevistados, em sua maioria, não são exclusivas ao ensino de alunos com necessidades especiais, existem há várias décadas na estrutura educacional do país; Principal obstáculo à proposta de inclusão: falta de preparo de professores para atuar com estes alunos; Dados obtidos reafirmam a necessidade de que agentes e gestores educacionais sejam consultados e participem ativamente das mudanças e transformações ocorridas no âmbito escolar.

14 7º Período – Psicologia - 2010
Bianca C. Pontes Camila Baratieri Daniele Carnelossi Luiz Eduardo Dietzel Rosângela Vianna 7º Período – Psicologia


Carregar ppt "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google