A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Integrantes: Mariana Aparecida Bergamo de Oliveira R.A

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Integrantes: Mariana Aparecida Bergamo de Oliveira R.A"— Transcrição da apresentação:

1 Integrantes: Mariana Aparecida Bergamo de Oliveira R.A 844708-0
Misleide de Almeida R.A

2 DERMATITE HERPETIFORME

3 O que é a Doença É uma doença rara, auto-imune, crônica;
Caracterizada por lesões na pele: Eritematosa Pápulas Vesículas Geralmente, as pequenas bolhas surgem, nos cotovelos, joelhos, nádegas, região lombar e na parte posterior da cabeça.

4

5 Acometimento Afeta mais homens do que mulheres;
A idade de início é geralmente entre 30 e 40 anos de idade, embora seja conhecida por se desenvolver em qualquer idade após o desmame; É relativamente rara, sua prevalência varia entre 10 e 39 casos por habitantes, em populações de raça caucasiana; Ela raramente afeta os indivíduos negros ou asiáticos; É comum o acometimento de pacientes com doença celíaca.

6 Imunologia Há a formação de anticorpos contra uma proteína que é encontrada no glúten do trigo, que é chamada Gliadina; Indivíduos com DH, desenvolvem imunoglobulinas do tipo IgA e IgG contra a gliadina e reticulina (componentes das fibrilas de ancoragem que fixam a membrana basal epidérmica à derme superficial); Os indivíduos com certos tipos de histocompatibilidade estão predispostos a ter DH; Estes indivíduos desenvolvem imunoglobulinas IgA a componentes do glúten, estes complexos imunes apresentam reação cruzada com as papilas dérmicas da pele, resultando na doença

7 Sinais e Sintomas A maior parte dos pacientes com de DH possui uma alteração no intestino indicando uma destruição pelo sistema imune, igual a que ocorre na pele. A alteração intestinal acontece, quando os pacientes fazem uma dieta rica em glúten; Prurido, sensação de queimação e coceira geralmente podem ser intensos. Apresenta-se com lesões papulovesiculosas que, quando se agrupam, formam aspecto herpetiforme. Aparecimento de lesões avermelhadas, discretamente elevadas, com pequenas bolhas eritematosas e erosadas freqüentemente agrupadas.

8 Sinais e Sintomas

9 diagnóstico Clínico As lesões clínicas consistem em bolhas eritematosas intactas e erosadas agrupadas; O diagnóstico é difícil, pelo fato da DH possuir algumas características semelhantes as doenças bolhosas; É necessário a consulta com um dermatologista, que irá encaminhar para exames laboratoriais; Para que haja certeza no diagnóstico clínico é imprescindível o resultado do diagnóstico laboratorial.

10 Caso Clínico Senhor de 46 anos procurou o ambulatório com queixa de lesões no dorso em queimação com aparecimento de bolhas endurecidas há uma semana, que logo espalharam-se por todo o dorso. Está em acompanhamento de doença celíaca, com dieta livre de glúten.

11 Caso Clínico Trata-se de um caso de dermatite herpetiforme, com a característica de queimação

12

13 Diagnóstico Laboratorial
Uma biópsia da pele para histopatologia e imunofluorescência é aconselhada.É retirado um pequeno pedaço de pele que é enviada para análise. A amostra inclui uma bolha ou pápula, e algum tecido normal circundante; Através da imunofloresncência direta, a DH mostra depósitos de IgA seletivamente localizados no topo da derme papilar onde eles são depositados nas fibrilas de ancoragem; Embora IgA possa ser encontrado também em outras doenças de pele, há um tipo particular no IgA-imunofluorescência na DH; Testes sorológicos (IFI, Elisa) para auto-anticorpos, a fim de monitorar a resposta terapêutica e a aceitação da dieta isenta de glúten.

14 Tratamento Deve-se manter uma dieta sem glúten para o resto da vida;
O medicamento DAPSONA melhora as erupções na DH rapidamente e pode ser usado por um longo período;

15 CONCLUSÃO Muitos pacientes que seguem uma dieta sem glúten conseguem períodos prolongados de inatividade da doença. O mesmo ocorre com aqueles em uso de Dapsona.Com a interrupção da medicação ou o retorno a uma dieta normal, a doença retorna. Este retorno é imprevisível, pode não ocorrer logo após a suspensão do tratamento, por isso a DH é uma doença crônica, não há uma cura conhecida. É de associação com a doença celíaca (por sensibilidade ao glúten).

16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Retirado do site da Associação de Celíacos da Austrália, disponível em < herpetiformis.htm>. Acesso em 03/11/2009. Dermatite Herpetiforme, disponível em >. Acesso em 03/11/2009. Retirado do site da Associação Brasileira de Dermatologia, disponível em < =100956>. Acesso em 03/11/2009. Robbins e Cotran, Bases patológicas das doenças, 7.ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, /11/2009-págs a 1320.

17 OBRIGADO


Carregar ppt "Integrantes: Mariana Aparecida Bergamo de Oliveira R.A"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google