Carregar apresentação
1
Sociologia Clássica e Educação
2
Os autores clássicos da Sociologia e a Educação
Emile Durkheim: escola como fato social Max Weber: escola como ação social Antonio Gramsci: escola para Nova Hegemonia Karl Marx: escola da produção de capital econômico Pierre Bourdieu: escola como reprodução social Louis Althusser: escola como Aparelho ideológico do Estado
3
Educação em Emile Durkheim 1858-1917
- Livro: As regras do Método Sociológico de A educação cria um ser social: molda as crianças aos valores sociais cujos pais e professores são intermediários - Educação: instrumento da consciência coletiva - Reprodução de uma sociedade – elemento do conjunto de fatos sociais qe promovem o processo de individuação dos membros;
4
- Mecanismos: Solidariedade mecânica para Solidariedade orgânica a) Mecânica: estado de consciência coletiva para partilhar sentimentos e valores. b) Educa os indivíduos para beneficiar o social orgânico;
5
- Escola como fato social:
a) Fato social: é tudo capaz de exercer algum tipo de coerção sobre o indivíduo, sendo este independente e exterior ao indivíduo e estabelecida em toda a sociedade b) Características do fato social: 1. Coercitividade: padrões culturais se impõem sobre o indvíduo; 2. Exterioridade: exteriores e independentes de sua consciência 3. Generalidade: eles pertencem a toda a coletividade.
6
Educação em Max Weber - Livro: A Ética Protestante e o capitalismo de 1904 - Participação dos processo de racionalização e burocratização dos indivíduos - Educação está nas interações e relações sociais: indivíduos realizando ações partilhadas através de motivações entre si.
7
4 modelos de ações sociais: a) Ação racional com relações afins b) ações racionais com relações a valores; c) ação afetiva d) ação tradicional - Racionalidade na relação social: fins utilitários; - Educação: Formação da burocracia das organizações modernas;
8
- Diploma universitário: estratificação social – Título educacionais – Antigos títulos de nobreza; - Sistema educacional é seletivo; - Organização de preparação lenta, longo prazo, dispendiosa, camadas sociais. - Conseqüências na forma econômica da sociedade; - Adaptação dos indivíduos; ordem social, planejada, especializada, parcelarizada e hierarquizada;
9
Educação em Karl Marx - Educação é influenciada pelas relações sociais; - Os sujeitos não são passivos diante da educação, pois a história também transforma a educação; - Auxilia nas relações sociais que se estabelecem entre os sujeitos da sociedade. A educação como elemento em permanente transformação; - Marx não traz sistematização sobre Educação nas suas obras: reflexões.
10
a) 11 teses contra Feuerbach de Educação: relação entre os indivíduos de classes sociais (dinâmica); - Organizada a partir de diversas esferas da vida social; - Não pode ser entendida fora da realidade/totalidade social b) Manuscrito econômicos e Filosóficos de Educação e alienação: educação adequada a divisão do trabalho social que alimenta a alienação; - aceitação das divisões: concepção x execução – intelectual x braçal - Redução a ocupação funcional em relação a potencialidade humana; - Educação unilateral e especializada: desconecta o ser do natural, do todo, conseqüência das atividades;
11
c) A ideologia alemã de 1845 - Educação como um dos componentes da vida social que expressa a relação de interdependência com as condições materiais; - Concepção da escola democrática: Encobrir a contradição fundamental da sociedade; d) Manifesto do Partido Comunista 1848 - Gratuidade escolar para as crianças
12
Para Marx Educação para Marx: Processo cultural-social de aprendizagem de técnicas de produção, relacionamento interpessoal e representação simbólica da vida social e política dos sujeitos social.
13
Enfim, A partir dos três primeiros autores da sociologia clássica, a escola pode ser analisada pela sua função social como instituição, local de ações e de formação de classes; As contribuições sociológicos organizam uma escola enraizada na história e que atua conforme os interesses sociais e econômicos de sua época e de todas as demais. (O local de aprendizagem é um local de organização social)
14
Atividade para sala de aula
Podemos dizer que a escola é um fato social? Justifique a sua resposta a partir da definição deste conceito. Como se caracteriza a educação para Max Weber? Construa a sua argumentação a partir dos modelos de ação social. Qual a concepção de educação para Marx. Explique a função da educação escolar neste processo social.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.