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Flávia Guerra Pinto Coelho Völker

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Apresentação em tema: "Flávia Guerra Pinto Coelho Völker"— Transcrição da apresentação:

1 Flávia Guerra Pinto Coelho Völker
Texto e Textualidade Flávia Guerra Pinto Coelho Völker

2 Noção de Texto É a unidade comunicativa básica, pois o que dizemos uns aos outros não são palavras ou frases isoladas. É uma unidade de linguagem em uso, com função num determinado jogo de atuação sociocomunicativa: intenções do produtor, jogo de imagens mentais dos interlocutores. É lugar de interação entre os envolvidos no processo de comunicação.

3 É uma atividade complexa de produção de sentidos que se realiza com base:
nos elementos linguísticos presentes na superfície do texto; na sua forma de organização; na mobilização de um conjunto de saberes e na sua reconstrução no interior do evento comunicativo.

4 Peças desse jogo interativo:
o produtor, que pretende viabilizar seu projeto e recorre a uma série de estratégias de produção textual, de modo a fornecer pistas para a construção dos possíveis sentidos; o texto em si, organizado com base nas escolhas feitas pelo produtor para estabelecer limites quanto às leituras possíveis; o receptor que, com base nas pistas fornecidas, no contexto e nos próprios saberes, procede à construção dos sentidos.

5

6 Textualização Autor Texto Leitor Produto e Processo Configuração linguística Situação comunicativa Co-textualidade Contextualidade (Conhecimentos linguísticos) (Conhecimentos de mundo) Critérios Critérios Coesão coerência aceitabilidade intertextualidade informatividade intencionalidade situacionalidade Fonte: Luiz Antônio Marcuschi (2006:96)

7 Intencionalidade: diz respeito à intenção do produtor ao produzir um texto que cumpra a função sociocomunicativa que motivou sua criação.

8 Aceitabilidade: diz respeito à predisposição do receptor de colaborar no processo de produção de sentido.

9 Informatividade: diz respeito à medida na qual as ocorrências em um texto são esperadas ou não, conhecidas ou não, no plano conceitual ou formal (repetição e introdução de ideias), e à suficiência de dados necessários à compreensão (conhecimento de mundo do receptor, interesse pelas informações contidas no texto).

10 Situacionalidade: diz respeito à adequação do texto à situação comunicativa, pois esta é decisiva para o estabelecimento da textualidade.

11 Intertextualidade: diz respeito aos fatores que fazem tanto a produção quanto a recepção de um texto dependentes do conhecimento que os interlocutores têm de um outro texto.


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