A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento familiar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento familiar"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento familiar
Métodos naturais Planejamento familiar

2 Métodos naturais Humanae Vitae – Papa Paulo VI
É contra a contracepção mesmo dentro do matrimônio Deve-se respeitar os processos naturais. Como os métodos naturais não impedem o contágio de doenças sexualmente transmissíveis, não são de interesse hoje. Observar como os artificiais abriram as portas ainda mais da infidelidade conjugal e da degradação da moralidade, casamentos desfeitos, milhares de abortos, preservativos distribuídos no primário... Os métodos naturais são para casais cuja sexualidade é exclusivamente entre os dois, obedecendo a lei de Deus. São tão eficientes quanto os artificiais com a vantagem de não terem efeitos secundários.

3 Métodos naturais Não é necessário um ciclo regular.
É possível aprender a usá-lo em qualquer altura da vida fértil. Os métodos naturais desenvolvem o respeito do casal pela fertilidade e de um pelo outro, à medida que aumenta o crescimento mútuo e o dom da fertilidade. Podem ser usados para planejar a gravidez ou para evitá-la.

4 Ovatel Alterações na formação dos sais na cristalização da saliva
Pode ser substituído por um microscópio da Barbie. Ou farmácia LigMed na W3 sul

5 Dias inférteis – distribuição aleatória dos cristais.
Ovatel Dias inférteis – distribuição aleatória dos cristais.

6 Ovatel Dias de preparação para ovulação – início da organização dos cristais em forma de folhas de samambaias.

7 Dias férteis –cristais organizados em forma de folhas de samambaias.
Ovatel Dias férteis –cristais organizados em forma de folhas de samambaias.

8 Tabelinha Considera como se o ciclo da mulher fosse fixo. Mas não é. E é natural que não seja. Toda mulher tem uma certa irregularidade dos ciclos. O que é regular e fixo são os dias entre a ovulação e a próxima mestruação (13 a 15 dias) Por isso não funciona, pois você não consegue prever a data da próxima mestruação para então definir a ovulação.

9 Ciclos mestruais com diferentes durações
Dia 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 ciclo curto X ciclo longo ciclo médio

10 Temperatura basal A temperatura da mulher aumenta logo depois da ovulação. Tem que medir sempre no mesmo horário. Confirma que já ocorreu a ovulação, mas é difícil de detectar antes, quando tem uma pequena queda na temperatura.

11 Temperatura basal

12 Mini sophia ou L sophia Aparelho que funciona como termômetro e permite que você insira dados de outros métodos e faz a conta estatística para indicar o período fértil. Usa a tabelinha, junto com os dados de muco que você coloca, mais a marcação dos dias de mestruação que você insere. Um pouco caro. Você tem que obedecer todos os métodos juntos e guarda os dados dos últimos 6 meses.

13 Mini sophia ou L sophia

14 Fitinhas de ovulação Detecta a presença do hormônio LH na urina.
Esse hormônio costuma aparecer de 48 a 24 horas antes da ovulação ocorrer e desaparece logo em seguida. Este hormônio só é produzido durante o dia. Então o teste não pode ser feito tarde da noite nem de manhã cedo. O horário melhor é no final da tarde. Deve ser usado juntamente com o método Billings.

15 Fitinhas de ovulação

16 Fitinhas de ovulação

17 Método Billings Observação da mudança da sensação e do muco.
Através do muco (e suas variações de consistência) e da sensação (seca, úmida e lubrificada) avisa o tempo necessário antes da ovulação e confirma o dia ápice. O mais confiável é o Billings. É útil usá-lo em combinação com outros. Mas nunca usar apenas outro método sem o Billings junto.

18 Método Billings

19 Método Billings

20 Método Billings Muco: não é hidrossolúvel, não é absorvido pelo papel higiênico. O xixi é absorvido (escurece o papel) mas o muco não, fica sobre a superfície do papel. Observar toda vez que for ao banheiro. Aos pouco fica automático.

21 Método Billings

22 Método Billings

23 Método Billings O óvulo sobrevive durante um período. O método recomenda 3 dias de abstinência após a ovulação, caso o casal não esteja planejando ter um filho naquele período. O espermatozóide sobrevive durante um período também dentro da mulher, especialmente na época que está com muco fértil. Por isso o método recomenda 3 dias de abstinência antes da ovulação no caso de não estar planejando uma gravidez.

24 Método Billings A mestruação não é garantia de que não vai engravidar.
O muco pode vir misturado com o fluxo e ovular logo após o período mestrual. O método funciona para qualquer duração do ciclo, mesmo com cisto


Carregar ppt "Planejamento familiar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google