A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COSTELA-DO-DIANTEIRO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COSTELA-DO-DIANTEIRO"— Transcrição da apresentação:

1 COSTELA-DO-DIANTEIRO
Pollyana Hammerschmidt Almeida Letícia Reis Rafaele Cristina Negri Kelly Pazolini

2 Costela do Dianteiro É o corte constituído das massas musculares e bases ósseas correspondentes às cinco primeiras costelas, limitando-se em suas porções superior com o acém e inferior com o peito.

3

4 Costela do Dianteiro Também conhecida como costela do dianteiro, ripa de costela e assado; Parte superior da caixa torácica do bovino, tendo ossos maiores e mais largos, e carne um pouco mais seca do que a costela ponta de agulha ou costela minga; Chamada de asado ou asado de tira (espanhol), platdecôtes (francês) ou short ribs (inglês); Exige um tempo de cozimento mais longo, para amaciar suas fibras; É utilizada principalmente para churrasco, ou então para o preparo de carne cozida com legumes.

5 Costela do Dianteiro Limites:
Anterior: borda anterior da primeira costela. Posterior: borda posterior da quinta costela. Superior: acém. Inferior: peito.

6 Costela do Dianteiro Bases Ósseas: Componentes Musculares:
Cinco primeiras costelas; Componentes Musculares: escaleno supracostal serrátil ventral, porção torácica reto torácico cutâneo tóraco-abdominal intercostais externos intercostais internos; Gânglios Linfáticos Regionais: Subescapular Costo-cervical

7 Costela do Dianteiro Preparação do Corte:
A partir do dianteiro-sem-paleta e pescoço, promove-se a seção da peça, por meio de serra, da primeira à quinta costelas em suas extremidades ventrais; A seguir, faz-se a separação da peça, em plano superior e também por serra, partindo-se da porção dorsal da primeira à quinta costelas. A obtenção deste corte resulta na separação de dois outros, respectivamente, peito e acém; A seção transversal da costela-do-dianteiro é uma variante conhecida como tira-da-costela-do-dianteiro.

8 Costela do Dianteiro Também conhecida como “costelão”;
A peça pesa em média 6kg; Corte ideal para quem gosta de carne mais magra.

9 Costela Bovina com Batatas
Ingredientes: 700 g de costela bovina com osso (limpa do excesso de gordura) cortada em pedaços; 1 cebola grande picada; 4 dentes de alho amassados; 1 folha de louro; 2 tabletes de caldo de costela; 2 batatas médias cortadas em cubos (também fica muito bom com mandioca); Salsinha picada a gosto; Azeite a gosto; Sal a gosto; Pimenta-do-reino a gosto.

10 Costela Bovina com Batatas
Modo de preparo Doure a cebola em um pouco de azeite numa panela de pressão. Junte o alho, a pimenta e a folha de louro; Coloque os pedaços de costela e deixe dourar de todos os lados. Acrescente aproximadamente 1 litro e meio de água, os tabletes de caldo de costela e tampe a panela. Depois que pegar pressão, conte 30 minutos e retire do fogo; Retire todo o ar da panela e abra a tampa para acrescentar as batatas cortadas em cubos, se necessário, acrescente mais um pouco de água; Verifique o sal. Tampe de novo a panela e depois de pegar pressão de novo, conte mais 30 minutos. Quando estiver pronta, retire os ossos que se soltaram e salpique salsinha. Sirva com arroz branco. Rendimento: 4 pessoas

11 Costela Ripa no bafo Ingredientes Modo de Preparo
1 peça de costela de ripa (corte especial, 3 ripas) pesando cerca de 3,5kg; 1 xícara (chá) de sal grosso; 1 colher (sopa) de alho triturado; ½ colher (café) de louro em pó; Modo de Preparo Tempere a costela com o sal grosso, o alho triturado e o louro em pó misturado; Coloque na churrasqueira a bafo, com braseiro médio, onde fica durante 6 horas.

12 Costela de Ripa Assada Ingredientes
1 peça de costela de ripa de aproximadamente 3kilos 5 dentes de alho amassado suco de 2 limões sal a gosto pimenta do reino a gosto um envelope de tempero em pó coentro 1 pimentão verde 1 pimentão vermelho 1 cebola media óleo para regar.

13 Costela de Ripa Assada Modo de preparo
tempere a costela de ripa com o suco dos limões o sal o alho e uma parte do coentro. deixe descansar por meia hora. arrume a costela em uma forma, então coloque por cima da costela bem distribuido os pimentoes fatiados, a cebola cortada em rodelas e por ultimo o coentro picado. regue com um fio de oleo e cubra com papel aluminio. leve ao forno por aproximadamente 1 hora e meia a duas horas. teste a maciez da carne se estiver macia retire o papel aluminio e deixe dourar sirva com arroz branco e salada.

14 Obrigada pela atenção!


Carregar ppt "COSTELA-DO-DIANTEIRO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google