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Você sabia? Braille e libras.

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1 Você sabia? Braille e libras.
Esta página é a capa Andréia de Souza Gonçalves, Flávia de Jesus Pereira e Renata Costa

2 Conceitos Simbologia Braille Cegueira:
A deficiência física cegueira envolve a perda total ou parcial da visão. Há vários tipos de cegueira parcial, dependendo do grau e tipo de perda de visão. A cegueira é a falta de visão e também pode referir a perda de visão que não pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato. segundo Bock (2013) pessoas com cegueira geralmente utilizam o sistema Braille para sua aprendizagem, alem de outros recursos que possibilitam o acesso a informação. Baixa Visão: A pessoa com baixa visão e a que tem um grau de visão que pode variar desde a percepção luminosa e a percepção de objetos, ate a acuidade visual correspondente a 30%. O percentual de visão por si só não determina o que uma pessoa com baixa visão e capaz de discriminar ou de reconhecer, o desempenho visual tem mais a ver com o uso da visão. (BOCK, 2013, p.21). Com isso a pessoa com baixa visão deve aproveitar esse resíduo visual sendo incentivada a utilizar a visão que lhe resta. Simbologia Braille: O Sistema Braille, utilizado universalmente na leitura e na escrita por pessoas cegas, foi inventado na França por Louis Braille, um jovem cego, reconhecendo-se o ano de 1825 como o marco dessa importante conquista para a educação e a integração dos deficientes visuais na sociedade. (

3 Dicas Simbologia Braille
Muitos acham que tratar de uma pessoa com deficiência visual e difícil ou ate mesmo complicado. E claro que deve-se ter cuidados especial mais a muita simplicidade nesses cuidados: A pessoas muitas vezes aumentam o tom de voz quando vão falar com uma pessoa cega. Devemos entender que a pessoa cega não e surda, (a não ser que tenha surdocegueira ai o processo e um pouco diferente) mas no caso só da cegueira falar de maneira clara, porem não em um volume alto, ate por que o cego muitas vezes desenvolve bem sua audição. Outro fator importante e quando ajudamos um cego a se locomover devemos sempre dar o nosso braço para que eles possam se seguram e se locomover com segurança. E importante também sempre avisar o que esta acontecendo a redor, informar que a obstáculos pelo caminho por exemplo. Sempre se dirija a pessoa cega, quando ela for a interessada no assunto e não a pessoa que esta acompanhado. mantenha os objetos no mesmo lugar onde um cego se locomove, pois muitas vezes esses objetos são pontos de localização para eles. Sempre avise o deficiente visual quando for se retirar para não deixá-lo falando sozinho.

4 LIBRAS Conceitos Surdez: A surdez sofreu mudanças ao decorrer da história. Com o passar dos tempos o suros já foram excluídos visto como Deuses etc. No Brasil Edouard Huet em 1857 fundou no rio de janeiro a primeira escola de surdos (INES), Sendo este surdo também. Pessoas surdas são pessoas que possuem déficit auditivo utilizam a língua dos sinais. Bilingüismo: O bilingüismo tem como intenção básica a necessidade do surdo ser bilíngüe, isto é, este deve adquirir a Língua de Sinais, que é considerada a língua natural dos surdos, como língua materna e como segunda língua, a língua oral utilizada em seu país. Estas duas não devem ser utilizadas ao mesmo tempo, para que suas estruturas sejam preservadas. Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO LIBRAS: Segundo Schmitt (2013) LIBRAS é a língua utilizada pela comunidade surda para se comunicar em todos os espaços e situações. LIBRAS significa Língua Brasileira de Sinais. As línguas de sinais são fundamentalmente diferentes das línguas orais devido à sua modalidade espaço-visual, que faz com que sejam percebidas através da visão e produzidas através das mãos e das expressões faciais e corporais. Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

5 LIBRAS Dicas A pessoa surda “fala” em sua língua própria, a língua de sinais, por isso não e correto usar o termo surdo e mudo. Fale pausadamente sempre mantendo o contado visual, para a pessoa poder fazer a leitura labial. Evite colocar objetos ou ate a mão na boca para melhor ser compreendido. Se não conseguir se comunicar através da fala escreva para a pessoa com deficiência auditiva se necessário. Não precisa gritar, fale em tom normal, a não ser que lhe peçam para falar mais alto. Se tiver dificuldade para entendê-lo, não tenha receio de pedir que repita. Para iniciar uma conversa com uma pessoa surda, acene ou toque levemente em seu ombro ou braço. Quando uma pessoa surda estiver acompanhado de um intérprete, fale diretamente com o surdo e não com o intérprete.

6 REFERÊNCIAS BOCK, Geisa Leticia Kempfer, Solange Cristina da Siva. Simbologia BRAILLE: Caderno pedagogico – 1ª ed. Florianópolis: DIOESC: UDESC/CEAD/UAB, SCHMITT, Dionísio; etal. Língua Brasileira de Sinais: Caderno pedagógico – 1ª ed. Florianópolis: DIOESC: UDESC/ CEAD, cartilhacegosfinalweb.pdf sensibilizacao.pdf Cartilha_Dicas_de_Convivencia_PCD_Faders_e_AL_RS.pdf 09_04_35_215_Cartilha_Viver_Sem_Limite_versão_2013.pdf


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