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CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

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Apresentação em tema: "CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ"— Transcrição da apresentação:

1 CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO PROF.SAMANDA NOBRE

2 O Fenômeno do Lúdico e a Educação ao Longo do Processo Civilizatório
JOGO E EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE 1 O Fenômeno do Lúdico e a Educação ao Longo do Processo Civilizatório

3 jogo estiveram presentes
O Lúdico na História Civilizatória A iniciação dos jovens nas relações sociais acontece por meio de diferentes maneiras, que transmitem os parâmetros de convivência. Enguita (1991) Escola. Ela existe há algum tempo e através dela e de outros mecanismos, que seguem um modelo semelhante, são transmitidos os valores (cultura,conhecimento) e princípios morais e éticos, que regem nosso convívio. A escola funciona utilizando-se de mecanismos de coerção, pois a sociedade também funciona dessa forma, determinando como devemos nos comportar. Mas será que foi sempre assim? Atividade Educativa e o lúdico Mas como se construiu historicamente essa atividade? Será que o lúdico e o jogo estiveram presentes nessa construção?

4 O Lúdico no Contexto da Primitividade
saberes elementares Imitação (LUZURIAGA, 1978) - Questão geográfica ou seja a fixação. O meio o principal aliado. Atividade lúdica e trabalho. (BRUHNS, 1993).

5 O Lúdico no Contexto da Antiguidade
Mecanismos de sobrevivência acúmulo de saberes X discriminação de funções Coletiva (consanguidade) Privada (classes e categorias) Tempo livre ( ócio) e a cultura lúdica. Educação = Conhecimento belicoso. o corpo apto e disciplinado para o combate. o lúdico é derrotado . . .

6 O Lúdico no Contexto da Idade Média
A Igreja apropria-se do direito de determinar o que seria necessário e correto para a educação da sociedade. Educação servia como mecanismo de manutenção do estado das coisas. O fenômeno do lúdico na Idade Média Manifestação livre,porém não permitido na escola. O nome da Rosa (despertar). O lúdico como qualidade humana Prazeres reais.

7 O Lúdico no Contexto da Renascença
Educação com princípios mais humanos (iluministas) Educação manobrada (elite) e a (plebe) Rompimento da visão ascética. brinquedo e atividades lúdicas. Formação voltada para o trabalho. Froebel.. Escola e vida.

8 O Lúdico no Contexto da Modernidade
processo industrial trabalho/produção incumbência da escola, tornando essa formação a sua prioridade. cultura do lúdico -(BRUHUNS, 1993).sumir com sua identidade. Escola nova- perspectiva heurística- regras e métodos que visam a descoberta.

9 E Agora um Novo Século: Pós-modernidade?
Traços marcantes do jogo se diferenciando do moderno Luciano Zajdsznajder (1992)= visão de jogo Característica experimental, inovadora, que todo jogo apresenta, em menor ou maior grau, que o faz a fonte do processo criativo sem preocupação com o produto, o resultado.

10 O Valor e o Renascimento
JOGO E EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE 2 O Valor e o Renascimento do Lúdico na Vida

11 O Valor do Lúdico na Vida e na Educação
pulsão lúdica- Huizinga (1971) Potencialidades e Dimensões estado lúdico- Schiller (1995) potencialidades. exercitamos trevas e luz (o bem e o mal). O contexto do jogo é o mais incrível laboratório de experimentação que o ser humano pode conceber. Para Bettelheim (1988), crianças, que não têm grandes oportunidades de brincar e com as quais raramente se brinca, sofrem grave interrupção, ou retrocesso, intelectual, pois, a criança exercita seus processos mentais na brincadeira e por meio dela. Sem esse exercício,seu pensamento pode permanecer superficial e pouco desenvolvido.

12 O Lúdico nos Estágios de Desenvolvimento do Ser Humano
PIAGET - Estágio Sensório-motor Dicas e Propostas para o Estágio Sensório-motor Estágio Pré-operacional Dicas e Propostas para o Estágio Pré-operacional Estágio Operacional Concreto Dicas e Propostas para o Estágio Operacional Concreto Estágio das Operações Formais Dicas e Propostas para o Estágio das Operações Formais

13 Fundamentos do Jogo Segundo Caillois (1990)- o jogo surge do inesperado... A Categoria Agon (Agônica) Competição e disputa A Categoria Alea (Aleatória) A Categoria Mimicry (Representação, Simulação) A Categoria Ilinx ou Vertigo (Desequilíbrio ou Vertigem)

14 Categorias para um Processo Didático-pedagógico Mais Lúdico
As relações humanas entre professores e estudantes e entre estudantes: A relação conteúdo-realidade: Os desafios significativos, que acontecem no contexto da escola: A ruptura com a rotina: A característica brincante da didática: • As aberturas: diálogos diretos do professor com o estudante. • Os jogos colegiais e intercolegiais: • Os professores que ensinam com dedicação, veracidade, entusiasmo Os grupos de interesse:

15 REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990. HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 1971 KISHIMOTO, Tizuko (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 1996 OBRIGADOOOO!


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