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ESTRATÉGIA: Forma de dispor seu exército em um campo de batalha.

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2 ESTRATÉGIA: Forma de dispor seu exército em um campo de batalha.
Topografia Condições climáticas Distâncias Forças inimigas EXÉRCITO Artilharia Infantaria Blindados Cavalaria Fatores Controláveis (internos) & Fatores Incontroláveis (externos)

3 Estratégia Administrar estrategicamente é um processo contínuo e interativo que visa manter a organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente. No ambiente atual de concorrência, não é mais suficiente gerenciar a empresa como um objeto específico; é preciso gerenciar o negócio da empresa, envolvendo fatores, influências, recursos e variáveis externas e internas, buscando competitividade. Com o planejamento estratégico, não se pretende adivinhar o futuro. O intuito é traçar objetivos futuros viáveis e propor ações para alcançá-los.

4 Estratégia É MAIS DO QUE UMA SÓ DECISÃO, É UM
PADRÃO GLOBAL DE DECISÕES E AÇÕES QUE POSICIONAM A ORGANIZAÇÃO EM SEU AMBIENTE E TÊM O OBJETIVO DE FAZÊ-LA ATINGIR SEUS OBJETIVOS DE LONGO PRAZO. 4

5 Planejamento Estratégico
“Processo gerencial que busca desenvolver e manter um ajuste entre os objetivos e recursos da organização e as oportunidades de mercado em permanente modificação.” Kotler

6 Como fazer o PE ? Quem somos?
Identidade Organizacional: Missão, Visão e Valores Onde estamos? Análise do ambiente: Análise do ambiente externo e interno Para onde vamos? Visão, Objetivos Como chegaremos lá? Delineamento das estratégias Como saber se estamos no caminho? Identificação e acompanhamento de indicadores Controle dos planos de ação

7 Identidade Organizacional: MISSÃO
A Missão organizacional esclarece o compromisso e dever da empresa para com a sociedade. Essencialmente ela estabelece o que a empresa faz, dentro de seu negócio. É a proposta para a qual, ou razão pela qual uma organização existe. Quem somos? O que fazemos? Para quem fazemos? De que modo nos propomos a fazer?

8 Fórmula básica de uma declaração de Missão
O que fazemos? De que modo fazemos? e/ou Para quem fazemos? Qual o nosso desafio? VERBO DE AÇÃO COMPLEMENTO DESAFIO + A Missão deve ser escrita após ampla discussão em todos os níveis da empresa. Ela servirá para que todos os integrantes tenham a mesma percepção do significado e da finalidade da empresa.

9 Exemplos de declaração de Missão
“Industrializar e comercializar equipamentos motorizados para uso nas atividades de silvicultura e jardinagem. Buscamos a excelência como organização, para fornecer produtos e serviços de qualidade em respeito aos consumidores, revendedores, fornecedores, empregados, comunidade e acionistas.” “Soluções em pinturas imobiliárias para a satisfação dos nossos clientes.”

10 Identidade Organizacional: VISÃO

11 Por que ter uma Visão de Futuro?
A VISÃO PINTA UM QUADRO DE ONDE VOCÊ QUER QUE E EMPRESA CHEGUE, E O QUE VOCÊ QUER QUE ELA SEJA. Por que ter uma Visão de Futuro? Controlar melhor o destino da empresa. Questionar o estado atual confortável (perceber que o atual sucesso operacional não é garantia para o futuro) ou inadequado. Instigar a necessidade de se livrar dos problemas atuais. Tornar o comportamento incongruente mais perceptível. Promover um sonho comum e coordenar o trabalho em equipe. Criar a necessidade de obter mais recursos para o negócio. Provocar a exploração de uma nova oportunidade ou ameaça.

12 Exemplos de Visão “Ser a empresa mais rentável do setor, possuindo elevado grau de comprometimento de seus colaboradores, e proporcionando aos seus clientes, produtos e serviços com Qualidade Total, garantindo a sua satisfação, preferência e fidelidade.” “Desejamos ser os líderes de desempenho e da qualidade no fornecimento de serviços em gestão, proporcionando aos clientes qualidade & produtividade de padrão internacional, através de um trabalho de equipe de nosso pessoal.” “Ser referência na região sul do Brasil em informação para gestão.”

13 Importância e objetivos da formalização dos Valores
Explicitar a ética e moral da organização Motivar as pessoas à ação Orientar o comportamento Clarificar as responsabilidades sociais Impulsionar para conquistas extraordinárias

14 A integração dos valores, das atitudes e dos comportamentos
“... nossas atitudes e comportamentos derivam destes pressupostos. A maneira como vemos o mundo é a fonte de nossa forma de pensar e agir.” Stephen Covey “... transformar os valores, aos poucos, em políticas, práticas e padrões para o comportamento. Os valores de uma empresa ou grupo, portanto, focam o comportamento das pessoas em todas as suas atividades.” Scott, Jaffe & Tobe

15 Forças, Fraquezas Oportunidades e ameaças (SWOT)

16 Matriz PFOA (SWOT) POTENCIALIDADES Strenghts FRAGILIDADES Weaknesses
AMEAÇAS Threats OPORTUNIDADES Opportunities MERCADO e AMB EMPRESA 59

17 Importância e objetivos da Análise do Ambiente
Descobrir a essência da organização Criar um contexto para a formulação das estratégias Conhecer os aspectos importantes da situação da empresa (natureza do setor, tendências do mercado, intensidade da concorrência, etc.) que não estão sob seu controle Descortinar as forças e as fraquezas da empresa em seu momento atual

18 Análise do Ambiente Externo - Porter
Na medida que as 5 forças competitivas determinam a rentabilidade média da indústria, os fatores que alteram a perspectiva dessa rentabilidade podem ser entendidas como oportunidades e ameaças que circundam a empresa. Oportunidades: situações atuais e/ou futuras que possibilitem à empresa melhorar sua rentabilidade. Ameaças: situações atuais e/ou futuras que potencialmente podem reduzir a rentabilidade da empresa.

19 Fatores externos (incontroláveis)
Forças ambientais incontroláveis pela empresa que, se bem aproveitadas, podem trazer vantagens competitivas perante os concorrentes. OPORTUNIDADES: Forças ambientais incontroláveis pela empresa que, se não neutralizadas, podem trazer desvantagens competitivas perante os concorrentes. AMEAÇAS:

20 Análise do Ambiente Interno - Porter
Pontos fortes: características da empresa, tangíveis ou intangíveis, que permitem alcançar vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Pontos fracos: características da empresa, tangíveis ou intangíveis, que dificultam alcançar vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

21 Fatores internos (controláveis)
Forças internas controláveis que podem, se bem utilizadas, trazer vantagens competitivas perante os concorrentes. PONTOS FORTES: Forças internas controláveis que podem, se expostas ao ambiente, trazer desvantagens competitivas perante os concorrentes. PONTOS FRACOS:


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