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Balanced Scorecard (BSC)

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Apresentação em tema: "Balanced Scorecard (BSC)"— Transcrição da apresentação:

1 Balanced Scorecard (BSC)
FAMINAS – BH - Administração – 8º P. Disciplina: Tópicos Especiais Profª Adriana Gonçalves Menezes-

2 BSC: aspectos evolutivos
1990 David Norton e Robert Kaplan ERA INDUSTRIAL - ERA DA INFORMAÇÃO Estudo para observar empresas dos mais diversos segmentos – teste do scorecard Indicadores financeiros Indicadores financeiros e não financeiros BSC Divulgado em 1992 com foco na mensuração Foco na estratégia

3 BSC: Conceito O BSC é um sistema gerencial de medida de desempenho que incorpora medidas financeiras e não financeiras norteadas pela missão e pela estratégia da empresa. No BSC, os objetivos e medidas focalizam o desempenho organizacional sob quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos, de aprendizado e crescimento. Para a organização converter suas iniciativas e recursos em resultados tangíveis no contexto das perspectivas, utiliza-se um instrumento denominado Mapa Estratégico. O Mapa Estratégico é uma representação gráfica pelo qual os executivos comunicam aos colaboradores uma percepção clara de como suas funções estão ligadas aos objetivos gerais da organização, possibilitando que trabalhem de maneira coordenada e colaborativa em prol das metas almejadas pela empresa. KAPLAN, Robert S. NORTON, David P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. 20. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

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5 BSC: Perspectivas-medidas de desempenho

6 BSC: Perspectivas PERSPECTIVA FINANCEIRA
Fornece um referencial de análise da estratégia de crescimento, rentabilidade e risco. novos mercados, novos produtos e serviços, sistemas, funcionários, novos canais de marketing, vendas e distribuição, etc CRESCIMENTO lucratividade, retorno sobre capital investido, lucro operacional e margem bruta SUSTENTAÇÃO fluxo de caixa operacional, diminuição da necessidade de capital de giro COLHEITA

7 INDICADORES DA PERSPECTIVA FINANCEIRA
CRESCIMENTO E MIX DE RECEITA NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS NOVOS CLIENTES E MERCADOS NOVAS RELAÇÕES DE VENDA NOVA ESTRATÉGIA DE PREÇOS RELAÇÃO CUSTO/MELHORIA DE PRODUTIVIDADE PRODUTIVIDADE DA RECEITA/FUNCIONÁRIO REDUÇÃO DE CUSTOS E DESPESAS OPERACIONAIS CICLO E GIRO DE CAIXA MELHORIA DA UTILIZAÇÃO DOS ATIVOS

8 PERSPECTIVA DE CLIENTES
Mede o desempenho relacionado à criação de valor para o cliente. Participação de mercado Reflete a proporção de negócios em um determinado mercado Mede, em termos absolutos ou relativos, a intensidade com que uma unidade de negócios atrai ou conquista novos clientes ou negócios Captação de clientes Controla, em termos absolutos ou relativos, a intensidade com que uma unidade de negócios retém ou mantém relacionamentos contínuos com seus clientes Retenção de clientes Mede o nível de satisfação dos clientes de acordo com critérios específicos de desempenho Satisfação de clientes Mede o lucro líquido de cliente ou segmento, depois de deduzidas as despesas específicas Lucratividade de clientes

9 INDICADORES DA PERSPECTIVA DE CLIENTES
PARTICIPAÇÃO DE MERCADO REFLETE A PROPORÇÃO DE NEGÓCIOS NUM DETERMINADO MERCADO CAPTAÇÃO DE CLIENTES MEDE A INTENSIDADE COM QUE CADA UNIDADE DE NEGÓCIOS CONQUISTA NOVOS CLIENTES RETENÇÃO DE CLIENTES MEDE O GRAU DE RELACIONAMENTO CONTÍNUO QUE CADA UNIDADE DE NEGÓCIOS TEM COM SEUS CLIENTES SATISFAÇÃO DOS CLIENTES MEDE O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EM RELAÇÃO A PROPOSTA DE VALOR LUCRATIVIDADE DOS CLIENTES MEDE O LUCRO LÍQUIDO DE CLIENTE OU SEGMENTOS

10 Processo de Operações;
PERSPECTIVA DE PROCESSOS INTERNOS Mede o desempenho do tempo e qualidade dos processos existentes, identificando os aspectos que podem ser melhorados. Processo de Inovação; Processo de Operações; Processo pós vendas Indicadores O PROCESSO DE INOVAÇÃO % VENDAS GERADO POR NOVOS PRODUTOS LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS X LANÇAMENTO DA CONCORRÊNCIA INOVAÇÕES NO PROCESSO DE GESTÃO TEMPO DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS O PROCESSO DE OPERAÇÕES ENTREGAR EFICIENTEMENTE PRODUTOS SERVIÇO PÓS VENDA OPERAÇÕES INTERNAS GERENCIAMENTO DA MARCA QUALIDADE DE PRODUÇÃO

