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Projeto Operador de Computador

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Apresentação em tema: "Projeto Operador de Computador"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Operador de Computador
AULA 01 Nessa 1º aula, você irá conhecer alguns dos principais termos usados na informática, como hardware, software, periféricos, entre outros. Conhecerá sobre o surgimento do computador e também o seu funcionamento.

2 Introdução à microinformática
Com a informática, adquirindo cada vez mais relevância tanto no cenário profissional quanto pessoal. É imprescindível que saibamos usar o mínimo de um sistema computacional, além de entender como ele funciona. Comecemos com algumas definições:

3 Informática: Ciência que estuda como os dados são coletados e processados a fim de serem transformados em informação; Dados: São fragmentos de uma informação, como números, medidas, valores, etc. O dado é um fato isolado que, por si só, não tem sentido algum. Exemplo: 26 é apenas um número que pode representar qualquer coisa; Informação: Segundo o dicionário, informação é ação ou efeito de informar, ou seja, é um conjunto de dados que sejam relevantes a certo assunto. Exemplo: Leonildo tem 26 anos, é uma informação que indica a idade de Leonildo; Computador: Aparelho eletrônico capaz de armazenar, analisar e processar dados.

4 Componentes básicos Ao dirigir-se até uma loja para adquirir seu computador, é possível que, em meio a tantas opções, surjam dúvidas sobre o que comprar e, muitas vezes, teremos que definir claramente o que é interessante, o que é útil e o que é necessário. A escolha do componente a ser utilizado depende muito do tipo de trabalho que deseja realizar. Podemos levar em consideração que o hardware é o primeiro equipamento de um sistema de computação e é por meio dele que os dados são transportados, processados e armazenados.

5 Como podemos ver na imagem acima, temos vários hardwares conectados ao gabinete. A esses hardwares damos os nomes de periféricos.

6 Introdução ao processamento de dados
Para que seu computador realize as mais variadas funções e você possa tirar o máximo de proveito de seu equipamento, é muito importante que você saiba como ele funciona. Existe todo um processo para que as tarefas possam ser executadas. Antes de conhecer cada etapa desse processo, é necessário conhecermos três componentes considerados os principais.

7 Hardware, software e usuário.
De acordo com o trabalho a ser realizado, é necessário que se tenha o hardware adequado, um software específico e um usuário com conhecimentos para dominar todo o trabalho e obter o resultado desejado.

8 Hardware: É tudo que se refere à estrutura física do computador
Hardware: É tudo que se refere à estrutura física do computador. Como exemplo, temos gabinete, teclado, mouse, monitor, enfim, todos os equipamentos usados para transporte de dados e seu processamento; Software: É a parte lógica do computador, ou seja, são os programas (conjunto de instruções a serem executadas para obter o resultado desejado). Existem diferentes tipos de software e veremos posteriormente sua classificação; Usuário: São as pessoas que se utilizam do sistema de informação computadorizado, comumente é chamado de usuário. Existem os usuários finais e os profissionais de informática. Os usuários finais são aqueles que se utilizam da informática para realizar uma atividade, por exemplo, criar uma planilha, um relatório, enviar um , acessar as redes sociais, entre outros. Já os profissionais de informática são aqueles que trabalham com o desenvolvimento de outros softwares, configuração de sistemas e hardwares para que possam ser usados pelos usuários finais.

9 Etapas do processamento de dados
Para que se possa realizar qualquer tarefa em seu computador, ele precisa entender cada instrução de modo a executar corretamente a operação que se pretende. As informações enviadas para o computador passam basicamente por 3 etapas:

10 Para cada uma dessas etapas, existem periféricos específicos para manipular os dados de acordo com sua função. Veja alguns exemplos de periféricos, conheceremos mais sobre eles posteriormente:

11 Os computadores têm uma linguagem própria: a linguagem binária
Os computadores têm uma linguagem própria: a linguagem binária. Essa linguagem não utiliza caracteres como: A, B, ?, !, 3, 4, 5, etc. Os únicos caracteres entendidos pelo computador são 0 e 1. Essas informações são enviadas em conjuntos de 8 (oito) dígitos e cada conjunto representa um caractere como mostra o exemplo abaixo.

