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Prof.ª Regente:. Maria Aparecida Progetec: Júnior.

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1 Prof.ª Regente:. Maria Aparecida Progetec: Júnior.
Escola Estadual São Francisco. Campo Grande, 30 de Abril de 2014. Prof.ª Regente:. Maria Aparecida Progetec: Júnior. Disciplina: Matemática. Ano: 8º Turma: Estudantes: Números:

2 EXPRESSÕES ALGÉBRICAS

3 Considere as situações:
1ª situação: Observe as dimensões da figura a seguir. Qual a expressão que representa a sua área? X x2 ou x . x

4 2ª situação: Deseja-se cercar um terreno de forma retangular cujo comprimento e largura medem, respectivamente, 3x e y. Quantos metros de tela deve-se comprar? Devemos calcular o perímetro do terreno: 3x + 3x + y + y ou 6x + 2y 3x y

5 3ª situação: Mari tinha x reais. Foi a uma a lanchonete e tomou 2 sorvetes. Cada sorvete custou y reais. Qual a expressão algébrica que representa a quantia que restou para Mari depois que pagar os sorvetes? Como cada sorvete custou y reais, ela gastou 2y reais. Então, a expressão algébrica pedida é: x – 2y.

6 Nas situações apresentadas, escrevemos expressões matemáticas nas quais aparecem números e letras, ou somente letras. Essas expressões matemáticas são chamadas algébricas ou literais.

7 Uma escola tem x alunos. Qual a expressão algébrica que representa:
O triplo do número de alunos. O número de alunos que a escola teria se entrassem 52 alunos. O número de alunos que a escola teria se saíssem 20 alunos.

8 Vejamos... Respostas: 3x x + 52 x - 20

9 Classificação das expressões algébricas
IRRACIONAIS RACIONAIS

10 Expressões algébricas irracionais são aquelas que apresentam variáveis sob radicais.
Exemplos:

11 Racionais: Não apresentam variáveis sujeitas à operações de radiciação
Racionais: Não apresentam variáveis sujeitas à operações de radiciação. Podem ser: Inteiras: não apresentam variáveis no denominador Exemplos:

12 Fracionárias: Apresentam variáveis no denominador
Exemplos:

13 VALOR NUMÉRICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA
Na 3ª situação, onde Mari comprou 2 sorvetes, cada um custando y reais e pagou com x reais. Vimos que o que lhe restou de troco foi representado pela expressão algébrica : x – 2y Agora, suponha que ela tivesse 50 reais e cada sorvete custasse 2 reais.

14 Neste caso, facilmente encontraríamos o que ela recebeu de troco.
Expressão algébrica que representa o troco: x – 2y se x = 50 reais e y = 2 reais Temos então: 50 – ou 50 – 4 Portanto, Mari recebeu de troco 46 reais.

15 AGORA É COM VOCÊS!! 1) Qual é o valor numérico da expressão 4x – x.y quando: a) x = 2 e y = 6 b) x = 12 e y = - 2

16 2-Escreva a expressão algébrica que representa a área do quadrado abaixo e calcule o seu valor numérico para x= 3.

17 3-Calcule o valor numérico da expressão algébrica 5x2 + 8x + 9, para x= 6.

18 4-Sabendo que a = – 1 e b = 0 calcule o valor numérico da expressão

19 5-Escreva a expressão algébrica que representa a área do retângulo abaixo e calcule o seu valor numérico para x= 5 e y=3. 2y x

20 6-Escreva a expressão algébrica que representa a área do quadrado abaixo e calcule o seu valor numérico para x= 3. 3x 2x

21 7- Mario, Sandra e Jô foram a uma sorveteria e compraram três sorvete s. Se cada sorvete custa x reais, determine: A expressão algébrica que representa quantos eles gastaram. Se cada sorvete custa 6 reais, qual o valor que os amigos vão pagar pelos 3 sorvetes?

22 Uma pizza foi dividida em 8 partes iguais. Conforme a figura abaixo:
H G Tendo como referência a figura da pizza, responda as questões de 8 até 12

23 8) Qual é o valor de cada ângulo formado pela corte dos pedaços da pizza?
a) ( ) 35º b) ( ) 45º c) ( ) 40º d) ( ) 50º 9) Quantos seguimentos de reta foram formados na divisão da pizza? a) ( ) 5 b) ( ) 7 c) ( ) 6 d) ( ) 8 10) Quantos graus tem o ângulo formado por AÔD? a) ( ) 120º b) ( ) 135º c) ( ) 125º d) ( ) 140º 11) Qual ângulo tem 135º? a) ( ) AÔC b) ( ) EÔG c) ( ) CÔG d) ( ) BÔE 12) Os ângulos formados na divisão da pizza, são: a) ( ) Agudos b) ( ) Obtusos c) ( ) Retos d) ( ) Rasos


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