A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estratégias Competitivas Genéricas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estratégias Competitivas Genéricas"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias Competitivas Genéricas

2 Estratégia “Forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados”. (Mintzberg )

3 Estratégia “Uma estratégia é um plano que deve ser posto em prática pelas empresas e de acordo com um dos maiores especialistas no assunto – Michael Porter – uma estratégia competitiva é ser diferente, pois ao estabelecer um diferencial competitivo e preservá-lo as organizações conseguirão superar seus concorrentes”

4 Estratégia Sucesso Nova Realidade Inteligência e o Planejamento

5 Competitividade Capacidade de qualquer organização em conseguir cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras.

6 Competitividade Passado Presente Futuro

7 Estratégia Competitiva Genérica, segundo Poter são ações ofensivas e defensivas de uma empresa para criar uma posição sustentável dentro da indústria, ações que são uma resposta às cinco forças competitivas:

8 Vantagem Estratégica

9 Estratégia Competitiva de Custo: Na qual a empresa centra suas forças na busca de eficiência produtiva, na aplicação de volume de produção e minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, e tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor.

10 Riscos. Mudança tecnológica que anula o investimento anterior;
Riscos * Mudança tecnológica que anula o investimento anterior; *Aprendizado de baixo custo por novas empresas entrantes, ou por seguidores, por meio da imitação ou capacidade de investimento em instalações modernas;

11 MÉTODOS PARA DIFERENCIAÇÃO
Projeto ou Imagem da Marca. Tecnologia. Peculiaridades. Serviços sob encomendas. Rede de fornecedores. Outras Dimensões.

12 RISCOS DE DIFERENCIAÇÃO
O diferencial de custos entre os concorrentes. A necessidade dos compradores. A imitação reduz a diferenciação.

13 Estratégia do Enfoque Nessa estratégia a empresa seleciona um ou mais segmentos na indústria e adapta sua estratégia para atendê-los. A Estratégia de enfoque possui duas variantes: - Enfoque no custo. - Enfoque na diferenciação.

14 Estratégia do Enfoque Enfoque Diferenciação Liderança no Custos
Representa a orientação para o atendimento de determinado grupo de clientes, dotados de necessidades específicas. Estratégia de Enfoque A focalização de um grupo relativamente pequeno potencialmente aumenta a eficiência e a efetividade de atendimento em relação às organizações que atuam no mercado como um todo.

15 Riscos do Enfoque O diferencial de custos entre os concorrentes que atuam em todo o mercado e as empresas que adotaram enfoques particulares se amplia de tal modo que elimina as vantagens de custos de atender a um alvo estreito ou anula a diferenciação alcançada pelo enfoque; As diferenças nos produtos ou serviços pretendidos entre o alvo estratégico e o mercado como um todo se reduzem; Os concorrentes encontram submercados dentro do alvo estratégico e desfocalizam a empresa com estratégia de enfoque;

16

17 O Meio-Termo Situação estratégica extremamente pobre
Garantida uma baixa rentabilidade Toma decisões estratégicas fundamentais Em geral as empresas levam muito tempo e esforço.

18

19 Administração “ A prosperidade de uma nação é criada, não herdada”.
Michael Porter Equipe: Abenilda Barbosa Antonio Vasconcelos Adriana Pergentino Nilza Betania Sandra Lessa


Carregar ppt "Estratégias Competitivas Genéricas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google