12 Para uma maior compreensão das etapas de processamento, podemos observar o seguinte exemplo: ao pressionar a tecla B em seu teclado, um conjunto de códigos binários é enviado para a CPU localizada em seu gabinete e, após processado (reconhecido), esse conjunto de códigos é exibido no monitor.

13 CPU – Central Processing Unit (UCP – Unidade Central de Processamentos): Erroneamente, as pessoas chamam o gabinete de CPU, mas, na verdade, esse dispositivo fica localizado no gabinete, mais precisamente dentro do processador.

14 Basta usar o computador por alguns instantes, que certamente você irá ouvir ou ler termos como bit e byte. Esses termos são usados para mensurar os espaços livres ou ocupados nos dispositivos de armazenamento, a capacidade da memória, tamanho de arquivos e outros. É comum encontrar tabloides, folders, faixas e outros meios de divulgação com anúncios como: Computador Intel Core i7, 4GB, HD 1000GB, DVD-RW... Computador Intel Dual Core, 2GB RAM, HD 500GB, gravadora de DVD... Computador AMD X6 (Hexa Core), 4GB, HD 1000 GB, placa de vídeo...

15 Entre várias coisas importantes a serem avaliadas na hora de adquirir um computador, podemos enfatizar as seguintes configurações: capacidade do processador, memória e HD (disco rígido). Como podemos ver, existem algumas nomenclaturas que precisam ser entendidas, como: MB, GB, TB. As informações são representadas por meio de códigos os quais chamados de dígitos binários.

16 Os referidos dígitos são representados pelos números 0 e 1, cada um deles, seja positivo (1) ou negativo (0) é chamado de BIT (Binary Digit). Para cada tecla pressionada, estamos enviando ao computador um conjunto de 8 bits, sempre formados por sequências de 0 e 1. A esse conjunto de 8 dígitos damos o nome de byte. Quando nos referimos a uma grande quantidade de informações, acrescentamos alguns prefixos como: kilo, mega, giga, tera e etc.

17 Periféricos Existem alguns dispositivos de entrada e de saída e os que usamos tanto para entrada quanto para saída, conhecidos também como dispositivos I/O (Input/Output ou Entrada/Saída). São esses dispositivos que permitem ao computador obter informações do “mundo externo” e, após processá-las, enviar para o “mundo externo” o resultado do trabalho.

18 Periféricos de entrada
Podemos considerar como periféricos de entrada todos os equipamentos utilizados no envio de dados para o computador. Teclado Mouse Scanner Webcam Jostick Camêra CD-Rom DVD-Rom

19 Periféricos de saída Consideramos como periféricos de saída todos os equipamentos utilizados para se obter um resultado final do que foi processado pela CPU. Monitor de vídeo Impressora Headfones Caixa de som Placa de Vídeo Projetor Multimídia Óculos 3D

20 Periféricos mistos (entrada e saída)
Importante saber que existem alguns periféricos que são tanto de entrada quanto de saída, ou seja, usados tanto para enviar informações a serem processadas, como também ver o resultado de um processamento. Monitor touch screen Impressora multifuncional Modem Pen drive Aparelhos de celular Disco Rígido-HD Cartões de Memória

21 Exercícios O que é hardware? O que é software?
Quantas e quais são as etapas de processamento de dados? Cite alguns dos componentes básicos que compõem um microcomputador. Quantos bits tem a palavra “Microlins”? Quantos bytes tem a palavra “Computador” Cite 2 periféricos de entrada. Cite 2 periféricos de saída. O que você entende por periféricos mistos? Cite exemplos.

22 TDP Agora que você já sabe sobre o funcionamento de seu computador, está na hora de fazer algumas comparações. Faça um orçamento de computadores, usando, pelo menos, 3 (três) configurações diferentes e traga em nossa próxima aula.

23 Fim da Aula 01


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