Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Sistemas de Informações Gerenciais
Fabrício Costa Santana
2
Sistema de Informação Conceito: Um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam, e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.
3
SISTEMA
7
Significado de Sistema
Conjunto de elementos interdependentes (entidades relacionadas), ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo desenvolvendo atividades ou funções para atingir um ou mais objetivos.
8
Componentes Básicos de um Sistema
10
Sistemas de Informações Gerenciais
Conceituação Os SIG e as organizações A resolução de problemas Os SIGs e o impacto nos ambientes de negócios Contabilidade Finanças Marketing Gestão de operações em serviços e manufatura Administração
11
Funções de um Sistema de Informação
Ambiente Fornecedores Clientes Organização Sistema de Informação Entrada Processar Classificar Organizar Calcular Saída Feedback Agências Reguladoras Acionistas Concorrentes
12
Dimensões dos SI Organizações; Pessoas; Tecnologia.
13
Os objetivos organizacionais dos SI
Excelência operacional; Novos produtos, serviços e modelos de negócio; Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores; Melhor tomada de decisões; Vantagem competitiva; Sobrevivência.
14
Excelência operacional
15
Novos produtos, serviços e modelos de negócio
16
Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores
17
Melhor tomada de decisões
18
Vantagem competitiva
19
Sobrevivência
20
Dimensões dos SI
21
Componentes de uma empresa
Conceito de empresa Funções empresariais básicas Produção Marketing e Vendas Contabilidade e finanças Recursos Humanos Processos de negócios Ambiente de negócios
22
Exemplo de processo de negócio
23
Ambiente de negócios
24
Tipos de sistemas de informações empresariais
Sistemas multifuncionais Classificação, quanto aos nível organizacional: SPT; SIG e SAD; SAE; >>
25
Exemplo de SPT X SIG <<
26
Exemplo de SAD <<
27
Exemplo de SAE <<
28
Sistemas que abrangem toda a empresa
Ciclo de crescimento das empresas Inter-relacionamento entre sistemas:
29
Aplicações organizacionais integradas
Sistemas integrados (ERP - Enterprise Resource Planning); Sistemas de gerenciamento de cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management); Sistemas de relacionamento com o cliente (CRM – Customer Relationship Management); Sistemas de gestão do conhecimento (KMS – Knowledge Management System).
30
Exemplo de ERP
31
Exemplo de SCM
32
Principais funções do CRM
Gestão da força de vendas; Gestão do cadastro de clientes; Gestão de pós-vendas.
33
Sistemas de Gestão do Conhecimento (SGC)
Captura e aplicação de conhecimentos; Criação de diretórios de conhecimento; Criação de vínculos com a empresa e fontes externas de conhecimento.
34
Intranets e extranets Plataformas tecnológicas;
Intranets: redes internas com padrões da internet; Extranets: intranets estendidas a usuários fora da empresa;
35
E-business, e-commerce e e-government
E-business: execução dos principais processos de negócios da empresa; E-commerce: compra e venda de mercadorias e serviços pela internet; E-government: estabelecer relação entre os governos e órgãos públicos com cidadãos, empresas e outros braços do governo.
36
Vantagem Competitiva
37
Tipos de vantagens competitivas
Barreiras de entrada que restringem a oferta; Controle da demanda; Economias de escala; Eficiência de processos
38
Modelo das 5 forças de Porter
39
Estratégia dos Sistemas de Informação
Liderança em custos; Diferenciação de produtos; Foco em nichos de mercado; Intimidade com o cliente ou fornecedor;
40
Competitividade com qualidade
Conceito de Qualidade; Influência dos SI na melhoria de qualidade:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.