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PublicouMarcelo Van Der Vinne das Neves Alterado mais de 8 anos atrás
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AUDITORIA DOS ATIVOS INTANGÍVEIS
Componentes do grupo: Halisson Golffetto da Veiga Letícia Soares Bermudes Sandro Pivetta Componentes do grupo: Halisson Golffetto da Veiga Letícia Soares Bermudes Sandro Pivetta
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Ativo Intangível 1) Aspectos Gerais do Ativo Intangível:
Identificação; Controle; Benefício Econômico Futuro. 2) Ágio Derivado da Expectativa de Rentabilidade Futura (Goodwill); 3) Gastos com Pesquisa x Gastos com Desenvolvimento.
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3) Ativo intangível com vida útil definida:
Período e método de amortização; Revisão do período e método de amortização. 4) Ativo intangível com vida útil indefinida.
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Auditoria do Intangível
5) Procedimentos de auditoria: Verificar a conformidade dos intangíveis com os critérios de reconhecimento e mensuração do CPC 04; Conferir os saldos com os papéis de trabalho de exercício anterior; Verificar se os custos possuem a documentação adequada, se foram aprovados e se são consistentes com a atividade da empresa;
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Verificar o registro do intangível em órgão competente;
Conferir aquisições, baixas e valor de venda com a respectiva documentação; Verificar, em caso de venda, o registro da receita na DRE; Discutir os requisitos utilizados para a classificação dos intangíveis em vida útil definida e vida útil indefinida, e identificar se os prazos daqueles classificados como vida útil definida são apropriados; Realizar teste de amortização e confirmar a compatibilidade com o período anterior e contabilizar o valor amortizado como despesa na DRE; Verificar se o teste de recuperabilidade do intangível foi feito em conformidade com o CPC 01.
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6) Papel de Trabalho Deve conter: Os custos no início do período, as aquisições, as baixas e o saldo no fim do período; O saldo de amortização acumulada no início do período, as amortizações do período, as baixas e o saldo no fim do período. No caso de baixa, identificar o valor dos ativos baixados; O resultado dessa baixa.
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Com o papel de trabalho pronto, devem ser realizados alguns testes de auditoria:
Conferir as somas e os saldos totais das colunas; Comparar com os papéis de trabalhos do exercício anterior; Conferir com o razão geral, na respectiva data; Relacionar os custos e amortizações do período com as contas de despesa da DRE; Conferir os cálculos de amortização; Verificar as transações ocorridas após o fechamento das demonstrações, para confirmar se nenhum ativo foi alienado.
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7) Revisão do controle interno
Certeza de que todos os ativos intangíveis registrados são utilizados; Observar se os ativos não utilizados, não produtivos, são baixados no momento em que são excluídos da operação; Verificar se a amortização está sendo realizada de acordo com a estimativa de tempo de vida útil, como estabelecido no contrato; Garantir a correta apropriação dos custos relacionados para colocar em prática os direitos de propriedade da organização.
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Referências Bibliográficas
ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. 7. ed. São Paulo:Atlas, 2010.
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