A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo de Cunho Etnográfico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo de Cunho Etnográfico"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo de Cunho Etnográfico
Os Jovens Brasileiros e a Língua Inglesa Alexandre B. dos Santos Beatrice S. Iensen Vinícius M. Tavares

2 Antropologia É “a ciência da humanidade e da cultura”, bem como uma ciência “social e comportamental” (Hoebl e Frost). “Busca a compreensão das manifestações culturais, do comportamento e da vida social” do homem (Marconi e Presotto).

3 Etnografia É a especialidade da Antropologia, que tem por fim o estudo e a descrição de uma sociedade em particular. É a escrita do visível.

4 Objetivo do estudo Avaliar a relação e a experiência dos jovens brasileiros com a língua inglesa, com o intuito de assim poder refletir sobre o preparo destes jovens em relação à apropriação deste instrumento de conhecimento e comunicação.

5 Público Alvo Jovens do primeiro ano do Ensino Médio de um colégio público de certa forma elitizado. Entretanto, a pesquisa foi realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio.

6 Justificativa Público Alvo: - Nível cultural;
- Exposição à língua inglesa; - Futuro profissional.

7 Instrumento de pesquisa
Questionário com perguntas objetivas e subjetivas.

8 Realização da Pesquisa
Data: 28 de maio de 2007. Local: Colégio Estadual do Paraná. Série: 3º ano do Ensino Médio. Disciplina: Inglês. Duração: em torno de 20 minutos. Total de entrevistados: 33 alunos.

9 Dados Gerais

10 Dados Gerais

11 Análise dos questionários
1. Você escolheu o inglês:

12 Análise dos questionários
2. Você estuda o inglês:

13 Análise dos questionários

14 Análise dos questionários
3. Você pratica o inglês:

15 Análise dos questionários

16 Análise dos questionários
4. O que o motiva a estudar inglês é:

17 Análise dos questionários
5. Para você aprender inglês é:

18 Análise dos questionários
6. Qual a sua avaliação sobre o programa de inglês desenvolvido pelo colégio?

19 Análise dos questionários
7. Você tem dificuldades para o inglês?

20 Análise dos questionários
Dificuldades Gramática Tradução Pronúncia Interpretação / compreensão Professor do fundamental fraco Vocabulário Memorização do vocabulário Conteúdo descontextualizado Escrita Sai-se melhor com espanhol Não gosta da língua Não pratica “o ouvido” Entender quando apenas escuta Tudo Quantidade de alunos 09 07 06 03 02 01

21 Análise dos questionários
8. Sugestões para tornar o ensino de inglês mais atrativo e eficaz: Uso de filmes Uso de músicas Conversação nas aulas Atividades mais dinâmicas / interessantes Aumento da carga horária de inglês Dinâmica de grupo (diálogos) Participação dos alunos, pais e professores Mais prática Método e material didático mais diversificados Professores mais bem preparados Turmas menores Melhor infra-estrutura para professores e alunos Uso de textos de interesse dos alunos

22 Análise dos questionários
Jogos de palavras Visitas voluntárias de estrangeiros Aulas em inglês Método e material didático similares aos de cursos particulares Maior apoio do governo Oferta de cursos extracurriculares Esclarecimento enfatizado dos verbos Ensino do inglês do dia-a-dia Ensino de pronúncia e escrita antes da gramática Ensino reforçado desde o primário Menor enfoque na tradução, e maior enfoque na comunicação verbal Maior cobrança por parte dos professores

23 Conclusão Existe um equilíbrio entre a escolha do inglês por motivação pessoal e por obrigação. A maioria dos alunos estuda inglês apenas no colégio, mas quase a totalidade pratica o inglês fora da sala de aula (músicas e filmes). Poder comunicar-se com estrangeiros é uma das principais motivações para o estudo do inglês.

24 Conclusão Aprender inglês ainda é visto como um pré-requisito profissional, mas já passa a ser considerado importante para promover o contato com outras culturas. O inglês oferecido pelo colégio é conforme o esperado, mas a maioria tem dificuldades com o idioma. A partir das sugestões levantadas, percebe-se que existe uma necessidade de mudança de abordagem do inglês em sala de aula.


Carregar ppt "Estudo de Cunho Etnográfico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google