Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCarlos Arantes Bergmann Alterado mais de 8 anos atrás
1
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA – UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA TRABALHO FINAL DE ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL III SEMESTRE: 2014/2 ALUNOS: Mônica Baroni, Soleni Maria Travessini da Silva, Sônia Vanderli Oliveira Lima e Vanessa Nicolau dos Santos
2
LIVROS INFANTIS SOBRE OS BAIRROS DO RIO DE JANEIRO QUANDO O ALUNO DE PEDAGOGIA SE TORNA O AUTOR
3
Experiência desenvolvida com alunos do 8º período do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Na disciplina Literatura na Escola, são desafiados a confeccionarem de forma artesanal livros infantis sobre os bairros do Rio de Janeiro. O resultado alcançado é muito satisfatório tanto nos elementos explícitos quanto nos implícitos. Ampliação dos conhecimentos e valorização dos diversos bairros.
4
Após ter escolhido o bairro, o aluno realiza uma pesquisa sobre o mesmo em diversas fontes destacando suas particularidades: Históricas Culturais Sociais Econômicas
5
Em seguida é o desenvolvimento da narrativa que vai elucidar algum fato descoberto na pesquisa ou elemento relevante no bairro. Definido o ponto central da narrativa os alunos produzem o livro. Destaque aos topônimos relacionados ao bairro. Evidenciando a linguagem visual os alunos constroem variadas ilustrações. Um grande destaque são as formas dos livros que geralmente estão relacionados ao conteúdo da própria narrativa.
8
“Isto quer dizer que o artista, ao construir seus objetivos, torna visíveis seus pensamentos, emoções e sentimentos, organizando-os num texto visual prenhe de significados”. (MANGUEL, apud BUORO, 2002, p. 15). Segundo Barthes: “interromper com frequência a leitura não por desinteresse, mas, ao contrário por afluxo de ideias, excitações, associações.” (BARTHES, R. 2004, p. 24)
9
Refletindo sobre isso vem a tona uma necessidade da escola no Brasil: a formação de professores de língua portuguesa e de literatura.
10
Em nossas pesquisas para a confecção do trabalho, conhecemos uma experiência realizada pela professora Inêz Corbari, do 5º ano da Escola Bento Elói Garcia em Itapema, onde para despertar o gosto pela leitura, a mesma pediu que os alunos se reunissem em grupos e escolhessem um livro. A professora sugeriu Julio Verner que é autor de aventuras. Após realizarem a leitura do livro, eles deveriam confeccionar maquetes representando uma cena do livro.
13
Livros que se destacaram na experiência com os alunos da UNIRIO: Jesuíno em: Sonho de um menino História Postal
14
Percebemos que há muitas possibilidades em desenvolver este trabalho também nos bairros de nosso município. Um exemplo é o bairro Sertão do Trombudo, onde residimos, e que ainda possui engenhos de farinha artesanal, a Capela mais antiga da cidade, lindas cachoeiras e descendentes dos primeiros moradores que fornecem relatos interessantíssimos sobre o bairro. Com certeza também seriam criados excelentes livros.
18
REFERÊNCIAS DAGA, Aline Cassol; Goulart, A. J.; Zarth. C.; Irigoiti, J. C. Análise e Produção Textual III. Florianópolis: DIOESC: UDESC/CEAD/UAB, 2013. ROIPHE, Alberto. Livros Infantis sobre os bairros do Rio de Janeiro: Quando o aluno de Pedagogia se torna autor. Revista Práticas de Linguagem. V. 2, n. 1, jan./jun. 2012. BARTHS, Roland, 2004, p. 26. MANGUEL, Alberto, apud BUORO. 2002, p. 15 https://www.google.com.br/search?q=UNIRIO+pedagogia+Urca&espv=2&biw=1366&bih=643&source=lnm s&tbm=isch&sa=X&ei=rmQcVP3-D_f-sAT7tIK4AQ&ved=0CAYQ_AUoAQ https://www.google.com.br/search?q=UNIRIO+pedagogia+Urca&espv=2&biw=1366&bih=643&source=lnm s&tbm=isch&sa=X&ei=rmQcVP3-D_f-sAT7tIK4AQ&ved=0CAYQ_AUoAQ
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.