A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:"— Transcrição da apresentação:

1 AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
UM OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA

2 “ Falar da aprendizagem da matemática é falar de um debate e de tendências resultantes, ao longo do tempo, das afinidades entre o ensino da matemática e mudanças verificadas nas teorias psicológicas. Essas mudanças têm se constituído em base de sustentação para concepções de aprendizagens e orientações de estudo.”

3 A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A atenção dada à matemática ao longo do tempo não tem seguido uma orientação única devido à ambigüidade que tem caracterizado a natureza do trabalho com crianças dessa faixa etária. As práticas educacionais dependem do olhar que se tem sobre a criança. Se é um sujeito ativo ou passivo em relação ao mundo que a rodeia.

4 COMO A MATEMÁTICA SE APRESENTA:
NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA VIDA DA CRIANÇA

5 Ensino e aprendizagem da matemática: crenças e mitos
REPETIÇÃO OU TREINO: Seqüência linear Encadeamento dos conteúdos Propostas fragmentadas – a cada momento um conhecimento específico

6 Ensino e aprendizagem da matemática: crenças e mitos
DO CONCRETO PARA O ABSTRATO Opõe a ação física à mental (momentos dissociados). Na realidade, a distinção em questão não existe do ponto de vista do sujeito, pois toda ação física supõe uma ação intelectual. O reconhecimento da ação no seu duplo sentido permite compreender a aprendizagem como um processo em que essas duas dimensões intervêm de forma concomitante e relacionada.

7 Ensino e aprendizagem da matemática: crenças e mitos
ATIVIDADES PRÉ NUMÉRICAS Surge como interpretação das pesquisas psicogenéticas - trabalho voltado para o desenvolvimento de estruturas do pensamento lógico-matemático Transformou as operações lógicas (ordenação, classificação) e as provas piagetianas em conteúdos escolares.

8 Ensino e aprendizagem da matemática: novos paradigmas
Como sujeitos sociais, as crianças chegam à escola com vários conhecimentos oriundos de suas vivências culturais. Estes devem ser os pontos de partida para novas aprendizagens.

9 Ensino e aprendizagem da matemática: novos paradigmas
As Atividades Pré-numéricas, como classificação e seriação, que antes eram tratadas como conteúdos a serem trabalhados, hoje, graças às contribuições teóricas, não são mais tratados como conteúdos específicos da matemática, e sim como capacidades cognitivas essenciais para o desenvolvimento do pensamento humano em todas as áreas de conhecimento.

10 Ensino e aprendizagem da matemática: novos paradigmas
As aprendizagens não se dão de forma linear, nem passo a passo; mas sim de forma dinâmica. Isso significa que não é necessário ensinar números estabelecendo uma ordem rígida, mas pode-se partir daqueles que tem mais significado para a criança. Por exemplo, é no contato real com os números que elas vão se apropriando gradativamente deste conhecimento. (Leitura do Módulo IV – Unid. 8 – pag. 29)

11 Ensino e aprendizagem da matemática: novos paradigmas
O ensino da matemática na escola deve se aproximar das práticas sociais, ou seja, estar sintonizado com a matemática da forma como ela se apresenta na vida da criança ou no mundo. Como um elemento da cultura.


Carregar ppt "AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google