11 Aprendizagem Contínua
PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO Capacitação dos funcionários Aprendizagem Contínua Educação Permanente Ênfase no desenvolvimento, na motivação e no empowerment Provêm de três fontes principais: pessoas, sistemas e procedimentos organizacionais. CAPACIDADE DOS FUNCIONÁRIOS SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS RETENÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PRODUTIVIDADE DOS FUNCIONÁRIOS RECICLAGEM DA FORÇA DE TRABALHO CAPACIDADE DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MOTIVAÇÃO, EMPOWERMENT E ALINHAMENTO SUGESTÕES APRESENTADAS E IMPLEMENTADAS MEDIDAS DE ALINHAMENTO INDIVIDUAL E ORGANIZACIONAL MEDIDAS DO DESEMPENHO DE EQUIPE Indicadores

12 DESDOBRAMENTO DAS ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DO BSC

13 BSC: Exemplo de construção do BSC
1º) Missão: “Oferecer produtos que atendam e satisfaçam as necessidades dos nossos clientes, com excelência e com a máxima qualidade, assegurando, permanentemente, o aperfeiçoamento e a expansão dos negócios.” 2º) Valores: Confiança; Segurança; Ética; Parceria; Dinamicidade 3º) Visão: “Estar entre as melhores empresas do segmento, tendo esse reconhecimento de nossos clientes, nossos colaboradores, da sociedade e dos demais parceiros.” 4º)Estratégia: Crescimento intensivo: Penetração e desenvolvimento de Mercado, melhoria dos produtos existentes e desenvolvimento de novos produtos com a máxima qualidade.

14 Mapa estratégico para a perspectiva financeira

15 Mapa estratégico para a perspectiva de clientes

16 Mapa estratégico para a perspectiva de processos internos

17 Mapa estratégico para a perspectiva de aprendizagem e crescimento

18 ÁRVORE DA ESTRATÉGIA

19 Referências Bibliográficas:
DUTRA, ADEMAR et al. O Balanced Scorecard: estratégia e avaliação do desempenho. In: DUTRA, ADEMAR et al. Estratégias: formulação, implementação e avaliação: o desafio das organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, p HERRERO, Emílio. Balanced Scorecard e a gestão estratégica: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. KAPLAN, Robert S. NORTON, David P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. 20. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. KAPLAN, Robert S. NORTON, David P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o Balanced Scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. KAPLAN, Robert; NORTON, David. Colocando em funcionamento o Balanced Scorecard. In: KAPLAN, Robert; NORTON, David. Processo decisório: os melhores artigos de Harvard Business Review. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006b. p KAPLAN, Robert; NORTON, David. Enfrentando problemas com a estratégia? Mapeie-a. In: KAPLAN, Robert; NORTON, David. Processo decisório: os melhores artigos de Harvard Business Review. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006a. cap. 8, p NASCIMENTO, Auster Moreira; REGINATO, Luciane. (Org.). Balanced Scorecard. In: NASCIMENTO, Auster Moreira; REGINATO, Luciane. (Org.). Controladoria: Um Enfoque na Eficácia Organizacional. São Paulo: Atlas, cap. 13. OLIVEIRA, Luis Martins de et al. Balanced Scorecard. In: OLIVEIRA, Luis Martins de et al. Controladoria Estratégica: Textos e Casos Práticos com Solução. 3 ed. São Paulo: Atlas, cap. 9. OLIVEIRA, Luis Martins de et al. Novos indicadores empresariais e o Balanced Scorecard. In: OLIVEIRA, Luis Martins de et al. Controladoria Estratégica: Textos e Casos Práticos com Solução. 3. ed. São Paulo: Atlas, cap. 10. PADOVEZE, Clovis Luis. Monitoramento da Estratégia: Balanced Scorecard e Gestão de Riscos. In: PADOVEZE, Clovis Luis. Contabilidade Gerencial: Um Enfoque em Sistema de Informação Contábil. 7.ed. São Paulo: Atlas, cap. 19. COSTA, Ana Paula Paulino da. Balanced Scorecard: conceitos e guia de implementação. São Paulo: Atlas, 2006. TAVARES, Mauro Calixta. O BSC como instrumento de gestão estratégica. In: TAVARES, Mauro Calixta. Gestão Estratégica. 3.ed. São Paulo: Atlas, p ZENONE, Luiz Cláudio. Balanced Scorecard (BSC). In: ZENONE, Luiz Cláudio. Marketing estratégico e competitividade empresarial: formulando estratégias mercadológicas para organizações de alto desempenho. p


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