A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA - PEAD INTERDISCIPLINA: Seminário Integrador V PROFESSORA: Liliana Maria Passerino e Crediné Silva de Menezes Componentes do grupo: Elci, Ivone, Simoni, Fabiana e Márcia ATIVIDADE: Projeto de Aprendizagem

2 APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE APRENDIZAGEM- GRUPO 5
DE APRENDIZAGEM DO GRUPO 5 Ninguém cometeu maior erro do que aquele que não fez nada só porque podia fazer muito pouco." Edmund Burkev

3 Separação e reaproveitamento de resíduos

4 Questão de investigação
Como funciona e qual a importância para a cidade da separação e reaproveitamento do lixo?

5 CERTEZAS PROVISÓRIAS:
A cidade produz muito lixo. O acúmulo de lixo nas cidades poluem rios, solo, águas subterrâneas,causam doenças, mau cheiro e a proliferação de animais (ratos, baratas). Sabemos da importância da reutilização do lixo para a conservação do meio ambiente. Nem todas as pessoas separam seu lixo ou sabem da importância de fazê-lo. Há coleta seletiva na cidade com dias para o lixo seco e orgânico. Há muito tempo existe a necessidade de reutilizarmos, reduzirmos e reciclarmos o lixo.

6 Pensando nas questões ambientais de ordem mundial, gostaria de saber mais sobre as relações humanas com a natureza e de que forma podemos promover ações no ambiente escolar, familiar e na comunidade em que atuamos?

7 Respondendo as certezas provisórias
Se todos os municípios tivessem a postura do município de Sapiranga e tomassem atitudes positivas, os benefícios para o ambiente seriam muitos e a qualidade de vida da população seria bem mais elevada. Então, é necessário e urgente mais programas de conscientização sobre os benefícios do simples ato de "separar o lixo", pois, este é um problema de todos e cada um de nós precisa fazer a sua parte.

8 Grandes desafios para o grupo:
Ter clareza entre dúvidas temporárias e certezas provisórias; Realizar as atividades de forma participativa; A utilização das diversas ferramentas tecnológicas disponíveis: msn, , diário de bordo, cmaptools, fóruns, portifólio...; Flexibilidade para redirecionar o trabalho em função do fechamento da Cetrisa; Trocas de idéias, debates, discussões para o andamento do projeto realizado à distância;

9 Aprendizagens Acreditamos que a grande aprendizagem para todas nós está sendo aprender a interagir, trocar e aceitar os diferentes pontos de vista; Perceber as dificuldades/limitações dos membros do grupo e mesmo assim, não excluir ninguém, mas, ao contrário, buscá-los. É difícil trabalhar em grupo, mas possibilita aprendizagens muito mais significativas.

10 Para refletir: “A Natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas”(Johann Goethe)‏

11 Pesquisas em psicologia genética concluem que:
“Aprendizagem se confunde com desenvolvimento; E desenvolvimento resulta em atividade operatória do sujeito; Que constrói conhecimento quando está em interação com o meio, com os outros sujeitos e com os objetos de conhecimento de que ele deseje apropriar-se."

12 Referências Bibliográficas:
Entrevista com: Gustavo Muller – estagiário de Gestão Ambiental pela UNISINOS. Julio Agapio- Diretor Municipal do Meio Ambiente. Projeto de Aprendizagem? O que é? Como se faz? Autoras: Léa da Cruz Fagundes; Luciane Sayuri Sato; Débora Laurino Maçada; Capítulo do Livro: “Aprendizes do futuro: as inovações começaram” Perguntas Inteligentes: O que é isto? Beatriz C Magdalena Iris Elisabeth Tempel Costa Tutorial sobre mapas conceituais.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google