A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTICA."— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA

2 GLOBALIZAÇÃO NA ERA DA COMUNICAÇÃO
Meios de comunicação de massas: Televisão Internet Jornais Revistas O conceito de Aldeia Global remete para a inexistência da distância entre povos e cultura, mantendo o Homem a um passo dos acontecimentos actuais em todo o mundo.

3 GLOBALIZAÇÃO Política Tecnológica Económica Cultural

4 GLOBALIZAÇÃO POLÍTICA
Encarrega-se da: Política Internacional Política Económica Energia Cultura Ecologia A globalização política mais importante é a União Europeia. Funções: - Fortalecimento dos países integrantes - Facilitam o comércio entre eles - Facilitam a flexibilidade global Objectivos: Paz no Mundo Os países mais poderosos sobrepõem-se aos mais pobres. Outro exemplo de globalização política é o tribunal penal internacional que se destina a julgar crimes graves como o genocídio e crimes de guerra.

5 GLOBALIZAÇÃO TÉNICO-CIENTIFICA :
Define-se pela rápida expansão dos progressos tecnológicos. Tanto a internet como as novas tecnologias são as que melhor simbolizam a Globalização técnico-científica. Apesar dos países menos desenvolvidos darem prioridade a situações mais urgentes do que a tecnologia, o que consequentemente fez aumentar a diferença entre os países mais desenvolvidos e os menos desenvolvidos. Nem tudo são vantagens na “era digital” há desigualdades sociais, educativas e culturais. - A internet converteu o mundo em uma aldeia global mas por outro lado deu-se uma quebra na interacção presencial. - A nível científico ocorreu um aumento na investigação farmacêutica e biomédica.

6 Um exemplo de discórdias éticas e de diferenças sociais é no que diz respeito a clonagem, num país desenvolvido não são permitidas experiências enquanto num país pobre já existem autorizações para se efectuarem estes tipos de experiências. Não existe nenhum mecanismo de controlo internacional para esta prática científica. Assim como os produtores transgénicos os países mais desenvolvidos cultivam-nos o que causa uma desordem a nível de ética ambiental.

7 GLOBALIZAÇÃO CULTURAL
Uniformização e homogeneização de costumes, tradições, rituais, crenças e formas de vida. Existe uma cultura global que: - Empobrece a diversidade humana - Anula a identidade particular dos povos - Faz com que as pessoas assumam novos hábitos e formas de vida esquecendo as tradições

8 GLOBALIZAÇÃO ECONÓMICA
Capitalismo e liberalismo económico geram: - Aumento do comércio: o poder de compra aumenta e é possível fazer compras em toda a parte do mundo com a internet. - Crescimento das empresas multinacionais: as quais aproveitam ao máximo as matérias-primas e mão-de-obra dos países pobres sendo uma fonte de riqueza para os países onde estão inseridas. - Países mais desenvolvidos

9 - Descentralização das empresas pelo que, a sua chegada a países pobres oferece mais mão-de-obra barata e diminui os custos de produção. Aumento da competitividade entre produtos à escala world wide pois muitas vezes torna-se mais barato comprar um produto na China e pagar o seu transporte para o próprio país do que um produzido no próprio no país de origem. - Ineficácia das politicas nacionais: o país facilita ou coloca obstáculos à produção o que afecta o comércio mundial. Outros factores a ter em conta são a corrupção política característica destes países, as guerras ou doenças.

10 Ainda, a relação entre globalização e destruição do meio ambiente não se afirma ser o único factor influente e também alguns destes processos globalizados podem ter consequências positivas, tais como: As multinacionais são um factor de progressos para o país acolhedor. Facilidade na integração económica do euro e criação de mercados mais fortes e capazes de exercer uma importante influência no âmbito internacional. - O factor humano não é considerado elemento indispensável de todo o processo de produção.

11 Gera apenas pobreza no meio em que se aplica.
Os trabalhadores são explorados para que as empresas se limitem apenas a aproveitar-se da falta de direitos sociais nos países mais pobres. Para alguns, a Globalização não passa de uma nova forma de escravatura, com jornadas laborais excessivamente longas e inclusão de mão-de-obra infantil. Ou ainda á tida como nova forma de colonialismo quando as empresas se aproveitam dos recursos naturais do pais acolhedor, privando os seus nativos de explorarem as suas próprias riquezas. Em suma, alguns críticos afirmam que a Globalização é um modo encoberto de exploração dado que os cidadãos dos países ricos se aproveitem da miséria dos mais pobres, que se vêm obrigados a aceitar as suas duras condições da nova vida “globalizada”.

12 De facto, a Globalização é um fenómeno poli mórfico e irreversível mas não deveria existir um movimento anti-globalização? Existe porém uma pluralidade de organizações de carácter civil integradas neste movimento. Estas, são anexas à política e grandes círculos de poder, com o intuito de contestar ao poder político e económico a consciencialização e manifestação dos povos. “O critério pelos quais se deveria reger a Globalização seriam a justiça e a igualdade, antes do poder político, da rentabilidade económica e do beneficio. Assim, os direitos humanos seriam interpretados como um projecto de “globalização ética” ou seja, um projecto de alcance universal.”


Carregar ppt "ÉTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google