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Português Brasileiro: Questões atuais
TEMA DA OFICINA Português Brasileiro: Questões atuais
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OBJETIVO DA AULA Compreender o funcionamento da linguagem do Português Brasileiro, para adquirir consciência nas práticas de produção oral e escrita bem como nas situações de ensino.
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LEITURA COMPARTILHADA
Saiba Adriana Partipim
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Leitura do Texto Literário: “A professora” Raul Drewnick
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Impressões do texto... O que acharam? Já vivenciaram situação semelhante? Já encontraram pessoas como Ana Lúcia? Que concepções de língua podemos depreender desse texto?
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Concepções de língua A língua como representação do pensamento;
A língua como estrutura; A língua como interação.
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Concepções de sujeito/texto/leitura
Sujeito dono de suas vontades/ texto como produto lógico/ leitura como captação das ideias do autor. Sujeito determinado pelo sistema/ texto como produto da codificação do autor, para ser decodificado/ leitura como reconhecimento das estruturas do texto.
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Concepções de sujeito/texto/leitura
Sujeitos ativos que ao mesmo tempo que se constroem, constroem o sentido do texto/ texto como lugar da interação, como lugar de produção de sentidos/ leitura como atividade interativa e de mobilização de conhecimentos prévios.
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Leitura do Texto A Em que contextos esses textos são usados?
Como, por quem e para quem são produzidos? Como é o estilo de linguagem? Qual é a função desses textos?
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Leitura do texto B Em que contextos esses textos são usados?
Como, por quem e para quem são produzidos? Como é o estilo de linguagem? Qual é a função desses textos?
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ORALIDADE ESCRITA
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Planejamento simultâneo; Interação à distância;
ORALIDADE X ESCRITA Interação face a face; Planejamento simultâneo; Interação à distância; Planejamento anterior à produção;
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valor instrumental (fugacidade); Criação individual;
ORALIDADE X ESCRITA Criação coletiva; valor instrumental (fugacidade); Criação individual; valor documental (perenidade);
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A reformulação é promovida apenas pelo escritor;
ORALIDADE X ESCRITA A reformulação pode ser promovida tanto pelo falante como pelo interlocutor; A reformulação é promovida apenas pelo escritor;
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Sem possibilidade de acesso imediato;
ORALIDADE X ESCRITA Sem possibilidade de acesso imediato; Acesso imediato às reações do interlocutor;
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codificação e decodificação simultâneas ao ato da fala;
ORALIDADE X ESCRITA codificação e decodificação simultâneas ao ato da fala; não depende de escolarização; maior espaço temporal para codificar e decodificar a mensagem; depende de escolarização;
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substância acústico-oral; recursos extra-lingüísticos (gestos etc.);
ORALIDADE X ESCRITA normas menos rígidas; substância acústico-oral; recursos extra-lingüísticos (gestos etc.); normas mais rígidas; substância gráfica convencional; ausência desses recursos;
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Sem consulta a outros textos;
ORALIDADE X ESCRITA Sem consulta a outros textos; o texto revela o seu processo de criação. Livre consulta a textos; o texto tende a esconder o seu processo de criação. Fonte: Fávero, Andrade e Aquino, 2002.
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Atividade: Ler e discutir em grupos quais as características relacionadas por Fávero se encaixam nas produções. Existem mais características não relacionadas? Enumere-as. Em que modalidade da língua o exemplo de texto se encaixaria: fala ou escrita?
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