A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saulo Camarotti Filósofo e Game Producer

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saulo Camarotti Filósofo e Game Producer"— Transcrição da apresentação:

1 Saulo Camarotti Filósofo e Game Producer

2 Filosofia Amor à Sabedoria
Busca pela verdade e pelo conhecimento, presente em tudo ao nosso redor Ciência, Arte, Religião e Política Maneira clássica - Aplicação prática na vida Como ser um profissional melhor, como organizar o tempo, como ser útil, e o porquê disso tudo. Se os Jogos assumiram um papel tão importante, quais reflexões podemos extrair dessa prática?

3 Encantamento com o Jogo
Identificação do ser Caminho natural do homem é a evolução, ordem, o construir. No mundo virtual a gente vive um pouco do ideal. Evolui um personagem, constrói um mundo, se realiza como herói. Como se por um breve momento, o jogador se realizasse na vida. Realização virtual, não tem efeito direto na vida. Longas sessões Vício e falta de compromisso com a vida Falta da realização no mundo real Busca para saciar a sede Os desafios da vida são mais complexos e amedrontadores

4 Saudável Livros, filmes e músicas
Fonte de energia e estímulo para viver A vida encarada como jogo

5 Vida x Jogo Objetivo do jogo é claro
Sem objetivo o jogo perde o sentido. Na vida, sem objetivos bem definidos ficamos inertes ou a deriva. League of Legends: se o jogador ficasse passeando pelo cenário, sem entender o objetivo real da disputa.

6 Vida x Jogo Aceita todos desafios sem exitar
Não fica parado. Perde o sentido de jogar. Busca desafio, se não buscasse nem entraria no jogo. Dificuldade estimula o progresso. No jogo, todos os desafios são encarados como diversão. Na vida, tudo que se ouve é reclamação e falta de ânimo. Nos tempos clássicos, era uma honra enfrentar as batalhas e superar suas dificuldades. A Realização na vida só vem quando assumimos a postura de vivê-la. “Ama-se mais aquilo que se conquista com o esforço.” Aristóteles

7 Desenvolver Habilidades
Início do jogo: desafios e ferramentas simples. Ao longo do jogo: aumenta-se a complexidade das ferramentas e dos desafios gradualmente. Provas anteriores ficam muito fáceis. No jogo: equipamentos e magias. Na vida: recursos e virtudes. Meio e não fim. A espada do Link, no Zelda, não é o objetivo em si, é um meio de se alcançar o objetivo real, de salvar a princesa. Assim como o carro, a casa, a posição de prestígio em uma empresa…

8 Chefões No fim de uma fase vem o chefão.
Evidencia as habilidades aprendidas e as coloca em prova. Provas da vida são constantes. Mas algumas são marcantes, e te levam para um próximo patamar. Vestibular Perda

9 Arquitetura / Design Regras Na vida, existem as Leis universais
Muito bem definidas Não existem ferramentas além das quais você precisa O jogador busca entendê-las, ao invés de questionar a existência delas. Game Designer cria as regras Na vida, existem as Leis universais Gravidade Consequências geradas a partir das ações Entender as leis e aceitá-las facilita a caminhada Atravessar uma parede

10 Avatar Jogador representado dentro do universo virtual
Sentido original de Avatar Sânscrito: Manifestação do real no mundo virtual Diversas culturas e tradições, como Egito, Grécia, Índia... A matéria é o Ilusório, pois é efêmera e não duradoura O Real é o eterno, o que está além. Real é o espírito, e o virtual a nossa personalidade. Paralelo Espírito = Jogador Personalidade = Avatar virtual. Virtual dentro do Virtual Ao longo da vida, assumimos vários papéis em diferentes fases

11 Enredo Joseph Campbell - Mito do herói O mito
Elemento comum em todas as parábolas de heróis da humanidade Arquétipo com diferentes vestimentas, que falam diretamente sobre o caminho do homem Bhagavad Gita, Teseu e Minotauro, Odisséia, Super Mario, Star Wars, Matrix, Senhor dos Anéis, dentre outros. Influenciou diversos autores – George Lucas O mito Meio divino e meio mortal instintos e emoções grosseiras, mas também virtudes e alma divina Desafio/missão se entrega de corpo e alma, sem medo Presença de uma mulher Alma = impulsiona ao desafio, apoia, recompensa Cumprimento da missão conquista da felicidade, realização, herói pleno

12 Virtudes Inteligência, Ordem, Justiça, Beleza, Coragem, Bondade, Generosidade, Auto-controle, Disciplina... Virtudes estão presentes como elemento chave dos jogos Nos encantamos com a expressão das virtudes nos jogos, pois temos necessidade delas na vida

13 Virtudes Tetris e a Ordem
Queremos que tudo se encaixe, faça sentido e tenha seu lugar. Se perdeu o controle, no Tetris você perde o jogo. Vida desordenada, perde controle. Finanças desordenadas, aumenta as dívidas, nos momentos mais difíceis vai lhe faltar organização.

14 Virtudes Justiça no Angry Birds
Dar a cada bloco da construção, o passarinho que lhe corresponde, segundo sua natureza e suas habilidades. “Justiça: Dar a cada um o que lhe corresponde, segundo a sua natureza e seus atos.” Platão

15 Tutorial O Tutorial nos games Filosofia pode atuar como um tutorial
Dá o sentido, um objetivo e mostra as ferramentas disponíveis. Filosofia pode atuar como um tutorial A Filosofia traz as respostas e diretrizes para a vida Como posso lidar melhor com os problemas? O que me faz feliz? Como posso ser melhor? Como posso me fazer útil? Em um jogo o objetivo é claro, então precisamos encontrar o objetivo da nossa vida.

16 “A vitória sobre si mesmo é a maior das vitórias”
Platão

17 Filósofo e Game Producer
Obrigado! Perguntas? Saulo Camarotti Filósofo e Game Producer


Carregar ppt "Saulo Camarotti Filósofo e Game Producer"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google