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Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade

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Apresentação em tema: "Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade"— Transcrição da apresentação:

1 Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade Sumário da Sessão 3. Apresentação /discussão dos projectos de articulação; A Linguagem Oral: parâmetros de desenvolvimento; Consciência Fonológica – Exercícios;

2 Projectos de Articulação
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Projectos de Articulação Aspectos Positivos Criadas oportunidades de trabalho em parceria; Partilha de conhecimentos; Materiais produzidos; Projectos simples, mas adequados a ambas as realidades; Actividades desde a oralidade à leitura e escrita. Aspectos a Melhorar Poucos registos escritos a partir das actividades implementadas Oralidade programada

3 Desenvolvimento da Linguagem Oral
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Desenvolvimento da Linguagem Oral Desenvolvimento vs. Aprendizagem o Homem está geneticamente programado para desenvolver a linguagem (desde que a ela exposta); é possível identificar uma linha sequencial de crescimento e identificar períodos cruciais de desenvolvimento; falamos em aquisição da linguagem sem necessidade de mecanismos formais de ensino. processo pelo qual se instalam modificações no desempenho oral; implica a consciencialização do conhecimento adquirido; intencionalidade (explicitação e análise) de quem ensina; o conhecimento é maior consciencialização na apreensão do conhecimento. linguagem vs comunicação = a linguagem não se esgota na comunicação e a comunicação não é apenas o uso da linguagem!!! comunicação = troca de informação; a comunicação verbal é apenas uma forma de comunicar, existem outras linguagem (sistema linguístico, em oposição ao informático, p.e.) = comunicar e pensar

4 a Linguagem é um meio de conhecer, organizar e controlar a realidade;
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Pressupostos a Linguagem é um meio de conhecer, organizar e controlar a realidade; permite interagir com o mundo, pensar e organizar-se; adquire-se e desenvolve-se através do seu uso, em contexto (conhecer as estruturas da língua e regras de uso); o papel da escola é ensinar os alunos a saber ouvir e saber expressar-se (falar eficientemente e ouvir eficazmente) deverá ser um objectivo primordial da escola permitir e encorajar a usar a língua eficazmente quando fala, ouve falar, escreve e lê (Sim-Sim, 1998)

5 acesso à informação linguística registada permanentemente na memória
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Compreensão do oral Competência responsável pela atribuição de significado a cadeias fónicas produzidas de acordo com a gramática de uma língua Conceito envolve implica recepção decifração acesso à informação linguística registada permanentemente na memória Pressupõe: - prestar atenção ao que é dito; seguir a mensagem do interlocutor; identificar com clareza o essencial; determinar o acessório quanto maior for o conhecimento do léxico usado, maior a compreensão do ouvinte.

6 Expressar-se eficazmente pressupõe:
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Expressão oral Conceito capacidade de produzir cadeias fónicas dotadas de significado e conformes à gramática da língua envolve planeamento execução articulatória formatação linguística do enunciado Expressar-se eficazmente pressupõe: ser capaz de transmitir eficazmente qualquer informação; ser capaz de adaptar a informação a contextos diversificados; a criança não se deve limitar a expressar opiniões; a oralidade deve também ser usada como meio de explorar o conhecimento, a curiosidade e a criatividade.

7 Processo do Conhecimento Linguístico
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Processo do Conhecimento Linguístico A aprendizagem depende do desenvolvimento linguístico cujo processo se desenvolve simultaneamente nas várias componentes: modelos correctos de português padrão oportunidades de comunicação ambiente linguístico rico e diversificado desafios estimulantes As crianças adquirem uma língua e simultaneamente desenvolve competências comunicativas.

8 Desenvolvimento Fonológico
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade processo gradual de aquisição dos sons da fala: discriminação e articulação. Desenvolvimento Fonológico processo de apreensão do conhecimento do significado a palavras, das frases e do discurso; prolonga-se por toda a vida. Desenvolvimento Semântico conhecimento das regras de organização das palavras em frases e textos; é aprendido pela criança durante toda a infância Desenvolvimento Morfo-sintáctico conhecimento das regras da comunicação; é a apropriação das regras conversacionais. Desenvolvimento Pragmático

9 Desenvolvimento da Consciência Fonológica
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Desenvolvimento da Consciência Fonológica “ (...) capacidade para analisar e manipular segmentos sonoros de tamanhos diferenciados, como sílabas, unidades intrassilábicas e fonemas (...)” (Sim-Sim, 2008) O que é? “A consciência de que as palavras contêm sílabas e fonemas é a base da passagem das actividades linguísticas de carácter primário, falar e ouvir falar, para actividades secundárias, como é o caso da leitura e da escrita.” (Sim-Sim, 1998) Qual a sua importância? unidades intrassilábicas – sons ou grupos de sons dentro das palavras (br.u.t.o) fonemas – unidade sonora mais pequena e que permite diferenciar uma palavra de outra 1. tarefas de contagem, classificação, segmentação, reconstrução (ou síntese) e de manipulação; 2. trabalho efectuado a nível da oralidade (para graus avançados, poderá estar apoiada, ou não, em tarefas de leitura e escrita) Implica...

