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UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA.

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA FERNANDES TURMA: LETRAS 2010 Bragança Novembro /2012

2 ATIVIDADE A DISTÂNCIA O tema variação linguística já tem sido bastante discutido nos contextos de ensino de língua portuguesa, sendo, portanto, tema familiar aos professores de língua. É importante oportunizar ao professor em formação a reflexão sobre o que dizem as teorias linguísticas e as diretrizes do ensino de língua quanto à variação linguística, bem como sobre a maneira como os professores estão lidando com essa questão em sala de aula.. ATIVIDADE DE PESQUISA

3 PROPOSTA: Entrevistar um professor de língua portuguesa do ensino fundamental com o propósito de obter desse professor as seguintes informações: :

4 1. saber se o p rofessor concebe a variação linguística como natural nas línguas ou como uma transgressão ao padrão culto da língua; 2. saber se o professor corrige os supostos desvios na fala de seus alunos; 3. saber as razões pelas quais o professor corrige (ou não ) esses desvios; 4. saber do professor quais as reações dos alunos frente às correções feitas por ele? 5. saber o que o professor corrige nos textos escritos de seus alunos. 6. saber se o professor conhece as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o tratamento da variação linguística.

5 O aluno entrevistador deverá elaborar previamente as perguntas para a realização da entrevista. As perguntas devem ser elaboradas de modo que possibilitem a obtenção das respostas para as 6 questões anteriores. As entrevistas devem ser transcritas para posterior análise e reflexão em sala de aula.

6 OBJETIVO DA ATIVIDADE Conhecer a concepção que o professor de língua portuguesa tem sobre a variação linguística, bem como conhecer o modo como esse professor lida com a diversidade linguística em sala de aula a fim de que o aluno/professor em formação possa refletir sobre a sua atual/futura maneira de tratar a questão.


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