A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOPATIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOPATIA."— Transcrição da apresentação:

1 PSICOPATIA

2 A palavra psicopatia, etimologicamente, vem do grego psyché, alma, e pathos, enfermidade. O conceito de psicopatia não é consenso entre os especialistas, entretanto, apesar das inúmeras definições diversificadas, acorda-se que a psicopatia é um transtorno da personalidade e não, uma doença mental.

3 O transtorno da personalidade. [
O transtorno da personalidade [...] exige a constatação de um padrão permanente de experiência interna e de comportamento que se afasta das expectativas da cultura do sujeito, manifestando-se nas áreas cognoscitiva, afetiva, da atividade interpessoal, ou dos impulsos, referido padrão persistente é inflexível, desadaptativo, exibe longa duração de início precoce (adolescência ou início da idade adulta) e ocasiona um mal-estar ou deteriorização funcional em amplas gamas de situações pessoais e sociais do indivíduo. (GOMES; GARCÍA-PABLOS DE MOLINA, 2008, p. 284)

4 Características A psicopatia apresenta níveis variados de gravidade: leve, moderado e grave, o que faz com que as características do transtorno sejam percebidas de formas variadas, ou seja, nem todos os psicopatas apresentam as mesmas características em número e grau iguais. Alguns podem tender para o cometimento de crimes contra o patrimônio, como o furto e o dano, enquanto outros realizam crimes contra a pessoa, a exemplo do homicídio e dos maus-tratos.

5 Características Frieza Insensibilidade Capacidade de manipulação
Perversidade Aversão as normas sociais Impiedade Imoralidade Desprovidos de sentimentos de culpa, piedade e remorso

6 Características “Em casos extremos, os psicopatas matam a sangue frio, com requinte de crueldade, sem medo e sem arrependimento”.(mentes perigosas, o psicopata mora ao lado). A psicopatia pode ser dividida por grau de severidade, sendo leve, moderado e severo.

7 Psicopatia e Doenças Mentais
A psicopatia é um transtorno comportamental e não uma doença mental.

8 Psicopatia e Doenças Mentais
Para a Psiquiatria Ana Beatriz Barbosa Silva, a psicopatia não é uma enfermidade mental, porque o psicopata não sofre alucinações e delírios, não apresenta manifestações neuróticas nem desorientações quanto ao tempo, ao lugar e às pessoas e não tem intenso sofrimento mental, como ansiedade, depressão ou pânico, características de enfermos mentais.

9 Considerações Finais A psicopatia é um transtorno de personalidade e não, uma enfermidade psíquica. A psicopatia tem particular interesse para a Criminologia, tendo em vista que portadores desse transtorno, pelo fato de serem isentos de empatia e de não aceitarem qualquer ética moral, cultural, familiar, social ou legal, possuem inclinação intrínseca para o cometimento de infrações penais.

10 Considerações Finais Estudiosos consideram, através de inúmeras pesquisas, tanto experimentais, quanto teóricas, que a psicopatia possui um correlato fisiológico (déficit funcional do sistema límbico) e um social (falhas na educação moral e ética e no processo de socialização).

11 Considerações Finais Por serem indivíduos instáveis e pelo fato de não sentirem inibição de origem emocional, são propensos a reincidirem em atos criminosos, fatos que devem ser considerados no momento de conceder liberdade condicional ou redução de pena a um criminosos psicopata.

12 Considerações Finais A construção de uma sociedade solidária e livre de violência passa pela proteção às pessoas em terem o direito de não conviverem com criminosos dissimulados e insensíveis.

13 Bibliografia SILVA,Ana Beatriz Barbosa, Mentes Perigosas - O psicopata mora ao lado,ed.1, editora Fontamar. acessado em 14/05/2013.


Carregar ppt "PSICOPATIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google