Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBenício De Lima Alterado mais de 10 anos atrás
1
Pesquisa Etnográfica: O uso do Português língua materna em aulas de língua estrangeira
Andrea Mara Pimenta Alonso Christine Perry Solange Elizabeth Abril Curitiba – Novembro/2006
2
OBJETIVO O objetivo deste estudo é apresentar os resultados de uma pesquisa etnográfica na área de Ensino de Língua Estrangeira. Investigamos questões relacionadas ao uso do português língua materna e do dicionário em aulas de língua estrangeira (inglês, espanhol e alemão).
3
Contexto da pesquisa O motivo da eleição do tema da pesquisa foi a grande controvérsia que há entre as diferentes metodologias de ensino de língua estrangeira. Consideramos importante saber qual é a preferência dos professores de língua estrangeira quanto ao uso da língua materna e de dicionário em sala de aula. A pesquisa foi realizada com professores dos níveis iniciais dos idiomas inglês, espanhol e alemão do Centro de Línguas da Universidade Federal do Paraná. Para obter os resultados formulamos um questionário onde o professor deveria informar se faz uso do português em sala de aula e se permite o uso de dicionário pelos alunos. Além disso, o professor deveria fazer comentários sobre o assunto e explicar o porquê de sua metodologia.
4
Questionário da pesquisa
O uso da língua materna em aula de língua estrangeira Dirigida a professores de língua estrangeira – inglês, alemão e espanhol – nível básico 1) Você costuma usar o português nas aulas? SIM NÃO 2) Por quê? 3) Você acha necessário? 4) Seria possível dar as suas aulas sem o uso do português? 5) Você permite que os seus alunos utilizem o dicionário durante as aulas? 6) Por quê? 7) Você o acha necessário?
11
CONCLUSÃO Os resultados da pesquisa mostram que o uso da língua materna e do dicionário é bastante difundido, principalmente nos níveis iniciais de ensino de inglês e alemão. O dicionário foi considerado como instrumento fundamental para a aprendizagem de uma língua estrangeira. Os professores de espanhol se mostraram mais propensos a só utilizar a língua alvo, pois justificam que o espanhol não bloqueia a comunicação entre o professor e os alunos, e consideram mais produtivo para a aprendizagem do idioma que as aulas sejam ministradas quase que na sua totalidade em espanhol.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.