10 Níveis de Consciência Fonológica
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Níveis de Consciência Fonológica A criança começa por ser capaz de identificar e isolar palavras (noção de fronteira de palavra), depois sílabas e finalmente fonemas. A Consciência Fonémica (aptidão para identificar e manipular unidades mínimas da língua) é difícil e requer muita prática . A segmentação e identificação de fonemas só resulta quando acompanhado com o ensino da escrita e leitura. 1. contagem (p.e. sílabas); 2. classificação (p.e. identificar palavras com sons iguais); 3. segmentação (dividir em palavras ou em sílabas); 4. reconstrução (de palavras ou frases a partir de sílabas ou palavras); 5. manipulação (omissão ou troca de sílabas e fonemas) Qual o melhor método de Ensino da Leitura e Escrita? Método Global permite a identificação rápida e eficaz de grande número de palavras, o que aumenta a fluência Método Fonético facilita o controlo do segmento mínimo de som (fonemas)

11 Na Prática... No pré escolar No 1º ciclo
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Na Prática... prática de rimas e aliterações (lengalengas, trava-línguas); recitação de poesias; audição de histórias em verso; segmentação de frases em palavras e de palavras em sílabas; identificação e manipulação em sílabas (por isolamento, omissão e acrescentamento); soletração silábica. No pré escolar além dos outros segmentação fonémica No 1º ciclo

12 Desenvolvimento da Consciência de Palavra
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Desenvolvimento da Consciência de Palavra noção de fronteira de palavra; contagem de palavras numa frase. Exercício: Em busca da palavra (de brochura “O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica”) Descrição das Actividades: - mostrar uma imagem ao grupo/turma com uma actividade (menina a beber água); junto à imagem coloca 4 rectângulos em branco (respeitando a orientação da escrita); pedir ao alunos para explicar o que vêem em quatro palavras; à medida que os alunos explicam o professor vai apontando para os rectângulos; pedir para aumentar/diminuir a frase, acrescentando/retirando rectângulos.

13 Desenvolvimento da Consciência Silábica
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Desenvolvimento da Consciência Silábica rimas; contagem de sílabas; identificar palavras com “sons” iguais; segmentação/reconstrução; manipulação (por ex.: omissão de sílabas. Exercício: Vamos medir palavras... (de brochura “O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica”, adapatado) Descrição das Actividades: - a partir da lengalenga do caracol, pedir aos alunos para desenhar o caracol e o sol; fazer a divisão silábica das palavras, colocando círculos brancos junto às imagens (tantos quantas sílabas de ambas as palavras); conversar com os alunos: coisas pequenas podem ter nomes grandes, coisas grandes podem ter nomes pequenos; descobrir mais pares de palavras onde isso acontece.

14 Desenvolvimento da Consciência Silábica
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Desenvolvimento da Consciência Silábica Exercício: Jogo do Relógio (de brochura “Linguagem e Comunicação no JI”, adapatado) Descrição das Actividades: é colocado um relógio com 6 ou mais imagens; as imagens podem ser emparelhadas, pela sílaba inicial; é pedido às crianças que coloquem os ponteiros do relógio de forma correcta, identificando pares de palavras.

15 Desenvolvimento da Consciência Silábica
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Desenvolvimento da Consciência Silábica Exercício: Vamos esconder sílabas ... (de brochura “O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica”, adapatado) Descrição das Actividades: o professor/educador exemplifica com dissílabos (como fica “pato” sem a última sílaba? e mesa?) as crianças formam pares e repetem o exercício com outras palavras (podem estar acompanhadas de cartões com imagens, para que seja mais fácil); devem começar com a última sílaba e depois passar à primeira; podem completar o exercício com ficha de trabalho (nomeiam a imagem e fazem a divisão silábica apontando o respectivo círculo) riscam, cortam, pintam a que foi suprimida.

16 Desenvolvimento Fonémico
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Desenvolvimento Fonémico segmentação/reconstrução; manipulação (troca de letras/sons). Exercício: Palavras peguiçosas (de brochura “O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica”, adapatado) Descrição das Actividades: os alunos estão organizados em 4 equipas; de dentro de um saco o professor tira um cartão com uma imagem e diz para a turma o que representa (convém ser dissílabos de estrutura CVCV); a equipa A repete apenas o primeiro som, a equipa B repete o segundo, a equipa C o terceiro e a quarta o último som; cada grupo recebe um triângulo cada vez que acertar no som; ganha quem arrecadar mais triângulos.

17 Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade
Trabalho Autónomo Planificar actividades que promovam o desenvolvimento da Consciência Fonológica e/ou Consciência Fonémica. Construir ou adaptar materiais

18 Bibliografia e Webgrafia
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Bibliografia e Webgrafia SIM-SIM, I., SILVA, A. & NUNES, C. (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim de Infância. Lisboa: ME-DGIDC SIM-SIM, I. (1998). Desenvolvimento da Linguagem. Lisboa: Universidade Aberta VIANA, L. (2006). As rimas e Consciência Fonológica. material não editado FREITAS, Mª João. (2007). O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: ME-DGIDC AZEVEDO, F.& SARDINHA, M. (2009). Modelos e Práticas em Literacia. Lisboa: Lidel

19 Resultados Esperados (1º e 2º anos)
Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Metas na Ed. Pré Escolar Resultados Esperados (1º e 2º anos) - faz perguntas e responde, demonstrando que compreendeu a informação ouvida; questiona para obter informação sobre algo que lhe interessa; relata e recria experiências e papeis; descreve acontecimentos, narra histórias com sequência apropriada, incluindo as principais personagens; reconta narrativas ouvidas ler; descreve pessoas, objectos e acções; partilha informação oralmente através de frases coerentes; inicia o diálogo, introduz e muda o tópico; alarga o capital lexical, explorando o som e o significado de novas palavras; usa nos diálogos palavras que aprendeu recentemente; recita poemas, rimas e canções. C.O. Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e para cumprir ordens e pedidos; Prestar atenção a breves discursos sobre assuntos que lhe são familiares, retendo o essencial da mensagem; Compreender o essencial de histórias contadas, de poemas e de textos da tradição oral. E.O. Falar de forma clara e audível; Esperar a sua vez, saber pedir a palavra; Formular pedidos e perguntas tendo em conta a situação e o interlocutor; Narrar situações vividas e imaginadas.


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