A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elementos pragmáticos da língua falada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elementos pragmáticos da língua falada"— Transcrição da apresentação:

1

2 Elementos pragmáticos da língua falada
Capítulo I: A Organização da fala e da Escrita Fatores constitutivos da atividade conversacional Elementos pragmáticos da língua falada pausas hesitações alongamento das vogais e consoantes repetições ênfases truncamentos... FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.

3 Capítulo I: A Organização da fala e da Escrita Fatores constitutivos da atividade conversacional
Conversação Atividade na qual interagem dois ou mais interlocutores que se alternam constantemente, discorrendo sobre temas próprios do cotidiano. Turnos simetria assimetria FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.

4 Estrutura da conversação (Ventola, 1979)
Capítulo I: A Organização da fala e da Escrita Fatores constitutivos da atividade conversacional Estrutura da conversação (Ventola, 1979) tópico ou assunto situação papéis dos participantes modo do discurso meio FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.

5 Aspectos do evento comunicativo
Capítulo I: A Organização da fala e da Escrita Fatores constitutivos da atividade conversacional Aspectos do evento comunicativo situação discursiva: formal, informal evento da fala: casual, espontâneo, profissional, institucional tema do evento: casual, prévio objetivo do evento: nenhum, prévio grau de preparo necessário para efetivação do evento: nenhum, pouco, muito participantes: idade, sexo, posição social, formação, profissão, crenças... relação entre os participantes: amigos, conhecidos, inimigos, desconhecidos, parentes canal utilizado para o evento: face a face, telefone, rádio, televisão, internet. FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.

6 Parágrafo: unidade de construção do texto escrito; microtexto.
Capítulo I: A Organização da fala e da Escrita A estrutura do texto escrito: interação a distância Parágrafo: unidade de construção do texto escrito; microtexto. Divisão do texto em parágrafos: intencionalidade do produtor do texto. Objetivo: intenção do leitor (conteúdo semântico). Marcas do processo de produção (pistas linguísticas – efeito de sentido). FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.

7 A categoria tempo e a sequenciação de ações.
Capítulo I: A Organização da fala e da Escrita A estrutura do texto escrito: interação a distância Parágrafo narrativo núcleo: incidente A categoria tempo e a sequenciação de ações. Parágrafo descritivo núcleo: quadro A categoria espaço e a observação a partir de uma determinada perspectiva. Parágrafo dissertativo núcleo: ideia O assunto e sua delimitação (tema)/ objetivo. FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.

8 Parágrafo dissertativo
Capítulo I: A Organização da fala e da Escrita A estrutura do texto escrito: interação a distância Parágrafo dissertativo Introdução (frase-núcleo) Desenvolvimento (ordenação por tempo, espaço, enumeração, contraste, causa, consequência, explicitação entre outros) Conclusão (ratificação da frase-núcleo) Características Unidade (uma ideia principal) Coerência (relacionamento de sentido entre a ideia principal e as secundárias) Concisão (quantidade de informação adequada ao objetivo do texto) Clareza (escolha de palavras adequadas) FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.


Carregar ppt "Elementos pragmáticos da língua falada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google