Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBenedicto Barros Lage Alterado mais de 8 anos atrás
1
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Análise Diagnóstica da Educação Municipal
2
O QUE É UM PROBLEMA? Na ótica de políticas públicas: O que é um Problema? é uma situação negativa que afeta um determinado grupo de pessoas Um problema exprime uma insatisfação Uma inconformidade com a realidade presente ou com as suas perspectivas futuras Precisa ser declarada evitável pelo ator (estar na agenda)
3
O QUE É UM PROBLEMA? O ator exprime uma insatisfação ao comparar suas aspirações com a realidade; O ator considera a insatisfação evitável; O ator declara a insatisfação como problema e a declara parte de seu projeto de governo; O ator declara o problema em seu espaço de governabilidade; O ator descreve o problema para delimitar o seu significado;
4
O QUE É UM PROBLEMA? Em outras palavras, problema é: -Um desvio em relação à situação desejada, ou -A diferença entre o que se tem e o que se almeja, ou -A diferença entre a meta proposta e o resultado alcançado, ou ainda -O resultado (efeito) indesejável de um trabalho. Exemplo:Taxa de aprovação 57% Almejo 90% Qual o problema? Baixa taxa de aprovação. -Um problema deve ser sempre enunciado como uma condição negativa.
5
Erro 1: Identificação incompleta, imprecisa, vaga ou genérica − Utiliza vocabulário genérico, como “estrutura inadequada” ou “problemas de gestão” − Gera dúvidas na leitura, já que o texto vago pode se aplicar a mais de uma situação negativa ERROS NA IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS
6
Erro 2: Confusão entre problema existente e “falta de solução” − Ausência de solução não é o mesmo que existência de problema; − A falta de alguma coisa pode ser uma causa do problema ERROS NA IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS
7
Confusão entre Problema e "Falta de Solução " Não há ônibus no transporte dos alunos do Ensino Fundamental Identificação Incompleta, Imprecisa ou Genérica Problema de pontualidade afeta escolas de Ensino Fundamental Identificação Correta do Problema Alunos chegam atrasados e perdem parte das aulas nas escolas de Ensino Fundamental Exemplo
8
Erro 3: Confusão entre problema existente e suas causas Problema é sempre em efeito indesejado, uma característica de qualidade de serviço que está sendo oferecido e que não está atendendo às necessidades ou expectativas do aluno. Assim o problema é sempre definido em função do usuário, refere-se sempre a algum processo que está sendo executado e não está conseguindo alcançar o desejado. Causa é o que determina o efeito observado, aquilo a que se deve o efeito. Ex. problema: baixa taxa de aprovação causas: falta material didático; falta professores; falta metodologias... ERROS NA IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS
9
PROBLEMA CAUSAS
10
Orientação da Atividade A partir da situação (vermelho, amarelo e verde) identificada em cada item e da análise dos Indicadores presentes em cada Dimensão (Direito à Educação, Gestão Democrática e Qualidade da Educação), procure construir três problemas relevantes para a realidade da educação em seu município
11
PROBLEMA Alimentação escolar com qualidade nutricional abaixo do mínimo esperado PROBLEMA Alimentação escolar com qualidade nutricional abaixo do mínimo esperado CAUSA 1 Falta de infraestrutura nas escolas para a preparação da refeição CAUSA 1 Falta de infraestrutura nas escolas para a preparação da refeição CAUSA 2 Baixa qualificação dos servidores que realizam o preparo das refeições CAUSA 2 Baixa qualificação dos servidores que realizam o preparo das refeições Exemplo de Causa Problema CAUSA 3 Baixa qualidade dos alimentos utilizados no preparo das refeições CAUSA 3 Baixa qualidade dos alimentos utilizados no preparo das refeições
12
PROBLEMA CAUSA 1 CAUSA 2 Causa Problema CAUSA 3
13
DIMENSÃOPROBLEMASCAUSAS 1. 2. 3. Matriz de Problemas
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.