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PublicouGabrielly Maysonet Alterado mais de 11 anos atrás
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COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
A ESCOLA COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
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Projeto de Ensino Aprendizagem
Nóis canta o português Milena Pereira, Fabiana Sena e Vanessa Brandão
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PROJETO REALIDADE LINGUÍSTICA BRASILEIRA A MÚSICA PRODUÇÃO DE UM CD
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OBJETIVOS GERAIS Compreender a própria realidade de fala, conscientizando que língua falada é diferente de língua escrita. Discutir outros contextos lingüísticos brasileiros, através de músicas regionais, além de identificar a Norma Padrão, como uma das normas e não a única existe na nossa língua.
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OBJETIVO EPECÍFICO Ouvir, ler e apreciar as músicas regionais;
Identificar as realizações lingüísticas de cada região e os fatores sociais contidos nas músicas; Compreender a diversidade cultural do país; Respeitar as variações lingüísticas do português brasileiro sem preconceito lingüístico; Valorizar as músicas como uma modalidade textual; Discutir os aspectos relacionados a Norma Padrão, sem desvinculá-los da variação lingüística.
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METODOLOGIA Selecionar as músicas Lançar questões como:
“Quais diferenças encontradas nas músicas?”. “Como a norma padrão contempla essas diferenças?” Expor a relação divergente da norma padrão X as variedades lingüísticas do português do Brasil. Propor aos alunos que façam uma seleção das músicas de sua preferência e uma análise crítica. Tendo como parâmetro a norma padrão. Esclarecer através de debates o preconceito lingüístico.
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PLANO DE AULA Dados de Identificação:
Colégio Estadual Deputado Manuel Novaes Série: 3º do ensino médio Disciplina: Língua Portuguesa Aula 1
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Conteúdo Objetivo Variação Lingüística
Compreensão da variedade lingüística do português do Brasil
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Cronograma e Procedimentos
(Tempo de aula: 50 mim) 1ª parte: os alunos irão ouvir as músicas selecionadas pelo professor e tentar identificar as diferenças lingüísticas (10 mim) 2ª parte: momento para exposição das opiniões dos alunos (15 mim) 3ª parte: A partir das opiniões dos alunos explicar os tipos de variação lingüística e tentar sanar as possíveis dúvidas. (20 mim) 4ª parte: Após a explanação teórica solicitar uma pesquisa com exemplos de realizações lingüísticas das diferentes regiões do Brasil (5 mim)
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Recursos Avaliação Aparelho de som Cópia das letras das músicas
A exposição da discussão e os exemplos serão os parâmetros utilizados para a constatação do aprendizado
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